Vitaminas

Os grandes benefícios de se consumir melancia

melanciaA melancia é uma fruta fresca e sempre apetitosa, que explode em agradável doçura em nossa boca. É muito possível que não conheçamos todas as suas incríveis propriedades, ou que não saibamos o quanto os especialistas em nutrição indicam o seu uso, considerando a melancia como “a fruta que é boa para tudo

Estudos recentes afirmam que é perfeita para pessoas que sofrem com estados de fadiga ou fraqueza, e que a suas propriedades são ideais quando nos doem os músculos e até mesmo para se recuperar depois de um grande esforço físico ou de praticar esporte. Este é um alimento ideal para incluir em sua dieta diária, não é boa somente para a saúde, mas é refrescante e saborosa, o que muito nos ajuda nos dias quentes. Quer conhecer todos os seus benefícios? Neste artigo você vai abordar uma deliciosa leitura sobre os benefícios da melancia e de brinde vai conhecer algumas simples e originais receitas.

Além de ser um ótimo diurético, a melancia é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais que são muito benéficos para o coração e para evitar o aparecimento de doenças.

Propriedades nutricionais da melancia

propriedades-da-melanciaA melancia é a fruta que mais contém água dentre as demais, quase 93%, e é comum o eu uso em dietas para perder peso. É certo, sim, mas tem outros muitos princípios que a tornam adequada para muitas mais coisas. Contém vitaminas, minerais, hidratos de carbono… basta que você veja este exemplo simples:

Em cada 100 gramas de melancia que você consome, você terá os seguintes nutrientes:

  • 89 mg de potássio.
  • 11 mg de magnésio.
  • 4,6 gramas de hidratos de carbono.
  • 0,5 gramas de fibra.
  • 20, 5 kcal.

Além de ácido fólico, pró-vitamina A.

Benefícios da melancia para a saúde

Devido ao seu baixo teor calórico, e a grande composição de água, a melancia é um dos melhores diuréticos naturais e beneficia a nossa saúde em vários aspectos.

  1. beneficios-da-melanciaBenefícios para o coração – Sua composição à base de L-citrulina nos ajuda a relaxar os vasos capilares, e não só isso, metaboliza a arginina, o que é muito positivo para o coração e hipertensão.
  2. Para aliviar a fadiga muscular – Quando fazemos um esforço, praticamos um esporte ou acabamos uma longa jornada de trabalho, nossos músculos armazenam ácido lático e amônia. A composição da melancia rica em L-citrulina, é perfeita para que os músculos se relaxem adquiram energia. É ideal tomar o suco natural de melancia após fazer um esforço. Além disso, o seu conteúdo rico em potássio, reforça o sistema muscular e nervoso.
  3. Efeito antioxidante – Basta ver o atrativo, que é a cor vermelha da melancia, para saber que ela contém um alto nível de antioxidantes, ideais para evitar o envelhecimento e manter em estado ótimo, nossos tecidos.
  4. Propriedades depurativas – Seu alto conteúdo em fibra é ideal para eliminar elementos tóxicos para o nosso organismo e para limpar os intestinos. Não deixe de experimentá-lo.
  5. Para melhorar a vida sexual – Pode parecer surpreendente, mas a melancia promove a correta circulação do sangue em todas as partes do corpo, relaxa os vasos sanguíneos e é ideal para a disfunção erétil.
  6. Antirreumática – A melancia possui vários minerais alcalinos que a tornam muito apropriada para pacientes com problemas reumáticos.
  7. Efeito laxante – Não podia faltar, graças às suas propriedades e à sua composição enriquecida com fibras, tornam-na ideal para aqueles momentos em que estamos incomodados pelo irritante prisão de ventre.
  8. Previne o câncer Graças ao licopoteno, a melancia pode nos proteger contra certos tipos de câncer, além de outras doenças cardiovasculares. De fato, existem também muitos estudos que confirmam esta ideia, mesmo que previne a cegueira em idosos, devido às suas propriedades, para evitar a degeneração macular.

Receitas com melancia

A seguir, três receitas simples que você pode fazer com melancia para conseguir que suas sobremesas sejam ainda mais atraentes. Devo advertê-lo que, se você é diabético não é recomendável que consuma melancia, devido ao seu alto teor em açúcar.

Melancia com hortelã

melancia-com-hortelãIngredientes:

  • -300 ml de suco de melancia
  • -8 fatias finas de melancia
  • -150 ml de creme de leite para montar
  • -5 folhas de gelatina sem sabor
  • -folhas de hortelã.

Pegue o suco de melancia e aqueça-o um pouco, não muito. Mergulhe as folhas de gelatina em água fria e introduza-as no suco quente para que se vão se dissolvendo. Pique as folhas de hortelã e misture: o creme de leite, o suco de melancia com gelatina e a hortelã. Coloque o líquido em copos e deixe esfriar e frutificação. Para sair basta colocar um pouco de calor no copo para que saiam em perfeito estado. Você vai ver como é irresistível!

Pequenos pedaços de melancia com chá branco e melão

Ingredientes:

  • receitas-com-melancia-4 envelopes de chá branco
  • -Melancia
  • -¼ De melão

Prepare uma infusão de chá branco. Corte em quadradinhos a melancia e em triângulos o melão. Usando a criatividade, coloque no espeto e depois os leva ao interior das xícara de chá frio.  Hummm… Delicioso!!!

Suco de melancia com licor de laranja

Ingredientes:

  • -600 gr de melancia.
  • -Meio melão
  • -9 morangos.
  • -5 uvas passas grandes
  • -1 copo de licor de laranja.

Corte em quadradinhos o melão e mergulhe no licor para depois, deixe descansar  por 20 minutos. Coloque em cada pedaço de espeto 2 morangos, 1 passa e 1 quadrado de melão. Remova as sementes da melancia e corte-as em pedaços para depois passá-la pelo liquidificador. Quando estiver bem batida, leve a melancia, durante meia hora na geladeira. Por último, servido em copos de suco de melancia com os espetinhos de melão e morangos, fica simplesmente delicioso e saudável.

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