Doenças

 Remédio Natural para a falta de menstruação

ausencia-de-menstruaçãoA amenorreia é a ausência de menstruação, que pode ser fisiológica, isto é, por razões naturais, como a menopausa, ou por questões patológicas, por múltiplas causas. Embora os ginecologistas costumam recomendar a pílula anticoncepcional para regular o ciclo menstrual, podemos experimentar também alguns remédios naturais se costumam ser eficientes para pessoas que sofrem atrasos, mesmo não estando grávidas.

Se estamos seguindo algum tratamento ginecológico, é importante que possamos consultar o nosso médico antes de consumir estes remédios, ainda que naturais, já que podem interagir entre si. Além disso, não prolongaremos o uso para mais de uma semana. Descubra neste artigo um remédio muito eficaz à base de camomila e da salsa para a falta de menstruação.

Por que sofremos a falta de menstruação?

salsaSe não estamos na fase inicial, ou seja próximas à primeira menstruação, nem na menopausa, e tampouco suspeitamos de gravidez, a falta de menstruação durante vários meses pode estar indicando um problema de saúde que devemos diagnosticar e tratar de forma adequada. Os motivos que justificam a falta de menstruação, podem ser os seguintes:

  • Síndrome do Ovário Policístico (SOP) – Os ovários não produzem óvulos.
  • Disfunção do hipotálamo por um exercício físico excessivo, perda de peso ou por hipertensão arterial.
  • Níveis muito elevados da hormonios.
  • Insuficiência prematura dos ovários, antes da idade da menopausa.
  • Estresse ou trauma emocional.
  • Distúrbios alimentares como a anorexia ou a bulimia.
  • Distúrbios da tireóide.

Tratamento convencional para menstruar normalmente

causas-do-atraso-menstrualO tratamento convencional mais comum para os desarranjos menstruais que prescrevem os ginecologistas, é a pílula anticoncepcional. Contudo, esta opção, mas provoca alguns ciclos regulares, mas não é a solução perfeita para o problema, porque o ideal, é identificar a causa correta que tem causado a falta de menstruação. Uma vez deixemos de tomar a pílula, é possível que as irregularidades voltem. Devemos também considerar que a pílula anticoncepcional provoca outros efeitos secundários em nosso organismo, devemos sempre avaliar bem qualquer tratamento antes mesmo de começar, assim como seus efeitos positivos e negativos para a saúde.

Tratamento natural

Para menstruação irregular e fertilidade, é sempre recomendado o diagnóstico e tratamento médico. Contudo, se você sofre de falta de menstruação por qualquer motivos, como, por exemplo, uma situação de estresse, se você quer experimentar uma alternativa natural antes de começar o tratamento médico, você pode tomar este remédio, que é simples e caseiro a base de camomila e salsa.

A camomila

camomilaA camomila é uma infusão muito comum que tomamos após as refeições para facilitar a digestão. Não obstante, esta planta medicinal esconde muitos outros benefícios para a saúde. Tem propriedades sedativas muito adequadas para quando a amenorréia está relacionada com o stress, e um alto poder anti-inflamatório que também pode ser muito útil dependendo de qual seja a causa do distúrbio.

Há décadas já se tomavam chás de camomila, tanto para a falta do período, como para os muitos transtornos digestivos e nervosos.

A salsa

A salsa é uma planta medicinal que usamos como tempero em nossas receitas, mas que também tem muitas propriedades curativas. Destaca-se por seu conteúdo em vitaminas A, C, ácido fólico e minerais como magnésio, ferro e potássio. No caso da falta de menstruação, a salsa é a planta mais eficaz para estimular o período, graças aos óleos voláteis que contém. Estes, são óleos que melhoram o fluxo sanguíneo para o útero, relaxam e dilatam-se. Deste modo se facilita a saída da menstruação.

Vamos agora ao preparo do chá

chá-de-salsaIngredientes

  • 4 copos de água (1 litro)
  • 3 colheres de sopa de flores de camomila secas (30 g)
  • Um punhado de salsa fresca(cerca de 20 g)

Modo de preparo:

Ferva um litro de água. Quando acontecer a primeira fervura, apague o fogo e adicione as flores de camomila e a salsinha picada. Em seguida cubra o recipiente e deixe repousar a infusão durante 10 minutos. Passado o tempo indicado, se você quiser, pode adoçar a infusão com estévia ou mel de abelha.

Como tomamos isso?

Este chá pode ser tomado dividido em três vezes ao longo do dia:

  1. Em jejum
  2. Durante a manhã
  3. Durante a tarde

Tomar este remédio todos os dias, durante um máximo de 7 dias. Se passado este tempo, se não tiver melhorado o seu ciclo menstrual, recomendamos consultar o ginecologista.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.