Remedios Para

O Uso pediátrico de Amoxicilina – Conheça um pouco mais!

como-tomar-amoxicilina

Pertencente à família das penicilinas, a amoxicilina é um antibiótico indicados pelos médicos no combate a algumas bactérias e também no tratamento de infecções causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina. Sua venda acontece somente através da receita médica e sua posologia mais comum é a caixa de 500 mg, sendo administrado 01 comprimido a cada 12 horas.

Como age no organismo

Amoxicilina contém a penicilina como ingrediente ativo, pertence, ao grupo dos antibióticos penicilânicos. Ela é usada para o tratamento de infecções nãocomplicadas causadas por bactérias. Podem ser:

  • composição-da-amoxicilinainfecções no peito (pneumonia),
  • amígdalas (amigdalite),
  • seios da face (sinusite),
  • trato urinário e genital,
  • pele e mucosas.

A ação do antibiótico é diretamente contra as bactérias que causam estas infecções. O inibidor da destruição do anel beta-lactâmico chama-se clavulanato ou ácido clavulânico, pois ele impossibilita a beta-lactamase. O resultado disto é um tratamento mais eficaz no combate às infecções. A amoxicilina é o medicamento mais utilizado no tratamento de infecções graves por bactérias como: infecções urinárias, sinusite aguda além de outras inflamações as quais você pôde ver acima.

 

AMOXICILINA – PARA QUE SERVE

sinusiteA amoxicilina é muito recomendada contra bactérias dos seguintes gêneros:

  • Salmonella;
  • Helicobacter;
  • Moraxella;
  • Coli;
  • Shigellae;
  • Streptococcus;
  • Enterococcus;
  • Haemoplhilus;

Além dos tipos de infecções já citadas, a amoxicilina pode ser administrada também no trato de doenças como, por exemplo, a Cistite, a faringite e a gastrite por Helicobacter Pylori.

No tratamento da pneumonia, a amoxicilina com clavulanato é utilizada com frequência bem como no combate a infecções de pele causada por picadas de insetos.

 

Indicações para o uso pediátrico

Não há contraindicação ao uso da amoxicilina por crianças. No entanto, sua administração deve ser feita somente através de orientação médica. Consulte um pediatra antes de tudo. Somente o profissional poderá ajustar a dosagem à necessidade do paciente.

amoxicilinaO que observamos comumente é que crianças de até 3 anos de idade podem ingerir 125 mg ou 2,5 ml a cada 8 horas e as crianças com idade entre 3 e 12 anos podem fazer uso de 250 mg ou 5 ml do medicamento também a cada 8 horas, limitado a duas vezes por dia mas se o peso da criança ultrapassar 40 Kg, a amoxicilina poderá ser utilizada na mesma dosagem prescrita para adultos.  Ainda, devido à facilidade de administração, é indicado o uso do pó oral para crianças.

Abaixo, ilustramos na tabela o uso do medicamento conforme orientação médica:

Peso Idade Aproximada ml/dia ou mg/dia Quantidade/dia
13- 21 kg 6 anos 5,0 ml ou 200mg Duas vezes ao dia
22-40 kg 7 – 12 anos 10 ml ou 200 mg Duas vezes ao dia
2 kg 2 meses – 2 anos 0,3 ml ou 0,6 mg Duas vezes ao dia
3 kg 2 meses – 2 anos 0,5 ml ou 0,8 mg Duas vezes ao dia
4 kg 2 meses – 2 anos 0,6 ml ou 1,1 mg Duas vezes ao dia
5 kg 2 meses – 3 anos 0,8 ml ou 1,4 mg Duas vezes ao dia
6 kg 2 meses – 3 anos 0,9 ml ou 1,7 mg Duas vezes ao dia
7 kg 2 – 4 anos 1,4 ml ou 2,5 mg Duas vezes ao dia
8 kg 2- 4 anos 1,3 ml ou 2,3 mg Duas vezes ao dia

 

 

O preço da amoxicilina pode variar de acordo com a fórmula e o laboratório de fabricação. Em geral, não é um medicamento muito caro seja com clavulanato ou sem clavulanato.

tomar-amoxicilinaO preço costuma variar entre R$ 7,00 e R$ 78,00 e a amoxicilina pode ser encontrada em caixas com 15, 21 ou 30 comprimidos.

É importante lembrar que o medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, em local seco e fora do alcance das crianças.

Para maiores informações, leia a bula do medicamento ou consulte um farmacêutico ou medico. Não faça uso de medicamentos por conta própria.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.