Remedios Para

Quando você não deve tomar amoxicilina? Principais contraindicações

contraindicações-da-amoxicilinaPertencente à família das penicilinas, a amoxicilina é um antibiótico costumeiramente indicados pelos médicos no combate a algumas bactérias e também no tratamento de infecções não muito graves na garganta e vias respiratórias. Sua venda dá-se somente através da receita médica e sua posologia mais comum é a caixa de 500 mg, sendo administrado 01 comprimido a cada 12 horas. Embora muito utilizado, este é um antibiótico que contém contraindicações que devem ser consideradas.

O Principais tipos deste medicamento

 

Os antibióticos que pertencem à família da penicilina possuem um anel conhecido como beta-lactâmico que pode ser rompido por bactérias de determinados tipos através de uma enzima denominada beta-lactamase o que faz com que os efeitos destes antibióticos sejam amenizados.

amoxicilinaO inibidor da destruição do anel beta-lactâmico chama-se clavulanato ou ácido clavulânico, pois ele impossibilita a beta-lactamase. O resultado disto é um tratamento mais eficaz no combate às infecções.

A amoxicilina é o medicamento mais utilizado no tratamento de infecções graves por bactérias como: infecções urinárias, sinusite aguda além de outras inflamações.

 

Para que é indicado o uso da Amoxicilina

A amoxicilina é muito recomendada contra bactérias dos seguintes gêneros:

  • infecção-urináriaSalmonella;
  • Helicobacter;
  • Moraxella;
  • Coli;
  • Shigellae;
  • Streptococcus;
  • Enterococcus;
  • Haemoplhilus;
  • Gonorrhoea.

 

Além dos tipos de infecções já citadas, a amoxicilina pode ser administrada também no trato de doenças como, por exemplo, a Cistite, a faringite e a gastrite por Helicobacter Pylori.

No tratamento da pneumonia, a amoxicilina com clavulanato é utilizada com frequência bem como no combate a infecções de pele causada por picadas de insetos.

 

Composição da Amoxicilina

leia-a-bulaA seguir, relatamos a composição da amoxicilina considerando 500 mg por cápsula:

  • Estearato de Magnésio;
  • Dióxido de Silício;
  • Celulose Microcristalina;
  • Croscarmelose Sódica;
  • Laurilsulfato de Sódio.

É necessário destacar que antes de iniciar o tratamento é preciso certificar-se de que não possui hipersensibilidade a qualquer uma das substancias discriminadas acima.

Para quem é contra indicado o uso desse antibiótico

Pacientes que possuem alergia a penicilina não devem fazer uso de qualquer tipo de amoxicilina, seja com clavulanato ou sem.

como-tomar-amoxicilinaDoentes renais crônicos precisam estar atentos ao uso da amoxicilina. Verifique com seu médico a necessidade do uso ou mesmo o ajuste da dosagem.

Às gravidas ou mulheres em fase de amamentação não há restrições ao uso. Grande parte do antibiótico é excretada no leite. Aos bebês também não há contraindicação. Contudo, é importante ressaltar, sempre, que a administração do medicamento somente deve ser feita, em qualquer caso, com prescrição médica.

Como já dissemos, àqueles pacientes que tem hipersensibilidade à penicilina, há contraindicação ao uso da amoxicilina.

Antes de fazer uso de qualquer medicamento, é sempre bom ler sua bula. Esta atitude irá auxiliá-lo na administração da dosagem além de agregar conhecimento. Porém, o mais importante é o apoio médico. Todo e qualquer medicamento deve ser usado com orientação médica, por mais “inofensivo” que possa parecer. Doentes renais crônicos devem ter um cuidado redobrado. O uso indiscriminado de certos remédios pode ser fatal.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.