Doenças

Manchas e ressecamento da pele – Saiba o que pode ser e como tratar

causas-de-manchas-na-peleQuem nunca passou por algum tipo de problema na pele? É comum inclusive no inverno, problemas com pele seca, manchas e várias outras características que incomodam e nos deixam sem saber que providencia tomar. A psoríase por exemplo, é um tipo de doença de pele que tem como principal sintoma o surgimento de manchas avermelhadas com aspectos de “descamação”. Vamos lá! Você quer saber mais sobre como cuidar e ficar com uma pele linda? Então, é disso que vamos falar.

 

Geralmente manchas vermelhas acompanhadas de coçeira, dor ou queimação, são parte dos principais sintomas de algumas doenças. Quero frisar, uma doença pouco falada que é a Psoríase, que não é uma doença contagiosa, apresenta um quadro de fácil tratamento e ainda e não proporciona riscos à saúde do paciente, mas como qualquer doença, deve ser tratada.

 

Pele ressecada é sintoma de Psoríase?

psoríasePara esta pergunta, a resposta é sim, pois os primeiros sintomas da psoríase, embora variam de paciente para paciente, podem ser  facilmente observados, e entre  eles, problemas cutâneos, veja:

  • Manchas avermelhadas na pele com aspecto de descamação;
  • Pele ressecada ou rachada, em casos mais sérios podem haver sangramentos;
  • Problemas articulares como dores, inchaço e rigidez nas articulações;
  • Unhas quebradiças, amareladas e com um aspecto de fragilidade;
  • Coceira;
  • Queimação;

A psoríase afeta também o couro cabeludo, causando coceira e ardência e consequentemente pode causar a queda de cabelo.

Em casos de quaisquer problemas na pele, sugere-se que você busque auxilio de dermatologista poderá diagnosticar a causa do problema ou a doença que esteja desencadeando os sintomas. Em caso de psoríase, alguns sintomas podem ser facilmente identificados, mas somente um médico capacitado e especializado poderá realmente fazer um diagnóstico concreto e preciso da doença.

 

Causas de problemas de pele

manchas-na-peleMuitos são os fatores que causam a problemas de de pele, inclusive, ressecamentos e descamação. Contudo, existem alguns elementos que aumentam as possibilidades de você desenvolver algumas doenças. Por exemplo:

  • Fatores genéticos, como históricode casos de pessoas com doenças de pele como a psoríase na familia;
  • O consumo frequente de bebidas alcoólicas;
  • A exposição a poeira e poluição
  • A falta de hidratação,
  • O uso de cigarros
  • O clima mais frioo ressecamento da pele tende a ajudar a desenvolver o quadro de doenças da pele.
  • O Estresse. O Estresse é hálibe para o aparecimento de diversos tipos de doenças, inclusive doenças imunológicas que são consideradas as principais causadoras de problemas de pele.

 

Como tratar e prevenir

pele-ressecadaOs tratamentos de pele no geral, são tratamentos simples, sem muita complicação, e é claro que eles variam de acordo com a causa e gravidade dessa causa.

Na maioria dos casos podem ser utilizados medicamentos tópicos nas áreas afetadas por coceiras ou ressecamentos, mas pode ser que o médico oriente o paciente a evitar a exposição ao sol, ao contrário disso, algumas doennças de pele, necessitam da luz solar para acontecerem

Nos casos mais sérios, e de graus mais elevados de doenças como a psoríase, pode ser necessário o uso de medicamentos orais ou injetáveis ou com exposição à luz ultravioleta.

Independente do caso, um médico dermatologista deve ser consultado para indicação do tratamento mais adequado, lembrando que você não deve se submeter a automedicação, isso pode provocar danos maiores, ou gerar problemas sérios de saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.