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Lecitina de soja – Conheça os Benefícios e as Contra-indicações

a-lecitina-de-sojaLecitina de soja trata-se de um suplemento alimentar muito “moderno“, já que a sua utilização tem menos de um século. Entre as propriedades mais importantes da lecitina de soja, podemos destacar os seus efeitos benéficos para o cérebro e o coração. É muito utilizada por seus efeitos sobre o colesterol e as gorduras em geral, mas a lecitina de soja oferece outras muitas propriedades benéficas para o corpo. Que saber mais sobre as propriedades da lecitina de soja? Então não perca! Conheça mais sobre ela no artigo seguinte.

Dados interessantes sobre a lecitina de soja

propriedade-da-lecitinaA lecitina de soja ou soja é considerada como um emulsionante ou suplemento dietético natural que se distingue do resto, por suas características nutricionais. Desde a sua descoberta nos anos 50 foram encontrados diferentes formas de aplicações como, por exemplo, no tratamento de lesões cerebrais, problemas cardiovasculares e distúrbios do sistema nervoso.

O termo “lecitina” deriva do grego “lekigos” que significa “gema de ovo“. O que tem que ver com a lecitina de soja? É que ambos compartilham uma série de nutrientes: ácidos graxos, lipídios e fosfolipídios. A lecitina pode ser encontrada em muitos alimentos como o peixe, mas no caso da soja, é preciso realizar um processo a partir de sementes ou grãos da planta. O processo que permite extrair a lecitina consiste em retirar o álcool de flocos e processá-los.

Hoje você pode encontrar a lecitina de soja em diferentes apresentações: cápsulas, granulados ou comprimidos. O uso dela expande-se continuamente, e em algumas lojas já podemos comprar mistura para fazer bebidas instantâneas, molhos e refeições para crianças. Também a encontramos no mundo da cosmética, em leite em pó, e em diferentes áreas da gastronomia.

Nutrientes e propriedades da lecitina de soja

lecitina-de-sojaA soja, nesta “versão” nos traz uma boa quantidade de vitaminas B e E e fósforo. Todas estas substâncias são benéficas para a nossa saúde. Estudos têm demonstrado que a lecitina de soja reduz o perfil lipídico no sangue, por isso é recomendado para pessoas com colesterol elevado ou fígado gorduroso (que por sua vez se relaciona com problemas cardiovasculares e metabólicos). Esta lecitina, como muitas outras, presentes na natureza, atua como antioxidante e protetor das células do cérebro, em particular, e do organismo em geral. Por esta razão, aconselha-se o consumo por atletas que desejam melhorar seu desempenho físico e para os estudantes que buscam uma melhora no seu desempenho mental. A lecitina de soja reduz a fadiga e o cansaço, aumenta a concentração e a memória. Como se fosse pouco, está comprovado que a lecitina melhora a digestão e evita problemas gástricos. Para poder desfrutar de seus benefícios para o estômago, recomenda-se consumir 2 colheres de sopa de lecitina de soja, em pó ou granulado antes de cada refeição, pode ser pura, com iogurte ou com sucos, como fazemos com qualquer outro cereal. A boa notícia é que é fácil de digerir.

Leite de soja

O consumo de lecitina de soja ajuda as pessoas com obesidade, com hábitos alimentares errados e que levam uma vida sedentária. Além disso, serve para dissolver as gorduras que se acumulam no corpo e limpar o fígado. Ainda há mais benefícios do consumo regular da lecitina de soja:

  • leite-de-sojaRemove as gorduras aderidas às paredes das veias e artérias
  • Nutre o sistema nervoso
  • Previne a doença de Alzheimer
  • Melhora a memória e aumenta o intelecto
  • Combate a insônia e diminui o nervosismo e a ansiedade
  • Previne o envelhecimento celular precoce
  • Evita a fadiga mental
  • Prolonga a vida das artérias e evita o endurecimento (que causa aterosclerose)
  • Diminui a homocisteína (associada a problemas cardiovasculares)
  • Previne os acidentes vasculares cerebrais
  • Purifica os rins
  • Evita a formação de cálculos biliares
  • Previne o desenvolvimento de coágulos de sangue
  • Previne a cirrose hepática, câncer e hepatite

A lecitina de soja e o excesso de peso

Se há alguém que realmente pode se beneficiar das propriedades da lecitina de soja ou da própria soja, é aquele que sofre de obesidade e está tentando emagrecer. O excesso de peso vai além do estético e pode ter consequências mais negativas para o organismo. Entre as patologias associadas à obesidade, encontramos:

  • Diabetes
  • Colesterol
  • Problemas renais
  • Doenças cardiovasculares
  • Pressão arterial elevada
  • Gota
  • Doenças respiratórias
  • Complicações tumorais

A lecitina de soja tem a capacidade de limpar os órgãos mais comprometidos pela gordura ingerida através dos alimentos. As áreas mais beneficiadas por este complemento são: O fígado, o coração e os rins. Também traz seus benefícios para a vesícula, o cérebro e o sangue.

Na bile, a lecitina age como se fosse um limpador de fundo que remove a gordura nociva que se acumulou com o passar do tempo. Além disso, serve para queimar as gorduras no tecido adiposo.

Soja

gergelimNão apenas na soja, podemos encontrar lecitina, mas também nos seguintes alimentos:

  • Milho
  • Nozes
  • Gergelim
  • Gema de ovo
  • Amendoim
  • Lentilhas
  • Dente-de-leão
  • Cereais integrais
  • Couves
  • Fígado

A lecitina de soja é um bom aliado para a saúde, mas também tem algumas contra-indicações. Durante a gravidez e a amamentação é conveniente não tomá-la. E você também devee evitar o consumo em caso de hipotireoidismo, já que pode inibir a absorção de outros medicamentos que tratam esta doença. Gostou de conhecer os benefícios deste suplemento? Então inclua-o em seu cardápio!

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