Doenças

Lúpus é contagioso?

sintomas-do-lupusEsse artigo é para esclarecer algumas dúvidas que você deve ter quando se trata do Lúpus. O Lúpus é uma doença autoimune caracterizada por inflamação. Trata-se de uma doença crônica. Partes do corpo onde possuem cartilagem são as partes que os próprios anticorpos atacam. Por esta razão, nariz, orelhas, pulmões e articulações são as partes mais afetadas.

Mas o Lúpus é uma doença contagiosa?


Não. O lúpus não é uma doença contagiosa, não é causado por nenhum tipo de vírus ou bactérias que o tornem transmissível. É uma doença onde o organismo cria uma forma de ataque a ele mesmo, ou seja, os anticorpos começam a atacar as células saudáveis do corpo. Não há uma causa especificada para o surgimento da doença, mas algumas pesquisas revelam que fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o seu surgimento.

Doença imprevisível, não é possível saber quando o paciente passará por uma crise. Por não ser previsível, a pessoa não consegue saber se curou da doença ou não. Ele pode surgir uma vez e não acontecer mais, pode ativar em intervalos longos, reaparecendo quando você não o espera.

Quais são os sintomas desta doença?

Cada caso é um caso específico e os sintomas podem variar de acordo com cada paciente. Alguns pacientes podem sentir os sintomas imediatos, enquanto em outros pacientes os sintomas podem surgir lentamente. Os sintomas mais comuns são:

  • lupusManchas avermelhadas na pele;
  • Feridas na boca;
  • Febre;
  • Dores nas articulações;
  • Nódulos;
  • Mal estar
  • Dificuldades respiratórias

O tratamento

No geral para o tratamento do Lúpus é feito com medicações de uso contínuo para haver menor possibilidade de reativação. Assim o paciente pode levar uma vida, digamos que normal. O reumatologista é o médico que normalmente acompanha este tipo de doença e os medicamentos são corticoides e imunomoduladores.

Ao perceber sintomas parecidos aos sintomas do Lupus, você deve procurar orientação médica. E lembre-se que qualquer medicamento também deve ser consumido apenas com orientação médica.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Dalva Santos diz:

    nossa, o pior é que algumas pessoas por não conhecerem, acham isso. aprendi muito sobre o lupus nesse site https://www.reumatocare.com.br/lupus.html

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.