Dicas de Beleza Doenças Dor de

Olho de peixe: Causas, sintomas, remédios e outras informações

verruga-viralCaracterizada por ter um ponto negro no centro, olho de peixe é um tipo de verruga que é bastante comum na sola dos pés e que é também conhecida por algumas pessoas, como cravo. Causado pelo vírus do papiloma, o olho de peixe pode também sair em partes do corpo como as mãos e pode ser tratada de forma simples pelo próprio paciente e é um tipo de verruga viral.

Mas o que é exatamente olho de peixe?

A verruga olho de peixe é uma verruga viral, transmitida pelo papilomavirus dos tipos 1, 4 e 6 quando em contato com cortes na pele. Por essa razão é tão comum nos pés, onde também são comuns as rachaduras, fissuras e lesões. Como se trata de um vírus, o contato em qualquer outra parte do corpo, faz com que o olho de peixe seja possível criando raízes profundas que resultam em verrugas.

verruga-olho-de-peixeAs características desse tipo de verruga são: rugosas, rígidas e carnudas, e isso é o que faz com que elas sejam dolorosas e causem desconforto ao caminhar. Não há necessidade de um relatório médico para saber que você está com uma verruga viral, mas é evidente que em alguns casos, somente com procedimento cirúrgico se pode remove-la. Tratar corretamente às verrugas virais é muito importante para evitar desconfortos relacionados às mesmas.

Sintomas que as verrugas vão causar

O principal sintoma, que na verdade é a principal característica do olho de peixe, é o aparecimento de pontos pretos em uma verruga. Esses pontinhos, são vasos sanguíneos, a verruga pode ter uma cor um pouco amarelada e ser acompanhada de dor. Pode surgir uma ou mais verrugas.

Para alívio de quem tem, embora devem ser cuidadas, a verruga olho de peixe não tem relação com células cancerígenas, o que não dispensa atenção.

Causas do Olho de Peixe

verrugasA causa principal é o contato é o contato direto com o vírus, que é altamente contagioso. O contato da pele com alguém que está infectado, com algum objeto que tenha sido contaminado. Se a pele estiver com alguma ferida aberta, esse contágio pode acontecer com uma facilidade ainda maior.

Não há uma idade determinada para se ter o problema. Qualquer pessoa e de qualquer idade estão sujeitas a se contagiar e ter problemas com as verrugas virais, já que o vírus é altamente contagioso. Milhões de pessoas já tiveram ou ainda têm o problema, que é mais comum em jovens entre os 12 e 16 anos.

Como tratar?

pedra-pomesAs verrugas em grande parte não precisam de cuidados muito especiais para serem curadas. As verrugas somem naturalmente dentro de um ano. Mas cada caso é um caso e em alguns deles, a verruga viral é tratada com o uso de alguns medicamentos de uso externo. Os casos cirúrgicos para remoção do olho de peixe, acontecem, caso a raiz esteja profunda. Neste caso, o paciente recebe uma anestesia local e o processo é então sem dor e realizado em uma clínica ou consultório médico. Quando o paciente tem o olho de peixe nas mãos, o processo cirúrgico é quase inevitável.

Os tratamentos com medicamentos são geralmente feitos com o uso de ácidos salicílico, nítrico ou tricoloacético. Esses ácidos são responsáveis por esfoliar sem ferir a pele, contudo removendo camadas superficiais.

Tratamento caseiro

esfoliar-sem-ferir-a-peleComo sabemos, as verrugas não são causadas por um vírus considerado grave, ao contrário disso, ele não causa tantos danos, e por essa razão pode ser tratado com facilidade e até com remédios caseiros.

A esfoliação é um dos métodos mais utilizados para acabar com as verrugas. Deixar o pé ou a mão de molho, para amolecer a pele e lixar, utilizando uma pedra-pomes retirando o excesso de pele é o método mais utilizado e claro, é funcional. Mas atenção! Não exceda e lixe até sentir dor, você pode causar feridas, infeccionar e ainda propagar o vírus para outras partes do corpo.

Após fazer esta esfoliação, você deve cuidar da hidratação da pele, utilize cremes especiais para os pés e coloque meias em seguidas para proteger. Buscar um dermatologista é também uma ótima saída. Este especialista poderá recomendar os medicamentos e procedimentos adequados para você exterminar o olho de peixe de vez.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.