Remedios Para

Propriedades culinárias e terapêuticas do Gengibre

propriedades-do-gengibreGraças às suas propriedades termogênicas, o gengibre pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação. Seus benefícios antibióticos e anti-inflamatórios também são muito benéficos para o nosso organismo. Descoberto, cerca de 3000 anos atrás, seus primeiros cultivos apareceram no sudeste asiático e foi levado para a comercialização até a Ásia Central. Ainda hoje somos gratos aos descobridores desta raiz que é tão benéfica a nossa saúde. Os melhores cultivos da planta encontram-se no Caribe, mais especificamente na Jamaica.

A planta do Gengibre

O Gengibre que consumimos é o caule raiz subterrânea de uma planta da família das cingiberáceas, com longas folhas estreitas e pequenas flores violetas ou amarelas. Pode atingir cerca de um metro de altura, ou algo mais quando é cultivada nas encostas das montanhas. Seu caule noduloso no qual vão brotando as raízes que usamos como tempero, alimento ou remédio medicinal. Para poder usá-lo, você deve esperar ao menos seis meses desde o seu plantio. Uma vez extraído da terra, a planta deve ser bem lavada e seca, processo que pode durar vários dias. gengibre-plantaDesta forma resistirá guardado à temperatura ambiente durante vários meses.

Quanto à sua composição nutricional conta com uma variedade de ácidos, como:

  • O ácido linoléico,
  • O ácido ascórbico
  • Oácido glutâmico, além de
  • fibras,
  • aminoácidos,
  • óleos essenciais
  • vários minerais como o alumínio, fósforo, cobalto, zinco e manganês.

Uso culinário do Gengibre

São muitas as maneiras de consumir Gengibre. Ele pode ser usado como ingrediente para fazer doces, temperos em refeições preparadas ou infusão de rizoma. Também incluir pequenos bocados em sucos ou vitaminas de frutas e vegetais é uma boa opção para aproveitar todas as suas propriedades.

As diferentes apresentações do gengibre são o rizoma (caule-raiz) fresco da planta ou em pó seco, também se pode encontrar em infusão, tintura, óleo essencial e cápsulas. Combina muito bem com linhaça, cedro, rosa, rosa, arnica, ulmária, caiena, aloe, pasiflora, alecrim, aveia, néroli, alho e limão tanto para chás de ervas como tempero. Além disso, o tempero é usado na arte culinária, por ter a propriedade de potencializar sabores. Embora às vezes a cozinha asiática utiliza-o para o contrário, disfarçar sabores fortes de alguns frutos do mar ou carnes por exemplo. Em todo o caso, são muito variadas as propriedades culinárias que tem.

biscoito-de-gengibreSão muitas os molhos e temperos na cozinha oriental, que se preparam com esta planta aromática fresca, tanto para a preparação de carnes, peixes, arroz e outros pratos típicos. Em contrapartida na cozinha ocidental se baseia o seu uso principalmente no caule-raiz seco pulverizado, dando aos pratos certo ponto picante e um novo aroma.

Biscoitos de Gengibre

Facilmente encontramos como ingrediente em bolos, biscoitos, sobremesas de frutas, sorbetes, sorvetes, etc. Por sua característica de gerar calor, é muito usada para fazer receitas típicas como biscoitos de gengibre. Há muitas receitas para desfrutar dessa deliciosa raiz.

Uso medicinal do Gengibre

O Gengibre tem sido muito valorizado, durante séculos, por causa de suas qualidades terapêuticas. É utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda e Tibetana desde a antiguidade para problemas como:

  • Inchaço abdominal,
  • Tosse,
  • Vômito,
  • Diarréia,
  • Reumatismo,
  • Inflamações articulares,
  • Artrite e similares.

