Vitaminas

O consumo de legumes em sua dieta! Vale a pena tentar!

A combinação de diferentes tipos de legumes  é sempre determinante para começar a ver a dieta com outros olhos e ainda poder consumi-las com mais frequência. A berinjela, brócolis, abóbora, os aspargos e o espinafre são alimentos benéficos para o organismo. O problema é que nem sempre são incluídos na dieta diária.

legumesO desconhecimento de técnicas que favorecem o cozimento ideal dos legumes leva muitas pessoas a isentar-se de tais alimentos e de fibras, minerais, antioxidantes e nutrientes que eles proporcionam. O consumo regular de vegetais ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Além disso, acelera a cicatrização, evita o envelhecimento precoce, protege a saúde ocular, contribui com o bom funcionamento do sistema nervoso e garante uma adequada hidratação.

Seu baixo índice de calorias é outra razão de peso para considerar a sua ingestão importante. No entanto, é justamente essa falta de gordura ou sabor, que fazem com que as verduras sejam pouco apreciadas no prato dos brasileiros, especialmente quando se trata de oferecer algo de interessante para as crianças. A boa notícia é que existem centenas de dicas para fazer com que elas tenham um sabor delicioso. Vamos aprender?

Truques para conseguir delicioso prato com legumes

alimentação-saudávelEles são saudáveis, nutritivos e, geralmente, estão em oferta nos supermercados. Aqueles que sintam receio ou resistencia ao odor, consistência ou sabor, podem optar por várias formas de preparar o seu prato de vegetais. Estas são algumas delas:

  • Misture todos – Um prato só, porém com uma pequena variedade de vegetais dificilmente dará um resultado atraente, a menos que se combinam de diferentes tipos ou tonalidades. Então não deixe de variar. Escolher sempre a mesma verdura é uma má opção.
  • Para conquistar pouco a pouco o paladar, você deve alternar as verduras e lugumes frescas, com as congelados ou em conserva.
  • Acompanhar de outros atrativos – Comer apenas vegetais não é agradável para aqueles que não estão acostumados. Se forem servidos com outros alimentos serão comidos com mais satisfação.
  • Inovar – Algo fundamental na cozinha é a criatividade, ainda mais quando se trata de vegetais. Quando saõ servidos da mesma maneira, possivelmente não serão tolerados. Uma boa dica é o preparo de purês, bolos, sobremesas e uma infinidade de pratos.

Cozinhar e colocar molhos que influenciam em seu sabor

Alimentos-cozidosConsiderando que verduras e legumes puros não são suficientes para atrair o por si sós, não são muito sofisticadas, ingredientes como sal, o limão, o azeite, o cominho, a salsinha, as ervas, mel ou a pimenta serão úteis na hora de querer dar-lhes um toque diferente e sedutor. Escolher a técnica correta é vital para um prato especial de vegetais.

Se vão ser feitos no forno, é importante considerar o tempo de cozimento de cada tipo, por isso deve se ter um cuidado especial com as misturas. Optando por juntar aqueles que têm a mesma média de cozimento. Corte as rodelas do mesmo tamanho ou espessura para ajudar que cozinhem uniformemente.

Deliciosas formas de incorporar as verduras da dieta

Conheça alguns truques para dar sabor aos vegetais. É claro que não é a mesma coisa, experimentar uma acelga ao vapor e feita de croquete. Também ser muito diferente um simples creme de cenoura, acrescido com presunto e queijo parmesão.

molhos-para-legumesQuase todas as pessoas curtem os empanados. Daí que porque não experimentar umas almôndegas de brócolis ou uma tempura de abóbora.

Os amantes de pizzas podem adicionar ao recheio dessa massa, batata, batata-doce ou couve-flor, até mesmo adicionar aos molhos rúcula, berinjela, alcachofra ou espinafre. Além de suculentas, parecerão muito coloridas.

Uma maionese de cenoura será ótima para acompanhar o hambúrguer. O mesmo acontece com um pesto de espinafre e avelãs ou um molho de iogurte e pepino.

Os cogumelos são um clássico e do gosto de muitas pessoas. Por que não fazê-los com beterraba, abobrinha ou espinafre com um pouco de queijo gratinado?

Os brownies, bolos e até os bombons suportam a adição de vegetais como a beterraba, a abobrinha e a cenoura.

Os sucos de legumes também são ótimos quando o assunto é inserir legumes às dietas. Uma cenoura e o suco de tangerina é uma combinação perfeita para épocas de calor. Receitas, existem muitas, mas esta pode ser ideal para fazer você olhar com outros olhos para os legumes.

Anote esta incrível  receita!

pratos-criativosChips com um toque de cebola

Ingredientes

  • Vegetais, a nossa escolha (batata-doce, cenoura, abobrinha)
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de chá de cebola em pó
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 5 ramos de cebolinha

Preparo:

Lave bem as verduras, e mantenha a pele. Coloque sobre papel absorvente para que seque todo o excesso de água. Despeje o leite, o queijo, a cebola, o suco de limão e o azeite de oliva em uma tigela e misture bem. Corte os legumes em fatias aproximadamente iguais e leve ao micro-ondas por 4 minutos.

Retire, vire os legumes e deixe cozinhar durante 2 minutos. As batatas e batata-doce podem demorar um pouco mais. Quanto mais crocantes, muito melhor. Uma vez cozidas, polvilhe a cebolinha. É uma receita válida para dietas com a finalidade de emagrecer.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.