Doenças

Gastrite – o que é? Sintomas e tratamentos

tudo-sobre-gastriteDoença que acontece no revestimento do estômago, causando erosões e inflamações. Esta é a definição para a conhecida popularmente como gastrite. Quando a parede estomacal, é afetada pelas consequências desta doença, e se encontra com inflamações, a produção de ácidos e enzimas responsáveis pela digestão alimentar, se tornam reduzidas, fazendo com que surjam alguns sintomas desagradáveis ao indivíduo.

Para quem sofre com a gastrite, é comum, a busca por soluções rápidas para aliviar os sintomas de problemas gástricos, porém, existem com fácil acesso, medicamentos que aliviam os sintomas, mas não sanam o problema definitivamente.

Curar a gastrite ou azia, contudo, deve ser o que você busca, não é mesmo? Então vamos lá! Antes de apresentar os tratamentos, é importante conhecer um pouco mais sobre a doença e os sintomas dela.

Ao sentir algum mal-estar ou desconforto estomacal, deve-se avaliar, se estes sintomas não estão relacionados à fatores, que levam a eles momentaneamente. Alimentação pesada em excesso, o consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar, são alguns dos fatores que podem desencadear esses desconfortos.

Tipos de gastrite

  • tipos-de-gastriteGastrite Aguda – Esse é o tipo rápido, que dura pouco tempo e exige menor tempo de tratamento;
  • Gastrite Crônica – Neste caso, o paciente pode sofrer com os sintomas por longo tempo, que pode passar de ano. Dá-se a importância de procurar ajuda médica e fazer o uso correto dos medicamentos para curar a doença. O fato de ser denominada como crônica, não quer dizer para esta doença, que a mesma é incurável.
  • Gastrite Erosiva – Por causar lesões superficiais na parede do estômago, não tratadas, podem agravar, causando erosões mais graves conhecidas como úlceras.
  • Gastrite nervosa – Diferente dos demais tipos, a gastrite nervosa é a mais difícil de ser identificada, porque nem sempre aparecem as inflamações que deveriam ser vistas através da endoscopia. Esse tipo, causa no paciente, dores fortes na boca do estômago e desconforto abdominal. Não é exclusividade de pessoas que passam por níveis de grande estresse diário, pois apesar de o fator emocional ser o mais relevante, a gastrite nervosa pode também originar de hábitos negativos, realizados durantes anos passados. Tabagismo, alcoolismo, excesso de peso, frituras são exemplos.

Todos os tipos de gastrite, podem ter como origem efeitos colaterais de algum medicamento. O uso de anti-inflamatórios, por exemplo, é uma causa comum de dores estomacais. Esse é um dos mais sérios motivos, pelos quais um paciente não deve se automedicar.

Principais sintomas da Gastrite

Alem dos desconfortos estomacais, outros sintomas caracterizam a doença. Esses mesmos sintomas podem variar de acordo com o tipo e gravidade da doença, e em algumas pessoas, os sintomas são moderados, a ponto de passarem despercebidos.

Se você quer saber se tem gastrite, confira essa sequência de sintomas e veja, se algum deles se encaixa no seu caso:

  • dores-abdominaisQueimação no estômago (Azia)
  • Má digestão
  • Dores na parte superior do abdómen
  • Náuseas e vômito em alguns casos
  • Fezes mais escuras
  • Sangue nas fezes (estágio mais grave da doença)

 Tratamento para gastrite

Se você está com algum dos sintomas acima, faça uma consulta e relate ao seu médico, ele se incumbirá de pedir alguns exames, e passar os medicamentos correto para o seu tratamento, fazendo o uso dos medicamentos nos horários e quantidades prescritas,  você não terá problemas em curar rápido, a gastrite.

Normalmente, o tratamento consiste em balancear os ácidos do estômago. Alguns antiácidos são indicados, mas os medicamentos mais conhecidos são:

  • tratamento-para-gastriteOmeprazol
  • Pantoprazol
  • Ezomeprazol
  • Iansoprazol

Esses medicamentos normalmente são tomados em jejum, preparando e protegendo o estomago, mas existem os que devem ser ingeridos antes e após as refeições. Verifique junto ao seu médico, qual é o melhor tratamento para você.

Mais tratamentos

Doenças do estômago, como gastrite, algumas vezes estão relacionadas ao que comemos. Por esse motivo, a alimentação balanceada, é o primeiro tratamento a ser feito.

A mudança no hábito alimentar, vai ajudar no progresso e evolução do tratamento do problema gástrico. Outros hábitos como evitar o consumo do álcool e do cigarro são também importantes.

Alguns alimentos são benéficos à mucosa estomacal, e podem deixar uma sensação mais agradável. Alimentos como o arroz e a batata, são recomendados para se comer bem cozidos e preferencialmente com pouca quantidade de sal.

O preparo de legumes, deve ser preferencialmente feitos no vapor, evitando o acréscimo de gorduras. Cozinhá-los na água pura é também uma opção, mas o vapor, evita a perda de nutrientes desses alimentos.

O consumo de frutas é bem aceito, dando preferência a frutas que saciam mais como manga, banana e mamão, e evitando as frutas ácidas como limão e abacaxi.

Outros métodos eficazes agilizam o resultado do tratamento…

  • antiacido-para-gatriteRegra que funciona bem, auxiliando na evolução do tratamento, é alimentar-se mais vezes ao dia, em menores porções. Alimentar-se da maneira correta, contribui na melhoria de doenças e ainda contribui para o emagrecimento saudável.
  • Evite líquidos durante as refeições, o ideal, é não tomar líquidos uma hora antes de comer. Após a alimentação, esperar pelo menos duas horas para tomar.
  • Evite tudo que pode deixá-lo com a sensação de estomago cheio Essa sensação significa, que o estomago está sobrecarregado, e sobretudo que a digestão está dificultada.
  • O uso de anti ácidos;
  • Água de coco e chás claros são ideais para a hidratação, contudo, pessoas que sofrem de gastrite, devem evitar refrigerantes e café.

 

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.