Suplementos

Maca Peruana – Conheça seus benefícios e o seu poder de cura

A maca peruana é uma raiz que se usa como alimento e remédio caseiro desde a época da civilização inca. É originária do Peru, mas especificamente da Cordilheira dos Andes, e se espalhou por todo o mundo por suas grandes propriedades para curar diferentes enfermidades. Vegetal do tipo tubérculo, a maca é fonte rica de vitaminas, proteínas, fibras e nutrientes. Quer saber mais, sobre os benefícios da maca para a saúde?  Então não deixe de ler este artigo

maca-peruana

Propriedades da maca Peruana

São conhecidos pelo menos 10 principais propriedades da maca no organismo. Algumas das mais importantes são:

  • Propriedades afrodisíacas,
  • Estimulante Sexual
  • Propriedades benéficas para a fertilidade

Se fazer o uso da maca peruana para uma destas três finalidades, saiba que você fez o uso de algo que desde os séculos passados era considerado “mágica” . A maca era usada em rituais sagrados para obter a prosperidade dos povos.

A maca Peruana melhora a vida sexual

maca-peruana-raízConhecida popularmente como o “viagra peruano“,  a maca é usada para tratar a impotência sexual, aumentar a fertilidade, remediar a falta de libido (ou desejo sexual e disfunção erétil). Isso se deve a um de seus componentes principais: a macamida. Esta age sobre o hipotálamo e as glândulas supra-renais, que regulam os níveis hormonais e tem um efeito energético. Por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo na zona pélvica, estimulando a potência sexual.

Você pensa que acabou? Não. Estudos recentes confirmam que o uso da maca aumenta a fertilidade tanto em homens como em mulheres, além disso, ela  melhora a produção e diminui a motilidade do esperma mesmo em alturas elevadas. Ela também serve para prevenir a hiperplasia da próstata.

Propriedades no tratamento da menopausa

benefícios-da-maca-peruanaA maca peruana ajuda as mulheres que estão no período do climatério e menopausa, por seus efeitos mineralizantes e revitalizantes e ainda produz o aumento da libido, que acontece em pessoas que sofrem de menor desejo sexual devido à uma menor produção de estrogênio de forma natural (isso significa que o corpo não está em condições de conceber uma vida).

Também os fitoesteroides naturais ajudam a tratar  os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, sudorese noturna e outros sintomas. Por último, ajuda a evitar a osteoporose, basta consumi-la em sopas ou ensopados.

Propriedades energéticas

melhora-a-vida-sexualA maca peruana é nutritiva e energética, oferecendo, por sua vez, substâncias que regulam e estimulam o organismo. Ela transporta oxigênio para o corpo e evita a queda de pressão, que por sua vez pode prevenir a anemia e ainda fortalecer o organismo.

Também possui iodo, que é um outro item de energia, que serve para regular o funcionamento da glândula tireoide e o zinco, que ajuda o sistema imunológico. É um complemento ideal para:

  • A fadiga,
  • A perda de memória,
  • O cansaço,
  • O estress
  • A convalescença.

Todas as propriedades e benefícios da maca peruana

A maca peruana é um suplemento desportivo imbatível, porque melhora a resistência física e possui inúmeras propriedades, que você conhecerá a partir de agora.

1.Propriedades estimulantes benéficas ao sistema imunológico

Graças aos alcalóides de seus componentes, a maca peruana estimula as células de defesa do corpo, evitando tumores ou câncer. Ela ajuda a prevenir constipações ou o contagio de qualquer doença relacionada a uma baixa no sistema imunológico, que acontecem devido ao stress, nervosismo e angústia, por exemplo o vírus do herpes.

2.Propriedades anti-depressivas

Se consumida como suplemento, a maca evita a falta de libido por causa da medicação ansiolítica ou anti-depressiva. Melhora a memória e a aprendizagem, porque o cérebro está mais “acordado”. Todos aqueles que tomam comprimidos para dormir ou para a depressão podem ingerir maca para evitar os efeitos colaterais, mas sempre com a supervisão de seu médico.

3.Propriedades anticancerígenas

Este incrível poder se deve a que a maca que pertence à mesma família das brassicaceae, como o brócolis, rúcula, couve, mostarda ou couve. Todas são conhecidos por suas propriedades anticancerígenas devido a um componente chamado glucosinato, que dá o sabor picante característico ao alimento. A função antioxidante deste elemento, ajuda a manter saudável o organismo e serve para eliminar de forma natural as células danificadas ou afetadas por um tumor. É antidegenerativo e antimutagênico.

4.Propriedades protetoras para a pele

A maca também cuida da saúde da pele. É consumido e cultivado em zonas de altura no altiplano do Peru, ou seja, em locais onde a radiação UV é muito alta e não conta com espaços para abrigar-se do sol. Os nativos e os clientes que consomem esta raiz durante suas viagens pela montanha, estarão mais cuidados com os raios UV. A maca peruana faz com que aumente a espessura da epiderme e serve para proteger do sol como se utilizasse um fator 30. O extrato de maca pode ser colocado em cremes  e protetores solares ou cosméticos para aumentar os efeitos.

Tipos de Maca

A maca pode ser obtido em três apresentações:

tipos-de-maca-peruana

  1. Vermelha (ou “Puka” é conhecida assim pelos nativos), é a que apresenta um maior potencial antioxidante e anticancerígena.
  2. Roxa-vermelha (maca milagre entre os residentes), com altas quantidades de antocianinas, sendo um antioxidante muito eficiente.
  3. Preta (ou “yana”), com efeitos estimulantes para o cérebro e propriedades afrodisíacas.

Quanto à sua dosagem, vale dizer que a maca é um alimento ou suplemento natural, que se pode consumir durante um longo período sem sofrer efeitos colaterais. No entanto, é aconselhado ingerir a quantidade certa, conforme descrito abaixo:

Cápsulas: entre 1,5 e 3 gramas por dia misturado com sucos

Gelatina: entre 1,5 e 3 gramas diários

Raiz inteira seca: não mais de 25 gramas cada dia, para alimentos cozidos (como guisados ou sopas)

Cremes: Podem-se obter alguns produtos externos com a maca, sem dose estipulada

Pó: consumir em queijos, iogurtes ou vitaminas. Uma colher de chá por dia no café da manhã é suficiente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.