Vitaminas

Os benefícios de comer uma maçã por dia

Conhecida como “fruto do pecado” pela história bíblica de Adão e Eva. No entanto, a maçã tem mil e uma propriedades. Gostaria de saber quais são os benefícios de comer uma dessas delícias naturais por dia? Descubra neste artigo.

comer-uma-maçã-por-diaUm estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos afirma que comer uma maçã por dia é bom para o nosso organismo e previne muitas doenças. No entanto, a consulta com o profissional da saúde, não pode ser removida de nossas agendas. Para chegar a esta conclusão foi realizado um experimento com inúmeras pessoas, que comiam uma maçã diariamente. O consumo de maçãs não esteve relacionado com outros marcadores, como, por exemplo, a quantidade de visitas anuais ao médico.

Outra das conclusões, foi a de que aqueles que comiam uma maçã por dia eram menos propensos a fumar e tinham níveis mais altos de educação e inteligência. Consumir esta fruta pode ser um sinal de um estilo de vida mais saudável. Isso se deve ao fato de que a maçã é uma boa fonte de vitamina C, fibra solúvel e flavonóides.

A maça pode ser servida como sobremesa, no café da manhã, como um complemento no meio da manhã, quando sentimos ansiedade ou a fome, antes de dormir ou antes de praticar esportes. Não fornece quantidades significativas de calorias ou açúcares e pode ser consumido por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Benefícios da maçã

Existem várias razões para comer uma maçã por dia:

  • alimento-saudávelHidrata nosso corpo pelo seu alto conteúdo de água (cerca de 80% de sua composição).
  • É diurética, reduz o acúmulo de líquidos, cãibras nos membros inferiores (pernas e pés) e pressão arterial elevada, devido a sua grande quantidade de potássio.
  • Entre as vitaminas, conta com as do grupo E, conhecidas por serem fortes antioxidantes.
  • Ao contar com fibras solúveis e insolúveis, pode ser empregada tanto em pessoas com prisão de ventre como com diarreia. No primeiro caso, é preciso consumi-la crua e com casca, e no segundo, assada ou em forma de compota.
  • A casca da maçã tem pectina, que protege a mucosa intestinal. Se a lavar bem, você não terá que retirar a casca para desfrutar de todos os benefícios a nível digestivo. Além disso, vários estudos revelam que a pectina tem um papel decisivo para evitar certos tipos de câncer como, por exemplo, o de cólon.

Os componentes da maçã

propriedades-da-maçãO segredo da maçã e seus benefícios está em substâncias fitoquímicas que, além de prevenir o câncer, como já se indicou, ajudam a reduzir os níveis de açúcar e gorduras no sangue. Portanto, é aconselhável que os diabéticos e pessoas com colesterol consumam, pelo menos, duas maçãs por dia. Esta fruta permite depurar e limpar o sangue.

Um dos fitoquímicos da maçã é a quercetina, que permite evitar os problemas cardiovasculares, doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide, asma e até as contraturas musculares.

A maçã tem ácidos que ajudam a digerir melhor as gorduras que consumimos. Por isso, aconselha-se comer esta fruta como sobremesa, depois de uma ingestão copiosa. Além disso, não permite que a glicose aumente rapidamente após as refeições.

O que muda com a maçã?

maçãA maçã é uma fruta perfeita para as pessoas que estão fazendo dieta ou que sofrem de algum transtorno de ansiedade por comida. Isto porque a maçã satisfaz nosso apetite e evita que comamos mais. Você pode ingerir a quantidade que quiser ao dia, sem restrição, já que o ajudará a perder peso e se sentir com mais energia (mas que não seja a sua única alimentação durante o dia todo).

A maçã aumenta as capacidades cognitivas, por sua contribuição de açúcares benéficos para o cérebro. Pode-se dizer que comer uma fruta antes de ir para as aulas ou estudar para um exame, é como o espinafre de Popeye. As capacidades mentais aumentarão, seremos mais produtivos, lembraremos mais dados e podemos render mais em qualquer âmbito.

Como escolher a maça na hora de comprar?

comer-maçãSe tivermos que escolher uma maçã mais saudável ou benéfica, sem dúvidas, a vermelha é a que ganha o primeiro lugar em nossos olhos. Isso não quer dizer que as outras não sejam boas para a nossa saúde, mas é que a cor avermelhada significa que tem mais quantidade de antioxidantes.

Por ser de fácil transporte, você pode comer uma maça em qualquer lugar, o que a transforma em um alimento saudável, prático e ideal para levar a escola, ao escritório, à praia, ao piquenique, a escola, ou onde quer que vamos.

Você ainda tem dúvidas sobre os benefícios da maçã? Corra logo ao mercado mais próximo e compre para você e sua familia e esqueça de lavála bem antes consumir!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.