Doenças Remedios Sintomas

Grânulos de Fordyce – O que são e como tratar?

grânulos-de-fordyceVocê em algum momento percebeu pequenas bolhas esbranquiçadas ou amareladas em seus lábios? Estes são os grânulos de Fordyce, glândulas sebáceas que podem aparecer em qualquer idade nos lábios, bochechas e na região genital, contudo, não representa riscos à saúde e tampouco possui alguma relação com o Herpes ou doenças sexualmente transmissíveis.

Devido às alterações hormonais, os grânulos de Fordyce tende a aparecer na fase de adolescência, quando os hormônios estão a todo vapor.

Os grânulos por não apresentarem riscos, não requerem cuidados especiais médicos, mas por motivos estéticos, você pode necessitar alguns cuidados. Para isto, um dermatologista será a melhor indicação se você quiser buscar ajuda de um profissional.

O que causa os Grânulos de Fordyce?

bolinhas-amareladasJá nascemos com as glândulas que formam os grânulos de Fordyce, contudo, eles podem demorar para se tornarem visíveis, e isso varia de pessoa para pessoa, sendo mais provável, o aparecimento, a partir da puberdade.

Pessoas com pele oleosa e do sexo masculino estão mais propícias terem os grânulos mais visíveis.

É contagioso?

Não. Os grândulos de Fordyce não são contagiosos porque não são provocados por bactérias ou vírus de nenhum tipo. O aparecimento é natural e qualquer pessoa pode desenvolver em algum momento da vida, e em partes diferentes do corpo.

Quais são as opções de tratamento?

Como dito, o tratamento dos Grânulos de Fordyce é feito apenas por razões estéticas, mas podenem sempre são 100% eficazes. Conheça os métodos mais utilizados:

  • Micro-Punção – Técnica realizada em uma clínica especializada, com o uso de anestesia local simples e um aparelho para fazer a remoção.
  • Laser de CO2 – Com o raio de luz, o médico vai eliminar os grânulos aparentes com muito cuidado, pois esta é uma técnica que pode deixar cicatrizes.
  • Cremes e pomadas – Esses devem ser usados com orientação de um médico ou dermatologista. São cremes e pomadas à base de Ácido dicloracético e Tretinoína para eliminarem as imperfeições detectadas.

Todas as técnicas citadas, podem ser feitas e usadas em quaisquer parte do corpo, onde se localizam os grânulos de Forsyce. Há ainda métodos naturais utilizados por muitas pessoas, à base de óleos de jojoba e extrato de argan.

Hidratar a pele e mante-la bem limpa é também uma forma de diminuir e evitar que saiam novos pontos, e você não deve espremer. Isso poderá infeccionar a pele e causar problemas maiores ainda.

Principais sintomas

tratar-os-grânulos-de-fordyceNo geral, os Grândulos de Fordyce não são acompanhados de sintomas. As características são apenas pontos amarelados ou esbranquiçados nos lábios, com maior parte nos lábios superiores, na parte interna da bochecha e na gengiva. Eles apenas causam uma certa alteração estética onde aparecem, de acordo com a quantidade.

Para melhor cuidar, você não deve dispensar ajuda de um médico dermatologista. Essa será a escolha mais segura para tratar os grândulos de Fordyce.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.