Doenças

Formas de controlar a ansiedade, sem remédios

A Ansiedade traz sentimentos de medo, angustia e insegurança, para os quais não existe uma causa definida. A pessoa ansiosa, em muitos dos casos, são pessoas com indícios de depressão, contudo, essa pessoa sente-se incapaz de solucionar problemas, e tendem a querer que as coisas aconteçam de maneira muito rápida. A ansiedade generalizada, faz com que a pessoa não consiga resolver problemas muito simples.

doença-da-modernidade

Saber que remédios tomar para ansiedade, é um conhecimento que só é recomendado através de uma consulta médica, contudo, os ansiolíticos são os mais recomendados. Você se interessa por esse assunto? Então não deixe de ler este artigo, que foi elaborado unicamente para te ensinar algumas formas de controlar a ansiedade, sem fazer o uso de medicamentos.

Busque ajuda! Faça terapia!

controlar-a-ansiedadeComo não há um motivo específico para ser considerado causa da ansiedade, a ajuda de um profissional será bastante valiosa para identificar as causas que podem ser desde genéticas até por conflitos internos.

A terapia para curar a ansiedade, deve ser feita por um profissional da sua confiança. Aquele que te passa segurança e te deixe bastante relaxado para falar das situações sem nenhum constrangimento.

Trabalhando o seu autoconhecimento, a terapias para tratar pessoas ansiosas, baseiam-se na ideia de que quanto mais você se conhecer, melhores são as chances de você conseguir uma recuperação mais rápida.

Em algum momento da vida, qualquer um de nós passamos por momentos de ansiedade, seja pela espera de alguém, ou alguma notícia, por um trabalho, ou mesmo pela preocupação por algo que está ainda para acontecer. Algumas pessoas lidam com a espera de forma tranquila e moderada, deixando para se preocuparem quando estiver muito próximo do acontecimento. Já outras sofrem com longa antecedência, ou criam uma grande expectativa a longo prazo.

Veja exemplo de fatores que causam ansiedade:

  • sinais-de-ansiedadeA espera por um resultado (seja de provas, exames médicos para confirmações de gravidez ou doenças mais graves)
  • Momentos antes de se apresentar em público.
  • Antes de entrevistas de emprego
  • A preparação para acontecimentos importantes como casamento, formatura.
  • A espera do resultado da prova, principalmente em finais de semestres
  • A espera por alguém que não dá notícias

Muitos são os motivos para que fiquemos tão agitados, contudo, você deve sempre estar atento, se esta ansiedade, já não está na hora de ser tratada. Essa é a finalidade da terapia.

Exercitar é um ótimo remédio!

A prática de atividades físicas é uma forma natural de combatera a ansiedade que nos rodeia. Além de fazer bem para o corpo, praticar exercícios físicos, é uma ótima forma de relaxar e tranquilizar a mente. Leves caminhadas, ou exercícios que faz com determinação e vontade, podem ser feitas três vezes por semana, garantindo ser um remédio natural para curar a ansiedade.

exercícios-físicos

Ao fazer atividades, o corpo trabalha liberando as toxinas e produzindo o hormônio da felicidade (Seratonina). A dica para quem quer se curar da ansiedade sem o uso de remédios, é optar por exercícios dinâmicos, que te deixem a vontade e tirem de foco, as preocupações.

  • Faça pelo menos 150 minutos semanais de atividades físicas. Todas as atividades são excelentes, mas as feitas ao ar livre proporcionam o bem-estar mais rápido.
  • Não se esqueça de tomar água. A hidratação do corpo é muito importante para dar segmento aos exercícios.
  • Ouça música que te deixe relaxado.
  • Leia um bom livro, ou veja um filme.
  • Descanse

Outros tratamentos para pessoas ansiosas

Existem tratamentos alternativos que te ajudam a viver menos ansioso(a). Esses tratamentos possuem um custo benefício melhor que muitas terapias, são tratamentos isentos de efeitos colaterais e sem a inserção de medicamentos. A melhor parte é que os tratamentos alternativos, são tão eficazes que te proporcionam calma, tranquilidade e serenidade para enfrentar quaisquer sitauações.

Acupuntura

Técnica chinesa, utilizada para uma infinidade de tratamentes, a acupuntura é um tratamento que garante a solução para quem sofre com a ansiedade. É claro que o número de sessões, e resultado do tratamento, varia de pessoa para pessoa, podendo algumas, perceberem os sintomas, já nas primeiras sessões, e outras, sequer, vêm o resultado. Utiliza-se nessa forma de tratamento, agulhas esterilizadas, que são aplicadas em pontos estratégicos do corpo. Ela promove:

acupuntura

  • Relaxamento
  • Tranquilidade
  • O alívio de dores de diversos tipos e causas
  • O tratamento de mais um problema, em uma única seção.

Yoga

yoga

trabalhar o corpo em conjunto com a mente é a função da yoga, que trabalha ideologias, respiração e postura em uma única sessão. Todos os movimentos estão relacionados ao autocontrole mental e emocional.

Para tratar a ansiedade, a yoga trabalha o equilíbrio, promove o relaxamento, a flexibilidade e o controle do estresse. Durante esse tipo de terapia, você é submetido a prática de atividades que exigem auto controle e associação de corpo e mente trabalahando juntos. Não há espaço para ansiedade nesse tratamento que é extremamente eficaz.

Pilates

pilates

O Pilates trabalha no aperfeiçoamento da respiração para melhor desempenho dos movimentos do corpo. Exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas, por trabalhar a respiração de forma que essa pessoa aprenda a expirar, sentindo o seu diafragma e percebendo onde está contida a ansiedade. A pessoa que passa muito tempo de sua vida com períodos de ansiedade, interrompe a respiração bloqueando o músculo do diafragma. Isso explica a importancia de trabalhar a respiração.

Com a prática, a pessoa começa a perceber mais os seus sentidos e passa a ter domínio do seu autocontrole. A doença da “modernidade” como também é conhecida a ansiedade, pode ser tratada com o Pilates que proporciona um bom estado de relaxamento.

E mais…

Existem alguns sinais que são caraterísticos de uma pessoas ansiosa:

  • Pessoas que roem as unhas;
  • movimentam com frequencia as pernas enquanto está sentado;
  • andam de um lado para o outro sem motivo
  • nervosas
  • agitadas

relaxamento-do-corpoAnsiedade é coisa séria e não pode ser deixada de lado. A pessoa que apresenta os sinais acima do normal, devem buscar ajuda médica. Cuidar do estado psíquico é importante para evitar problemas e frustrações inoportunas.

Para combater o mal da ansiedade, é preciso buscar melhor qualidade de vida. Alimentar-se bem, ter tempo para curtir as belezas naturais, respirar ar puro, descansar e buscar nunca sofrer por antecipação.

Busque o equilíbrio sempre! Se para isso for nescessário, marque sessões de massagens terapeuticas que funcionam muito bem para trazer a calma, tranquilidade e bem-estar.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.