Remedios

Pílula do dia Seguinte – Principais dúvidas, como funciona e efeitos

contraceptivo-de-emergênciaA pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de urgência  utilizado para evitar a gravidez indesejada. Quando falamos desta pílula, estamos nos referindo a um medicamento composto por altas doses de hormônios feminino com a finalidade de  impedir a fecundação. Como qualquer contraceptivo, a pílula do dia seguinte não possui 100% de eficácia, no entanto, o mais viável é prevenir-se de forma a não precisar fazer o uso da mesma, mas não havendo outra alternativa, ela deve ser ingerida em até 72 horas após a relação sexual desprotegida.

O descuido com os contraceptivos, em sua maioria, acontecem nos momentos que antecedem a relação sexual. Homem e mulher, num momento de empolgação, e clima bastante intenso, deixam de lado, cuidados que deveriam ser tomaados. Um desses cuidados, seria o uso de preservativos para evitar doenças e a gravidez indesejada. Após o esquecimento, é preciso ir para a farmácia mais próxima para comprar e tomar a pílula do dia seguinte.

 

Como tomar a pílula do dia seguinte – Passo a passo

Você sabe como tomar a pílula do dia seguinte? Esse é um fator que deve ser considerado e que é imprescindível para que diminuir os riscos de uma possível gravidez ou mesmo dos efeitos colaterais desta medicação rica em hormônios. Se a mulher manteve alguma relação sexual desprotegida, ela deve recorrer aos comprimidos desde que esteja dentro do prazo considerado ideal.

quando-tomar-a-pílula-do-dia-seguinte

Para comprar a pílula do dia seguinte, você não precisa caminhar muito longe. Vá a uma farmácia ou adquira nos postos de saúde, onde é possível adquirir gratuitamente. As caixas do medicamento podem contem uma ou duas cápsulas, sendo que no caso de 2 comprimidos, a paciente deve ingerir o primeiro em até 72 horas após a relação sexual. Para tomar o segundo comprimido, é necessário aguardar por 12 horas e só então fazer a ingestão. Se o medicamento for de dose única, você deve se cuidar para toma-lo em no máximo 24 horas após a relação sexual sem proteção.

Você sabe como tomar a pílula do Dia Seguinte?

Para fazer o uso da pílula do sai seguinte, você deve estar atenta aos prazos orientados descritos na bula. Este cumprimento é importante para que você possa contar com  a eficácia da pílula. É importante lembrar que quanto mais tarde você tomar o medicamento, menos eficiente ele será, portanto vá o quanto antes, lembrando do prazo máximo das 72 horas.

Uma pergunta muito comum é: Pílula do dia seguinte Funciona? Posso engravidar mesmo tomando? A resposta para a primeira pergunta, é sim. A pílula do dia seguinte funciona. A eficácia é muito grande, porém se tomada em tempo muito tardio, você pode engravidar, e aí está a resposta para a segunda resposta.

Todos os preservativos funcionam, contudo não há algum que seja 100% eficaz.

No caso da pílula do dia seguinte, a eficácia é de até 95%  dependendo do medicamento ingerido já nas primeiras horas após o ato sexual. No segundo dia a eficácia cai para 85%, diminuido consecutivamente de acordo com o passar das horas.

A pílula do dia seguinte só pode ser utilizada uma vez no mês. Se utilizada outras vezes em períodos curtos, ela pode perder a garantia de eficácia, podendo permitir que você não evitar uma gravidez indesejada.

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo para uso exclusivamente de emergência e não é recomendado que ela seja utilizada frequentemente como os demais métodos preservativos convencionais. Me refiro aos anticoncepcionais ou a camisinha.

Além da Pílula do dia seguinte, que é a última opção, existem outros métodos contraceptivos como o Diu, diafragma,  laqueadura ou remoção do útero. Em uma boa conversa com o seu médico ginecologista, poderá ficar definido qual é o melhor método para atender as suas necessidades, de acordos com as suas condições. Grande parte dos métodos indicados, não possuem efeitos sobre a fertilidade de mulher. As vezes, somente calcular o seu período fértil é suficiente para saber o melhor dia correto para manter relações sexuais, lembrando que as relações protegidas, são sempre mais recomendadas.

