Dicas de Beleza

Gengiva – Os principais cuidados para a beleza e a saúde bucal

sorriso-saudávelSabemos da grande importância de manter uma boca saudável, não é apenas por questões de higiene, mas por questões de saúde. Saúde bucal e geral.

Sabemos ainda que o cuidado com a boca, com os dentes e a gengiva, influencia diretamente ao funcionamento de alguns órgãos. Não! Não é exagero, uma vez estando com algum problema, que afete a nossa mastigação, a digestão será mais difícil, e eu acredito que você já entende o que eu quero dizer.

Por que prevenir de doenças da gengiva é tão importante

A periodontopatia como é conhecida a prevenção de doenças da gengiva é importante porque previne futuros problemas de saúde e sobretudo a saúde bucal e a beleza de uma boca saudável, proporcionando dentes saudáveis e uma boa mastigação.

dor-de-denteO que é gengivite e quais são as suas causas

A gengivite é o nome dado a inflamação da gengiva. Essa inflamação acontece como resultado do acúmulo de placas bacterianas nos tecidos da gengiva. Conhecidos como tártaros, os cálculos que resultam das placas mineralizadas, juntam-se as placas bacterianas e destroem a fibra da gengiva. Esse fator se agravando, a então chamada gengivite, passa para um estágio maior e se transformará escovas-de-denteem periodontite. Uma vez que é atingida a estrutura óssea, pode haver danos maiores, como o comprometimento dos dentes e claro, a perda óssea.

Quais são os sinais da gengivite:


  • Gengivas descolando do dente
  • Sangramento ao escovar os dentes
  • Mobilidade dos dentes
  • Gengivas inchadas e avermelhadas
  • Mau hálito

Periodontite o que é?

inflamação-na-gengivaA periodontite é a agravação da inflamação gengival. Ela pode causar danos horríveis na boca e resultar em perda óssea. Consequentemente pode resultar na perda do dente. A periodontite é uma doença silenciosa e por esse motivo as vezes passa despercebida. Ela causará bolsas periodontais e provocará mau hálito. Devido a inflamação persistente, haverá acúmulo de pus também.

É importante lembrar que para as duas doenças relacionadas a cima, bem como quaisquer outras doenças bucais a prevenção começa desde criança, e podem ser evitadas se a visita ao dentista estiver em dia.

Principais cuidados para evitar problemas Periodônticos

Conheça alguns cuidados para você não passar por problemas com a sua saúde bucal:

  • escovar-os-dentesHigienização correta da boca – A boa higienização consiste não apenas na escovação dos dentes, mas no uso do fio dental e escovação da língua, gengiva e todas as extremidades da boca.
  • Visita ao dentista – O ideal é que o dentista seja consultado pelo menos a casa 6 meses. Ele poderá fazer uma limpeza mais profunda, a retirada de tártaros e identificar as cáries dentárias, bem como retirar as mesmas.
  • Usar escovas de cerdas macias, e trocá-las a partir de 30 dias de uso. Fazer a escovação no mínimo quatro vezes ao dia, dará a você uma segurança maior de prevenção.
  • fio-dentalO uso de cremes dentais com flúor em sua composição, vai dar a você uma garantia maior de cuidados. Você pode pedir a sugestão do seu dentista sobre que pasta de dente utilizar, já que existem algumas pastas de dentes, indicadas para casos específicos como dentes sensíveis, os cremes antitártaro ou antiplacas.
  • Os enxaguantes bucais podem ser usados diariamente, atuando no combate a bactérias formadoras de cáries, e no combate as placas bacterianas. Existem alguns enxaguantes indicados para tratamentos Periodônticos, mas estes serão prescritos pelo dentista de acordo com o caso.

Para finalizar, umas receitinhas caseiras para amenizar os sintomas da gengivite, mas em todos os casos, não se esqueça que a melhor solução será encontrada por seu dentista.

  • Um pouco de cravo da índia, fervido em duas xícaras de água. Espere esfriar e faça alguns bochechos, depois escove normalmente.
  • Chá de casca de romã. Você faz o bochecho duas vezes ao dia e se sentirá aliviado.
  • Massagear a gengiva com óleo de coco por alguns minutos de depois escovar normalmente.

 

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.