Beleza

Porque surgiram as unhas decoradas?

história-dos-esmaltesComo tudo tem uma história para contar, não é diferente com o esmalte, ou melhor, com a decoração das unhas. Temos como base, os antepassados que não tinham produtos tão evoluídos, e utilizavam de forma artesanal, a matéria prima que tinham, para fabricarem as tintas para serem usadas nas unhas, no qual as misturas davam  vida às cores proporcionando beleza e elegância para as mulheres daquela época.

Bom, segundo alguns especialistas, a criação da unha decorada se deu em 5000 AC na índia, onde as mulheres tingiam as pontas das unhas com renna.

esmaltes-antigosJá os chineses, a 3000 AC para fabricação dos esmaltes usavam uma base em verniz de goma- arábica, cera de abelha, gelatina e ovos brancos, tinturas vegetais, utilizavam orquídea esmagada e pétalas de rosa resultando em uma coloração, onde a tonalidade variava do rosa ao vermelho, para que o resultado desse certo,  era aplicado por várias vezes nas unhas até chegar à pigmentação adequada.

No decorrer dos anos entre 1880 e 1900 as manicures eram mais populares na era vitoriana. Elas faziam o pigmento com tonalidade clara, de óleo vermelho e utilizavam também suco de limão ou vinagre para iluminar as pontas das unhas.

Em 1985, enfim, foi lançado o primeiro esmalte, como os de hoje em dia, em tom rosado aplicava-se somente no meio das unhas, deixando a meia lua e aponta sem nada. Na década de 70 a época das discotecas surgiram os esmaltes sintéticos, que eram passados sobre as unhas longas. Em 1980 os esmaltes sintético foram aposentados e sendo substituídos pelo esmalte de fibra.

primeiro-esmalteOs brilhos também faziam parte daquela época nos anos 90 principalmente eram utilizadas, pedras preciosas e outros acessórios também passaram a ser utilizados na decoração das unhas no fim da época do estilo gótico. As unhas pretas também foram tendência trouxe minimalistas cores tradicionais como vermelho, nudes, e rosas de volta.

Lembrando que, antigamente o uso da pintura nas unhas se davam de acordo com a classe social, ou seja, não era acessível a qualquer pessoa, sendo levado para o mercado com preço barato para que todas as mulheres pudessem comprar e brilhar.

Hoje no século XXI foram desenvolvidos vários tipos de esmaltes com textura fria, brilhos e com acabamentos perfeitos para as unhas. Possibilitando a realização de um trabalho perfeito com efeitos maravilhosos dando perfeição e vida para as decorações das unhas, fazendo com as manicures utilizem suas criações de forma que elaborassem muito mais além da imaginação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.