Beleza

O que saber sobre as bebidas light, eles são realmente saudáveis?

bebidas-lightAo contrário do que pensamos, tomar bebidas light não é tão “leve” como parece. Aqueles que tomam regularmente este tipo de produtos podem engordar três vezes mais do que uma pessoa que evita todos os tipos de refrigerantes açucarados. O que acontece é que tomar bebidas com adoçantes artificiais, pode gerar efeitos negativos para a nossa saúde.

Embora todos nós nos acostumamos a pensar que são mais leves, as bebidas light geram uma maior necessidade de doce, o que se traduzirá em uma ingestão excessiva de calorias.

Cuidado com os dentes

bebidas-lightsSeja dietética ou não, todas as bebidas açucaradas desgastam o esmalte dos dentes. Isso se deve ao fato de que a grande maioria precisa de ácido cítrico ou ortofosfórico para a sua elaboração. O problema com estes componentes químicos é que ambos estimulam o acúmulo de bactérias que provocam a cárie dentária. Os produtos “light” podem ter menos calorias, mas não é por isso que eles são saudáveis. Portanto, é comum que boa parte dos consumidores continuam trocando os refrigerantes tradicionais, pelas versões dietéticas, sob a falsa crença de que deixam menos sequelas no organismo.

Os ossos também são prejudicados

Além de alguns problemas já listados, a lista de efeitos negativos das bebidas lights aumenta. Acredita-se que os refrigerantes dietéticos alteram, em longo prazo, a absorção do cálcio nos ossos. Entende-se que isto acontece devido ao alto teor de fosfato nestas bebidas gasosas. Trata-se também de um fator que gera baixa densidade no sistema esquelético e que pode trazer como consequência a temida osteoporose. Os pacientes diagnosticados com esta doença, são comumente proibidos de consumir deste tipo de líquidos.

Doenças do coração

doenças-cardiovascularesTomar em excesso, os refrigerantes light, pode aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco ou outro tipo de doenças cardiovasculares. A principal razão pela qual essas bebidas acabam sendo perigosas, é que elas contêm uma perigosa mistura de frutose e de sódio. Tomadas juntas, e em excesso, essas são substâncias que elevam o nível de pressão arterial.

Também expõem o indivíduo ao risco de diabetes, basta consumir uma ou duas latas desse refrigerante por dia. O aspartame é o principal adoçante usado nos refrigerantes light e pode provocar uma elevação dos níveis de açúcar no sangue, assim como a insulina. Esses fatores contribuem, de forma decisiva, para o aparecimento de diabetes.

Síndromes metabólicas

Também foi associado a um maior risco de desenvolvimento de síndrome metabólica, com um consumo diário bebidas-açucaradasde bebidas light. Este tipo de síndrome é causada por diferentes situações de risco:

  • Resistência à insulina
  • Colesterol
  • Obesidade
  • Pressão arterial alta ou hipertensão
  • Alteração da glicose

Representa um perigo para a saúde, o hábito constante de consumo de bebidas dietéticas, por sua influência no aparecimento de doenças de caráter cardiovascular. É curioso que algumas bebidas, que teoricamente servem para levar uma vida saudável, sejam associadas à riscos de síndromes metabólicas que acontecem devido aos refrigerantes lights não nos fornecerem nenhum nutriente benéfico para o nosso corpo.

As bebidas energéticas e seus efeitos

Os chamados de “refrigerantes dietéticos” têm um elevado teor de ácido. Dentro das escalas de pH estão no número 3, portanto, eles podem ser muito tóxicos para o nosso organismo. Mesmo considerado que podem ter maior acidez que as bebidas normais. Em muitos casos, é um erro trocar as bebidas que não levam o termo “light”, por outras, teoricamente, mais saudáveis.

Por que pode aumentar o risco de obesidade, as bebidas light?

refrigerante-dieteticoEntre outras coisas, porque o seu sabor é doce e serve de engano para o cérebro e gera um maior desejo de açúcar. Com este consumo, o estômago terá mais necessidade de bebidas doces, com o que aumenta o depósito de gordura corporal e os pacientes vão sentir fraqueza.

Esta relação também origina as dores de cabeça devido à sucralose, uma molécula modificada de açúcar, que pode passar no couro cabeludo, sem ser absorvida. Por isso podemos afirmar que é consequência do consumo de bebidas light, a enxaqueca.

Uma boa opção gastronômica

Como vemos, o consumo regular de refrigerantes light pode originar mais danos do que se comêssemos nosso bolo preferido. É sempre melhor idéia tomar bebidas naturais, que podem ser obtidas a partir da combinação de frutas frescas, verduras, frutas, leite, etc.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.