Doenças

Micose de Unha – Confira os melhores remédios, as recomendações e que médicos consultar

unhas-com-micoseA Onicomicose, popularmente conhecida como micose, é uma doença que causa danos às unhas, deixando-as deformadas, irregulares e com uma tonalidade amarelada. A micose é uma infecção causada por vírus e pode ser contraída facilmente, simplesmente pelo fato de usar sapatos apertados frequentemente. Andar descalço em piscinas, compartilhar o mesmo alicate de unhas são também, formas de contrair esta doença.

Para se prevenir, tenha os seus materiais de unhas para uso exclusivo e nunca os compartilhe. Esta e outras dicas, você verá neste artigo. Portanto, se você quer saber mais informações importantes sobe este assunto. Siga-nos até o final.

Conheça um pouco mais sobre a micose de unha


A micose de unha é uma doença que acomete em torno de 10% da população. Ela pode ser evitada facilmente, uma vez que apenas o contato com o fungo, nem sempre causará a doença nas unhas. Para que a Onicomicose aconteça, é necessário que haja alguma lesão que possibilite a sua entrada.

Como diagnosticar?

A mudança na coloração das unhas é um dos primeiros sinais aparentes da micose. A descolagem e deformação podem também surgir algum tempo depois. Não apresentando sintomas aparentes, a análise de resíduos da unha doente, pode ser útil para diagnosticar a presença do fungo.

sinais-da-micoseAlgumas características são suspeitas e você pode observar:

  • Unhas quebradiças;
  • Unhas esbranquiçadas;
  • Com espaçamentos;
  • Com fragilidade;
  • Sem brilho;
  • Com distorções.

Embora não pareça uma doença comprometedora e séria, a micose em pessoas com diabetes por exemplo, pode ser causa de infecções secundárias, devido à abertura que ela proporciona à entrada de bactérias.

Para o tratamento desta doença infecciosa das unhas, alguns dermatologistas recomendam o uso de medicamentos de uso oral, também é recomendado o uso de pomadas e a opção de remoção a laser. Os remédios mais utilizados para o tratamento da micose são:

  • Fungirox
  • Liceryl
  • Fluconazol
  • Micolamina
  • Itracozanol

Tratamentos caseiros para micose na unha – 04 Receitas para você!

Ingredientes como o vinagre, o limão e o azeite de oliva, são exemplos de produtos que podem ser utilizados para tratar a micose naturalmente. Se quer tratar naturalmente a micose de suas unhas, pegue papel e caneta e anote essas 04 receitinhas caseiras:

  1. cravo-da-indiaPingue de 2 a 3 gotas de óleo de cravo-da-índia, duas vezes ao dia. O Cravo-da-índia possui função unti-fungo e funciona bem como cicatrizante.
  2. A mistura de ½ copo de óleo de ricínio com algumas gotas de limão, é também um tratamento que pode ser feito facilmente em casa. Colocar os pés de molhos, três vezes por semana, durante seis semanas consecutivas, é uma boa receita para eliminar o fungo causador da micose.
  3. Uma colher (sopa) de azeite de Oliva, misturada três gotas de óleo de orégano usado todos os dias, durante três semanas é a terceira receita.
  4. Deixar os pés de molho em água com um copo (200 ml) de vinagre de maça, é também uma boa receita. Você deixa os pés de molho por 20 minutos, depois seca muito bem para não deixar umidade debaixo das unhas. Seque preferencialmente com um secador. Faça o procedimento uma vez por semana.

Alguns cuidados adicionais podem também te ajudar a manter as unhas livres da Onicomicose:

  • como-prevenir-a-micoseUsar sapatos mais confortáveis e que não aperte as unhas;
  • Preferir meias de composição 100% algodão;
  • Cuidar da higienização correta dos pés e das mãos;
  • Não compartilhar equipamentos para cuidados com as unhas;
  • Secar bem os pés, inclusive entre os dedos;
  • Fazer o uso de luvas para fazer as tarefas de casa;
  • Não roer as unhas;

O médico certo

Para iniciar quaisquer tratamentos, desde os mais simples, até os mais complexos, você deve sempre ter o conhecimento de um especialista. No caso das micoses, o dermatologista, é o profissional mais indicado para prescrever um tratamento correto e instruir você, quanto aos cuidados que deve tomar para eliminar a infecção e evitar que haja recorrência do fungo.

O tempo de duração do tratamento para micose é de 6 a 12 meses, de acordo com a intensidade e força dos fungos na área. Cuide-se e proteja seus pés, mãos e unhas, das Onicomicoses.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.