Beleza

O que são as glândulas sebáceas e como você pode contribuir para a sua pele?

cuidados-com-as-glandulas-sebáceasAs glândulas sebáceas estão presentes ao longo da pele e o seu número é praticamente incontável. Há fases, como a puberdade, em que as glândulas sebáceas são mais ativas. É fundamental estar ainda mais atento à higiene e beber muita água para otimizar sua função excretora. No presente artigo, falaremos um pouco mais sobre estas glândulas e sua importância para o organismo.

O que são as glândulas sebáceas?

As glândulas sebáceas são células agrupadas em conjunto capazes de dividir-se para formar, assim, diversas Glandulas-sebáceasglândulas multilobulares que desembocam em diferentes canais excretores. Em poucas palavras, estas são glândulas responsáveis pela produção de diversos componentes. Graças à sua função, as conhecidas como glândulas sebáceas, contribuem de forma considerável para a homeostase do organismo. Além disso, fazem parte fundamental do sistema urinário.

Os componentes mais comuns segregados por estas glândulas são:

  • Sebo
  • Água
  • Suor
  • Queratina
  • Melanina

Tipos de secreções

Embora a função de secretar pareça simples, as glândulas sebáceas são um pouco mais complexas do que a princípio possa parecer. A tarefa é dividida em duas:

  1. Secreção exocrina, que vai para o exterior.
  2. Secreção holocrina, que, embora também vai para o exterior, é composta de suas próprias células, as quais se rompem para posteriormente sair.

A gordura

Este é o principal composto produzido e expulso pelas glândulas sebáceas. De fato, a ele se deve o seu nome e a sua função é importante para o corpo, em especial para alguns lugares específicos. A principal função da gordura concentra-se no cabelo e na pele, em algumas regiões do corpo. Esta gordura se encarrega de lubrificar essas regiões, para evitar a secura e combater todo o tipo de agente externo. No entanto, seu excesso pode ser irritante para as pessoas, principalmente quando se trata de regiões como o rosto e a famosa “zona T”, onde o excesso de sebo é responsável pela formação de cravos e espinhas.

A gordura está presente em todos os seres humanos. No entanto, a quantidade é diferente em cada pessoa, e depende de diversos fatores incidentes:

  • Idade: Em crianças ou jovens, o índice de gordura corporal é menor do que durante a adulta. Além disso, a puberdade é a mais afetada. Essa afirmação, pode ter variáveis, se a criança ou adolescente, tiver algum distúbio, que faça o seu índice de gordura ser maior ou igual de um adulto.
  • Hormônios.
  • Distúrbios emocionais.
  • Dieta ou regime alimentar.
  • Diferenças sexuais.

Estes fatores determinam o fluxo sebáceo (a produção de sebo por parte dessas glândulas).

O que compõe o sebo?

Os principais componentes do sebo são as ceras, as gorduras neutras e os ácidos graxos livres. Graças a esses componentes, nós recebemos as características gordurosas e oleosas do nosso corpo.

Um pouco mais sobre as glândulas sebáceas…

espinhasAs Glândulas sebáceas encontram-se na área superior à derme e se associam aos folículos pilosos. No entanto, algumas pessoas não têm esses furos nas palmas das mãos ou dos pés e, por tal razão, as glândulas sebáceas passam despercebidas nesses lugares.

Os distúrbios ou doenças mais comuns associados às glândulas sebáceas são:

  • Cistos sebáceos.
  • Acne
  • Dermatite perioral.

Como melhorar as glândulas sebáceas? Uma vez descobertos os problemas cutâneos associados a estas glândulas, a pessoa pode intervir, ajudando e apoiando-se em diversas alternativas. Abaixo, formas determinantes de controlar a produção de gordura:

Lavar as mãos – Este é talvez, um dos hábitos básicos obrigatórios. As mãos tocarão a pele do rosto, e com isso temos facilidade de levar a gordura para outras partes do corpo. Apesar de ser encontrada em quase toda a superfície da pele, as glândulas sebáceas têm uma maior presença na face. Outras bactérias ou agentes estranhos podem alterar o pH e, de produzir algumas doenças.

não-dormir-de-maquiagemA retirada da maquiagem antes de dormir – A acumulação de bactérias, bem como a produção de sebo aumentam as chances de aparecimento de acne, por isso, recomenda-se, que antes de dormir, você lave o rosto para remover as bactérias, principalmente se estiver com a pele maquiada.

Tomar água – As glândulas sebáceas exerce uma grande função ao organismo. Não obstante, a produção excessiva de algumas substâncias, pode se tornar um problema. Uma das consequências mais diretas pode ser desidratação. Para combatê-la recomenda-se beber quantidades moderadas de água ao longo do dia. A quantidade mínima recomendada é de 8 copos diariamente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.