Doenças Remedios Para Sintomas

Fique de olho nos níves de colesterol – Conheça os níveis adequados!

tipos-de-colesterolO colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo. Trata-se de um tipo de gordura (lipídio) essencial para o nosso organismo. Ele está presente no cérebro, nos nervos, nos músculos, na pele, no fígado, nos intestinos e no coração. Existem dois tipos de colesterol: bom e ruim.

TIPOS DE COLESTEROL

O colesterol é transportado pelas proteínas e a esta combinação damos o nome de lipoproteínas. Assim são colesterol-tiposformados o colesterol bom e o colesterol ruim. Muitas são as funções do colesterol como a manutenção do funcionamento celular, a absorção de vitaminas lipossolúveis e a produção de alguns hormônios.  Da totalidade de colesterol, aproximadamente 70% é produzido no próprio organismo e 30% é produto da nossa alimentação.

Como já dissemos, existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O HDL é conhecido como o “colesterol bom”.  O HDL ou lipoproteína de alta densidade é responsável pelo transporte de gordura do ateroma dentro das artérias para o fígado que é responsável por eliminá-la.  Em resumo: o HDL faz bem ao coração por retirar a gordura das artérias.

O LDL, o famoso “colesterol ruim”, ou lipoproteína de baixa densidade, transporta o colesterol das células que mais produzem do que usam para as células que mais necessitam. A relação entre o alto índice de LDL e a existência de doenças cardiovasculares o torna considerado ruim. O aumento dos níveis de colesterol na corrente sanguínea é uma complicação silenciosa que não apresenta sintomas. Muitas vezes o problema é descoberto através de exame de sangue ou quando se apresenta na forma mais grave como a ocorrência de ataque cardíaco.

NÍVEIS DE COLESTEROL

 O conhecimento popular já nos diz que é melhor prevenir do que remediar. Por isso, é importante estar em dia com os exames médico. Procure regularmente seu médico ainda que não apresente quaisquer sintomas. Faça exames para controlar os níveis de colesterol.

Estes exames indicam os valores que definem se os níveis de colesterol do seu corpo estão normais. Embora os números possam variar dependendo do laboratório escolhido, sempre podemos ter uma noção de como estão separados. Além disto, seu médico irá orientá-lo quanto aos resultados. De qualquer forma, apresentamos, a seguir, algumas informações sobre estes valores:

Para adultos saudáveis são recomendados os seguintes níveis de colesterol:

  • Colesterol total de até 200 mg/dL;
  • Colesterol HDL acima de 40 mg/dL e mulheres acima de 50 mg/dL

Valores para que tem mais de dois fatores de risco. Exemplo: obesidade, hipertensão, tabagismo, predisposição genética entre outros:

níveis-adequados-de-colesterol

  • Colesterol total de até 200 mg/dL
  • LDL menor que 130 mg/dL
  • HDL acima de 45 mg/dL

Valores para portadores de diabetes ou doenças coronárias:

  • Colesterol total de até 200 mg/dL
  • LDL menor que 100 mg/dL
  • HDL acima de 45 mg/dL e mulheres acima de 50 mg/dL

Para finalizar, vale a lembrança que tratará sua saúde: pratique exercícios físicos, beba bastante líquido e mantenha uma dieta equilibrada. Isso ajudará a controlar os valores adequados de colesterol além de provocar inúmeros outros benefícios.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.