Remedios Para

Remédios naturais para fortalecer as cartilagens e os ligamentos

atletasNão só os atletas ou pessoas idosas precisam fortalecer as cartilagens e os ligamentos, mas é certo que são os dois grupos de pessoas que mais sofrem de problemas nessa área, e aclaro, necessitam de cuidados redobrados. Prevenir é sempre melhor do que remediar, por isso, no decorrer deste artigo, você terá acesso à alguns remédios caseiros e algumas recomendações para que os tecidos estejam saudáveis.

Todos nós devemos cuidar das nossas cartilagens e ligamentos. Para isso, existem receitas mágicas para reforçar a saúde de seus tecidos ou podem até mesmo ajudá-lo no caso de você ser surpreendido com uma lesão.

O que saber sobre as cartilagens e os ligamentos

Antes de passar para os remédios e recomendações, seria bom que soubesses um pouco sobre estes tecidos que são muito importantes para o nosso corpo.

As cartilagens são tecidos conjuntivos elásticos que revestem as articulações, e lhes permitem se mover sem problemas. Existem três tipos de cartilagem:

  • Hialino – O tipo mais abundante no organismo
  • Verde – É o tipo que se localiza onde estão inseridos os ligamentos e os tendões
  • Elástico – Está presente na laringe e no ouvido.

Os ligamentos são uma banda de tecido conjuntivo fibroso, sólido e elástico que une os ossos no seio da articulação. Eles permitem os movimentos, mas impedem os deslocamentos forçados que resultam em luxações. Classificam-se em dois:

Os ligamentos articulados – Passam de um osso ao outro, sem perder contato com a estrutura óssea. Por exemplo os ligamentos de ombros e joelhos.

Ligamentos suspensores – São os ligamentos que se mantêm em seu local de origem em determinados órgãos internos como a bexiga e o útero.

Como detectar cartilagens e ligamentos danificados?

Não é necessário ser um atleta para necessitar fortalecer as cartilagens e os ligamentos, e, assim, evitar lesões ou complicações. A área mais comprometida costuma ser a dos joelhos, pois eles suportam todo o nosso peso, mas fique de olho, porque também pode acontecer nos ombros, pulsos ou os calcanhares. Ambos os tecidos podem ser Envelhecimento-precoceafetados por condições diferentes, entre elas:

  • Envelhecimento 
  • Doenças degenerativas (artrite, por exemplo)
  • Obesidade ou excesso de peso
  • Exercício físico em excesso
  • Lesões
  • Movimentos repetitivos
  • Transporte de objetos pesados

Os maiores sintomas de problemas na cartilagem ou nos ligamentos são: dor ao tentar mover a articulação, tensão muscular e inchaço.

Como fortalecer as cartilagens e ligamentos naturalmente

Os seguintes remédios, receitas e alimentos podem servir para reforçar a saúde dos tecidos ou para ajudá-lo no caso de haver uma lesão, e você quiser se recuperar mais rápido.

Iogurte-natural

Iogurte-naturalEste derivado do leite produzido pela fermentação bacteriana do leite (mais precisamente da lactose em ácido láctico) pode ser muito importante em sua alimentação, se você geralmente tem problemas em cartilagens e ligamentos. Este alimento básico para muitas culturas em todo o mundo, contém bactérias benéficas para o nosso organismo e, além disso, proporciona cálcio para melhorar a saúde dos ossos.

Gelatina

Muitas vezes para saber que remédio é eficaz para cada doença é apenas uma questão de comparar sua aparência. No caso de que querermos fortalecer as cartilagens e ligamentos, podemos incluir na nossa dieta aqueles alimentos “viscosos”, como é o caso da gelatina. A gelatina é muito rica em colágeno, o qual se encarrega de reparar tecidos, ossos, tendões, etc., ela traz dez aminoácidos essenciais, não tem gordura nem colesterol. Além alimentos-ricos-em colágenodisso, é possível combinar a gelatina com frutas e há de sabores diferentes, mas sempre é melhor que não contém corantes artificiais. A seguinte receita com gelatina é muito rica, fresca e natural. Anote aí!

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 1 laranja
  • 2 colheres de sopa de gelatina sem sabor
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de mel

Esprema o suco da laranja, esmague a banana, misture o purê de banana com o mel e reserve. Dissolva em água, a gelatina e aqueça em banho maria. Despeje o suco de laranja e misture bem. Coloque em uma forma e leve à geladeira por 20 minutos. Na hora de servir, coloque abaixo o purê de banana com mel e ainda por cima, o cubo de gelatina.

Soja

a-lecitina-de-sojaA lecitina de soja é benéfica para o colesterol, o coração e o cérebro. A soja é comercializada em todo o mundo e tem múltiplas maneiras de uso. As sementes de soja têm uma boa quantidade de proteínas e podem ser consumidas em diversas apresentações: no leite, como farinha, em produtos fermentados. Para aproveitar seus benefícios, recomendamos que seja orgânica.

Urtiga

urtigaO seguinte remédio caseiro serve para fortalecer cartilagens e ligamentos, já que fornece magnésio, potássio, silício e, até clorofila. Todos esses nutrientes desempenham um papel na saúde dos tecidos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de urtiga
  • 4 copos de água
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de mel

Aqueça a água e quando iniciar fervura adicione a urtiga. Deixe ferver durante 15 minutos e retire do fogo. Aguarde por mais 15 minutos, filtre e despeje em uma garrafa de vidro. Leve à geladeira por 1 hora e antes de beber, adicione o suco de limão e o mel. Misture bem e beba frio. Sugestão: Acrescente cubos de gelo

Açafrão e canela

canelaAmbas as especiarias, possuem sabor e aroma característicos. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias que podem servir em caso de inchaço nas articulações, tendões, ligamentos ou cartilagens. Por isso, recomendamos acrescentar uma pitada de qualquer uma das duas especiarias em suas refeições, chás e sobremesas. Não só darão um sabor delicioso, como também irão melhorar a sua saúde.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.