Dicas de Beleza

Higiene Bucal – 8 Dicas incríveis para prevenir cáries e outros problemas

escovação-corretaPara realizarmos uma boa higiene bucal, existem vários aspectos que devemos considerar e escolher de forma adequada. Algo muito importante, por exemplo, é saber escolher bem, a pasta de dentes, assim como uma boa escova e não esquecer do uso do fio dental. Escolher bem pode fazer a diferença entre uma boa  e uma má saúde dental. É fato que as visitas ao dentista são muito importantes para corrigir e prevenir os problemas orais, mas a maioria do trabalho é feito em casa através de bons hábitos de higiene.

higienizar-a-línguaDicas para Uma Melhor Higiene Bucal

Muitas vezes, não há informação suficiente para manter uma adequada higiene bucal, ainda que seja um assunto bastante comum, pouco se fala nesse assunto… Alguns conselhos e dicas que podemos colocar em prática para fazer uma adequada saúde e higiene bucal e ter uma dentição saudável e bonita. Por isso hoje, você vai conhecer algumas dessas dicas para manter uma saúde bucal adequada e ter um sorriso de dar inveja. São muito simples e fáceis de colocar em prática, além de serem muito eficientes para manter uma boca saudável.

Escolher uma escova de dentes adequada

escovas-de-denteHá muitos modelos de escovas de dente no mercado, e escolher o tipo mais adequado de acordo com as nossas necessidades é muito importante. Existem opções de escovas elétricas que, apesar de serem mais caras, são consideradas um bom investimento, já que, a longo prazo, pode ser mais econômico. Elas são excelentes para retirar toda a placa bacteriana dos dentes, devido aos motores elétricos que possuem, isso garante uma melhor escovação do que a forma tradicional que utilizamos para escovar nossos dentes.

Para a maioria, que utiliza a escova de dentes comum, a dica é renovar a escova a cada 3 meses. As escovas de dentes também se desgastam e muitas vezes nem notamos o seu desgaste, uma escova gasta não terá a mesma eficiência que uma escova de dentes nova.

A importância de fazer a limpeza profissional nos períodos certos

Realizar de 1 a 2 limpezas profissionais nos dentes por ano, é o indicado para remover toda a placa bacteriana. Inclui-se também como muito importante as visitas regulares ao dentista a cada 6 meses. É muito importante que façamos uma limpeza dental profissional para evitar as cáries. Além das limpezas é sempre bom conversar com o profissional que te atende nestas consultas, certificar-se de que está tudo bem e que não existe algum problema que deve ser solucionado.

limpeza-profissional-dos-dentesOs chicletes são favoráveis para os dentes quando não são complementados com açúcar e não abusamos de seu consumo. Mastigar as gomas de mascar sem açúcar ajudam a retirar os restos de comida que se acumulam em superfícies difíceis de alcançar com as escovas dentais e, além disso, o xilitol, um adoçante muito utilizado em chicletes sem açúcar reduz as bactérias.

O fio dental é muito usado quando algum resto de comida continua entre os dentes e nos dando a incomoda sensação de que os dentes não estão bem limpos, mas a maioria das vezes não notamos como se vai acumulando a comida entre os dentes, o que resulta em placas bacterianas, cáries e tártaros nos dentes. Por essa razão, o uso regular do fio dental favorece a eliminação das bactérias que possam representar perigo para os nossos dentes.

Outros cuidados importantes de higienização

Massagear as gengivas – As gengivas também devem ser cuidadas. Uma massagem suave estimula a circulação e ajuda a evitar que elas se inflamem. Para fazer essas massagens existem técnicas especiais, e também existem escovas que podem auxiliar no processo.

Use um limpador de língua – Assim como as gengivas, é importante também a higienização da língua. A saúde oral não somente implica saber cuidar de seus dentes, mas também cuidar das gengivas e, claro, da língua. Há escovas que incluem um raspador de língua, mas você também pode usar algum outro especial para esta finalidade. Isso reduz as bactérias, as cáries, e previne o mau hálito.

escovação-incorreta-dos-dentesEscolher uma pasta de dentes adequada – A pasta de dentes é outro ponto muito importante na hora da limpeza bucal, escolher a mais adequada é muito importante, os dentistas recomendam que a pasta de dentes que contenha flúor para fortalecer os dentes, se além de proteger, você passa por problemas como os dentes sensíveis, certifique-se de uma pasta de dente especial para ajudar a combater esse sintomas.

Estas são dicas para melhorar sua saúde bucal, mas é muito importante que se você suspeita de ter algum problema sério, ou tenha sentido algo fora do normal em seus dentes, que visite o seu dentista. Não se esqueça de escovar bem os dentes, após as refeições. Crie hábitos saudáveis e com certeza, você vai notar muitos benefícios para ter um sorriso lindo e saudável.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.