Na Europa se comercializava como tônico aromático, protetor hepático e digestivo. O Gengibre tem em sua composição ao menos 12 elementos antivirais. Atualmente os cientistas têm isolado alguns desses componentes para combater o vírus comum da gripe. Em geral, o consumo do Gengibre contra os sintomas do resfriado, ajuda a diminuir a febre, a dor, da tosse e induzindo ao relaxamento. São muitas as utilidades que podem ser dados a este antibiótico natural.

Incrível Antibiótico natural

Um antibiótico é um composto químico que elimina ou inibe o crescimento de micro-organismos ou bactérias que adoecem o corpo. Além de seus benefícios, há que se considerar que o seu uso frequente nos leva a uma adaptação que implica ter que usar cada vez doses maiores, consequentemente, expondo riscos para a nossa saúde.

antibiótico-naturalOs benefícios do Gengibre para a saúde são muito variados e eficientes. Usar antibióticos naturais, atuam de forma que a sua incidência no organismo não tenha nenhum tipo de alergia ou contra-indicação, nem nenhuma sensação de desconforto. São muitos os alimentos que pela sua composição interna e suas propriedades nos levantam às defesas e até acabam com a determinadas doenças.

Alguns antibióticos naturais estão em nossa dieta diária. Por exemplo:

  • O limão,
  • O alho,
  • A cebola,
  • O mel,
  • O açafrão,
  • Gengibre, entre outros.

Só que em caso de doença, devemos aumentar a sua ingestão de forma adequada para combater a agressão.

Receitas utilizando o Gengibre

A seguir, você vai conhecer duas receitas simples de como usar o Gengibre para melhorar a saúde.

  1. Chá de Gengibre

infusão-de-gengibreÉ tão simples como cortar um pedaço pequeno de Gengibre e mergulhá-lo durante um minuto em água quente. Tente tomar em pequenos goles, essa bebida, a cada trinta segundos, pois é muito amargo. Se não lhe incomoda os alimentos amargos, podem ser consumidas diretamente as fatias da proporção de uma colher de chá, sem fazer a infusão. Seus benéficos efeitos serão muito rápido.

  1. Sucos naturais que ajudam a emagrecer

Além de ter um sabor delicioso, tem grandes benefícios para a nossa saúde. Outra forma de consumir gengibre, também muito estimulante e saudável seria, em um preparo com hortelã e a maçã. Os Ingredientes são:

  • 4 maçãs verdes descascadas e sem sementes
  • 1 ramo de aipo
  • 8 folhas de hortelã fresca
  • 90 gramas de Gengibre fresco
  • Stévia, mel natural ou açúcar de cana integral orgânico a gosto.

Você deve cortar o aipo, as maçãs e coloca-las junto com as folhas de hortelã no liquidificador. Adicione um copo de água em que foi dissolvido o açúcar ou o mel e alguns cubos de gelo. Depois de bater tudo servir e guardar na geladeira.

Propriedades Terapêuticas

gengibre-nos-alimentosO Gengibre tem uma longa trajetória como remédio terapêutico, entre outros males, alivia náuseas, problemas de estômago, tonturas, estimula o sistema imunológico contra vírus e bactérias, além de atuar como anti-inflamatório, analgésico entre outras funções.

As propriedades terapêuticas do Gengibre, tanto tradicionais como novas que costumam aproveitar são:

Analgésico e anti-inflamatório para uso externo: é aplicada em forma de compressa para aliviar dores articulares, ciática, reumatismo, sobretudo, quando se precisa de calor, ou seja, a área está com frescor. Se a região da lesão está quente melhor consumir a nível interno. Analgésico e anti-inflamatório para uso interno: tomar cápsulas, comprimidos ou infusão para aliviar dores causadas por artrite e inflamações. Também alivia dores menstruais, dificuldade na mobilidade e dor. Meia colher de chá de pó nas refeições pode ser o suficiente.

Diminui gorduras no sangue, isso é muito benéfico para quem tem o colesterol ou triglicérides elevados. Combate de maneira eficaz, a aterosclerose, além disso tem um pequeno efeito anticoagulante, para isto você deve consumir o gengibre na alimentação, em qualquer de suas formas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.