 

Quando usar a pílula do dia seguinte?

Pílula-do-dia-seguinte

Embora não seja o mais viável, a pílula do dia seguinte é considerada por grande parte das mulheres como a pílula dos milagres. É importante lembrar quem não há problema em utilizar esse método para evitar uma gravidez, contudo, não se pode fazer deste uso, hábito constante, porque isso pode se tornar prejudicial à saúde da mulher, alem de aumentar as chances engravidar indesejadamente.

A melhor forma de prevenir à gravidez é se utilizando os métodos mais seguros que são a  camisinha feminina e a camisinha masculina, que além de evitar a gravidez, ainda protege contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), lembrando que os métodos contraceptivos normais, apenas previnem a gravidez.

 

Tome a pílula do dia seguinte nas seguintes situações:

  • Se a camisinha estourar
  • Se a pílula anticoncepcional não foi tomada regularmente, havendo esquecimento de mais de um dia.
  • Ao parar de tomar o anticoncepcional.
  • Se houve uma relação desprotegida, durante o período fértil, não fazendo o uso de outros contraceptivos orais.

quando-tomar-o-contraceptivoO uso da pílula do sai seguinte deve ser feito de maneira responsável, sem que se torne hábito, lembrando que a pílula pode apresentar efeitos colaterais e perder parte da sua eficácia com o uso contínuo, isso, devido a ingestão de hormônios em excesso.

Confira abaixo, alguns dos efeitos colaterais, que a pílula pode causar, se usada em excesso:

  • Irregularidade no ciclo menstrual
  • Náuseas e vômito
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Dor nos músculos
  • Dores nas costas
  • Cólicas
  • Dor nos seios
  • Ansiedade

Além dos efeitos citados, os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte podem e assemelham aos primeiros sintomas da gravidez, o que aumenta a preocupação e ansiedade, tirando o sono das mulheres.

 

Onde encontrar e quais os nomes desse medicamento?

Encontrar a pílula do dia seguinte é fácil, uma vez que ela é comercializada em todas as farmácias, e são também encontradas em farmácias populares e em alguns postos de saúde.  Elas são compostas por uma substância marcas-mais-vendidasconhecida como levonorgestrel. Os nomes mais vistos nos dias atuais são:

  • Postinor-2
  • Pozato
  • Diad,
  • Minipil2-Post,
  • Poslov

 

Quais são os tipos de pílulas do dia seguinte?

Existem tipos diferentes de pílulas do dia seguinte, sendo algumas, compostas por progesterona, neste cado, a medicação é composta por apenas uma cápsula que você ingere no menor tempo possível após a relação. As marcas mais vendidas desse tipo são:

  • Neodia,
  • Postinor
  • Uno
  • Prozato Uni

Os demais tipos dessa medicação, são compostos por levonorgestrel e estrogênio, e devem ser tomadas com onde-encontrar-a-pílula-do-dia-seguinteintervalo de 12 horas, sendo o primeiro no menor tempo possível, limitando-se ao máximo 72 horas. As marcas mais vendidas desse tipo são:

  • Levonorgestrel,
  • Pilem,
  • Diad
  • Norlevo

Para comprar as pílulas, não existe nenhuma burocracia e também não há a necessidade de uma receita médica. Como dito anteriormente, elas também podem ser encontradas em alguns postos de saúde. No geral, elas possuem um custo benefício rasoável, podendo o preço variar entre R$20,00 e R$ 30,00.

 

Como é a reação da pílula do dia seguinte no organismo?

ovulaçãoHá três formas como a pílula funciona no organismo, , que variam conforme a o estágio do ciclo menstrual da mulher:

  1. Se a pílula for ingerida após a ovulação – Neste caso, a pílula impedirá a implementação do óvulo fecundado, e assim, ela evitará que se inicie uma gestação.
  2. Se a pílula for ingerida antes da ovulação – Ela irá agir de forma a retardar a ovulação, assim não haverá possibilidade dos espermatozóides conseguirem fecundar.
  3. Ingerir a pílula em um momento qualquer – O Efeito da pílula será perceptível através da viscosidade do muco vaginal, o que dificulta a passagem do espermatozóide.

