Suplementos

Iogurte grego – Conheça os Benefícios e diferença entre ele e os iogurtes normais

Os primeiros iogurtes surgiram por fermentação espontânea, quando, por acidente, alguma bactéria que se alojou no interior de sacos de pele de cabra que transportava leite fresco. Não há um estudo específico que determine de onde é a origem do iogurte. No entanto, existem teorias que indicam que surgiu na Europa oriental, cerca de 4500 anos atrás.

benefícios-do-iogurte-gregoNa atualidade encontramos uma lista enorme de marcas e variedades de iogurtes no mundo inteiro. Isso acontece, graças à sua contribuição nutricional e a grande importância deste alimento para o nosso organismo.

Entre seus nutrientes, encontramos:

  • Proteínas
  • Lipídios
  • Carboidratos
  • Vitaminas
  • Minerais

Estes permitem uma melhor absorção dos alimentos, porque favorecem o trânsito intestinal.

Mas o que é o iogurte grego?

iogurte-gregoCaracterizado por ter uma cor entre o branco e o creme, com uma textura suave e um peculiar sabor ácido, ou seja, a mistura entre o creme de leite e o queijo cottage. O iogurte grego conta com um elevado conteúdo de proteína que provoca um efeito de saciedade. É o resultado de colocar o iogurte tradicional sob pressão até eliminar todo o conteúdo de umidade. Com isso, se extrai o soro líquido, e, por isso, a consistência é mais espessa e com menos açúcar.

Dentre seus benefícios, o iogurte grego é adequado para pessoas com intolerância à lactose. Ele tem um baixo nível de lactose em comparação de outros produtos lácteos. Qual a razão? O processo de fermentação mantém culturas vivas e ativos que se encarregam de converter a lactose em ácido láctico, que é muito mais fácil de absorver. No entanto, é importante considerar o nível de intolerância à lactose de forma individual, pois há pessoas que, sim, podem sentir efeitos colaterais, mesmo consumindo este tipo de iogurte.

Mais Benefícios desse alimento

Como você pôde perceber, optar por consumir o iogurte grego, é mais interessante, proncipalmente por pessoas que sofrem com a intolerância aos derivados do leite. Contudo, seus benefícios não param por aqui, conheça outros de seus benefícios:

  1. Melhora a digestão – Este iogurte é muito fácil de digerir, porque contém menos hidratos de carbono do que o resto dos iogurtes. Além disso, contém probióticos e bactérias saudáveis que trabalham removendo os resíduos de alimentos que aderem às paredes intestinais.
  2. Fonte de cálcio – Como outros produtos lácteos, o iogurte grego também fornece cálcio para o organismo. Desta forma ele nos ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e outros problemas ósseos, já que reforça os ossos e permite que estes absorvam melhor os nutrientes. Entre tanto, o cálcio regula o sistema nervoso e muscular. Por isso, quando há uma deficiência deste mineral, experimentamos dores ou dormência nos dedos, assim como irregularidades cardíacas.
  3. Perda de peso – Geralmente, o iogurte grego é o iogurte que tem menor teor de gorduras, se comparado aos demais, além disso, ele é capaz de fornecer grande quantidade de proteínas. Ou seja, esse iogurte tem menos açúcar e, portanto, menos calorias. Isso sem contar que a proteína dá sensação de saciedade por longos períodos, evitando o consumos de lanches e outros alimentos fora de hora. A ingestão de iogurte grego aumenta a quantidade de glóbulos brancos, que são os encarregados de combater as infecções bacterianas e virais. Também os probióticos ajudam na produção de bactérias benéficas que se encontram no intestino, evitando que bactérias prejudiciais sejam implantadas e façam germes patogênicos em nosso organismo.
  4. Reduz os níveis de colesterol – O iogurte grego funciona como um tratamento natural para combater o colesterol. Ele contém Lactobacillus Acidophilus, uma bactéria benéfica que atua contra a síntese endógena do colesterol LDL (colesterol ruim). Esta bactéria reduz as substâncias que passam para a corrente sanguínea. Desta forma, quando chegam ao fígado, já não se produz a mesma quantidade de colesterol.

Iogurte grego ou normal?

iogurte-grego-ou-normalAntes de escolher um iogurte para comprar, leva em consideração as qualidades do iogurte grego:

  • Tem um percentual mais alto de proteína. Mais de 6 gramas por cada 100 gramas. Ou seja, o dobro do que um iogurte normal.
  • É obtido a partir do soro do leite, reduzindo a lactose e, portanto, tem menos carboidratos e açúcares.
  • É ideal para adicioná-lo aos seus pratos e substituí-lo por outros ingredientes mais calóricos, porque não corresponde ao submetê-lo a altas temperaturas.
  • O iogurte grego é naturalmente baixo em teor de lactose.
  • É considerado um produto vegetariano, a menos que lhe adicionem gelatina (colágeno animal).

Na realidade, os dois tipos de iogurtes são bons para o organismo. No entanto, recomenda-se consumir de forma natural, onde não passe por um processo de conservação ou tenha aromatizantes ou corantes.  Cabe ressaltar que um pote de 220 g de iogurte fornece mais de 25% de cálcio a mais que um copo de leite.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.