Vitaminas

Incríveis propriedades da banana para a nossa saúde

comer-bananaA banana é uma fruta deliciosa, nutritiva e muito saciante, ideal para comer em determinados momentos do dia, mas é recomendável, que ao invés de comê-la sozinha, você também a associe com outros alimentos. Neste você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta fruta, quais são as suas propriedades, e quando não devemos abusar do seu consumo. E para aqueles que desejam perder alguns quilinhos, eu vou te ensinar também, a forma de você comer a banana sem engordar e ao contrário disso ela te ajudará a perder peso.

A banana nos oferece muita energia, se nós comermos durante o dia, não devemos comê-la à noite, uma vez que nosso organismo não conseguirá queimar e consequentemente isso nos engordará.

Valores nutricionais

valores-nutricionais-da-bananaUma banana de cerca de 100 gramas contém:

  • cerca de 100 calorias,
  • 1 grama de proteína,
  • 25 gramas de hidratos de carbono
  • menos de um grama de gordura.
  • 3 gramas de fibra.

A banana é rica em vitaminas B6 e C, ácido fólico e minerais como o magnésio e o potássio. Apesar de ser uma fruta, seus valores nutricionais fazem com que pertença à categoria de féculas, juntamente com outros alimentos, como a batata, cereais, as farinhas, os amendoins, etc., Este ponto é fundamental na hora de determinar qual é o melhor momento para comer, com que alimentos devemos ou não combinar, etc.

As féculas têm como a característica principal, fornecer energia ao nosso organismo e de ser de digestão lenta, e por este motivo não é recomendável consumi-las durante a noite, já que aí sim que diríamos que engordam. Tudo o que consumimos durante a noite deve ser leve e de fácil digestão. Em contrapartida, as féculas são ótimas pela manhã, já que nos fornecem energia para todo o dia.

banana-maduraHá também dois momentos ideais para consumir bananas, e são precisamente o meio da manhã ou meio da tarde, mesmo quando temos fome, queremos beliscar algo que nos sacie mas que não nos engorda. As bananas podem nos saciar com facilidade, sem ter que consumir açúcares refinados, gorduras ou outros alimentos menos saudáveis. Além disso, são fáceis de transportar, assim podemos levar para o trabalho. Elas são também fáceis de comer.

É recomendável não comer mais de uma banana por dia, precisamente por ter alguns valores nutricionais tão completos.

Consumir bananas habitualmente fornece as seguintes propriedades benéficas ao nosso organismo:

  • bananaReduz os níveis de colesterol
  • Regula os problemas intestinais;
  • Reduz as cãibras musculares;
  • Fornece energia para o nosso organismo rapidamente, por ser uma fruta excelente para crianças e atletas, ou para casos de esgotamento, fadiga crônica e fibromialgia;
  • Regula nosso sistema nervoso e ajuda a aliviar problemas de ansiedade, irritabilidade, etc.
  • Ajuda a tratar naturalmente a anemia;
  • Diminui a hipertensão arterial;
  • Reduz o risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais;
  • Graças às suas propriedades alcalinizantes funciona como um antiácido natural;
  • Reduz as náuseas e vômitos da manhã;
  • Um alimento ideal para quem sofre de úlceras;
  • Ajuda a aliviar as dores pré-menstruais (cólicas);
  • É um bom complemento no tratamento para deixar de fumar;
  • É uma fruta indispensável para as mulheres grávidas, já que reduz as náuseas, regula o intestino, fornece energia sem engordar e contém ácido fólico.

Como comer banana de forma saudável?

A única indicação é que a banana deve estar sempre bem madura, já que ao contrário ela dificulta a digestão. Por outro lado, oferece inúmeras possibilidades culinárias:

banana-no-café-da-manhãDá uma textura cremosa e doce para aos sucos e vitaminas. Isso nos permite poder adicionar outros ingredientes saudáveis, menos saborosos, mas muito benéficos, como um vegetal de folhas verdes, levedura de cerveja, bebidas vegetais, etc.

Uma forma muito original e saudável de fazer um sorvete de banana consiste em descascar bananas bem maduras e congelá-las. Quando já estiverem congelados trituraremos em um liquidificador junto com o iogurte. Depois poderemos comer diretamente ou então congelá-la um pouco mais. Também podemos adicionar o chocolate quente por cima, se quisermos obter uma sobremesa deliciosa e atraente, mas se o assunto é alimento saudável, prefira consumir este sorvete puro, sem adição de açucares. Você pode adoçar com mel natural.

A banana nos auxilia no uso de menos açúcar. Por isso é muito utilizada para fazer doces, compotas, bolos e tortas. Podemos também servi-la assada com canela.

comer-banana-engordaSe amassarmos a banana com um garfo, obteremos uma pasta cremosa que podemos misturar com chocolate, para obter um creme de cacau muito saudável, sem lácteos, farinhas ou açúcar. Deu água na boca? Então é hora de colocar em prática, os seus dotes culinários, e arrasar na criatividade para consumir este alimento, que além de nutritivo, é delicioso!

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