 

Tomei pílula do dia seguinte e não menstruei. E agora?

causas-do-atraso-menstrualTomei-pílula-do-dia-seguinte-não-menstruei, essa é uma dúvida comum em mulheres que passaram por situação de risco e precisaram se submeter ao uso dessa cápsula contraceptiva. A ausência de menstruação é um dos efeitos colaterais da pílula, que acontece como consequência da carga hormonal muito grande no organismo. Dependendo do quadro clínico da mulher, o ciclo menstrual pode demorar em torno de dois meses para voltar ao estado normal.

Antes de tomar a pílula do dia seguinte, a mulher deve estar consciente de que este é um medicamento com altas dosagens de hormônios, eficaz para evitar contra possibilidade de uma gravidez inesperada. Essa é uma pílula que deve ser tomada apenas em situações de emergência.

 

Se você já toma o anticoncepcional, pode continuar a tomar anticoncepcional normalmente?

Se você precisou fazer o uso emergencial da pílula do dia seguinte, e faz o uso do anticoncepcional comum, você não deve parar de tomar os comprimidos, ao contrário disso, você deve tomá-los até que encerre a cartela. A pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo e somente fará efeito para uma ocasião específica, ou seja, as chances de gravidez nas próximas relações sexuais desprotegidas continuarão existindo.

Pílula do dia seguinte gera dificuldades para engravidar?


Negativo. Não há estudos que confirmam que a pílula do dia seguinte interfira, causando dificuldades para engravidar. É claro que o seu alto teor hormonal, pode sim gerar problemas na fertilidade, mas isso só acontecerá, se você fizer o Essa afirmação não é comprovada cientificamente, o que se sabe é que utilizar de granduso constante do medicamento, o que não é recomendado.

O mesmo acontece com todos os anticoncepcionais de via oral, por isso, ao tomar a decisão de engravidar, a mulher, ou o casal deve comunicar ao médico ginecologista, para que todo o organismo seja preparado de forma segura.

Eficácia da pílula do dia seguinte

A gravidez precisa de algumas situações para que realmente aconteça. Deve ser levado em consideração, o período fértil da mulher, bem como situações como ciclo menstrual, que em algumas, não é regular e dificulta o cáculo do dia fértil. Além do período fértil, as condições emocionais também podem interferir para que a gravidez não aconteça.

Pílula do dia seguinte é abortiva? Não. A pílula do dia seguinte não é abortiva, esse é o motivo pelo qual, ela pode ser comercializada normalmente em farmácias sem necessidade de receita ou prescrição médica. A ingestão deve ser feita dentro das 72 horas, onde ainda não gerou a gravidez em si. A pílula do dia seguinte age antes que a gravidez aconteça, impedindo que o espermatozoide fecunde o óvulo, eliminando as condições de uma gravidez. A dica neste caso, é em caso de suspeita de gravidez, não faça o uso desse medicamento.

 

Vantagens e Desvantagens da pílula do dia seguinte?

 Vantagens:

  • Custo benefício bom
  • Acesso rápido, sem burocracias, em farmacias e postos de saúde
  • Não é necessário prescrição médica
  • Evita a gravidez não planejada

Desvantagens:

  • uso-de-anticoncepcionaisA pílula anticoncepcional do dia seguinte, tem os níveis de hormônios muito superior aos anticoncepcionais normais. Um ou dois comprimidos, dependendo do tipo, contém o equivalente a uma cartela inteira de anticoncepcional.
  • Pode causar o descontrole ciclo hormonal na mulher o que interfere nos cálculos do dia fértil e o uso das tabelinhas.
  • Não deve ser utilizada com frequencia. Para se ter ideia, se usada mais de três vezes ao ano, ela pode aumentar os riscos de câncer de mama, trombose e embolia pulmonar
  • Alguns efeitos colaterais podem surgir com o uso desse medicamento. Alguns desses efeitos colaterais são: enjôo, sangramento, cólicas, diarréia e dor de cabeça. Além de reações externas como: pele mais oleosa consequentemente, o aparecimento de espinhas e também aumento de peso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Maria diz:

    Posso usar injeção com pílula do dia seguinte? Os ativos são acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol. Pesquisei nesse site http://cyclofemina.com.br que tem informações da bula mas não achei sobre esse assunto . valeu

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.