Remedios Para

Remédios naturais para tratar as queimaduras de sol

Embora as queimaduras de pele sejam mais frequentes durante o verão e as férias, algumas pessoas têm a pele muito sensível e não podem estar em contato com os raios UV em qualquer época do ano. Por isso, talvez  o que você queira, é  se lembrar de alguns dos remédios naturais para as queimaduras de sol que são listadas neste artigo para fazer e usar nesta época, em que já começaram os dias mais quentes.

Os tipos de Queimaduras

tipo-de-queimadurasAs queimaduras produzidas pelo sol são lesões de tamanho diferente causadas pela exposição da pele aos raios ultravioletas. Têm características semelhantes às que ocorrem por calor ou fogo. As queimaduras se dividem em três graus:

  1. 1º Grau – Uma mancha cor-de-rosa ou vermelho
  2. 2º Grau – Bolhas
  3. 3º Grau – Morte dos tecidos cutâneos e feridas profundas, especialmente em áreas sensíveis como os lábios.

É muito importante não ficar exposto ao sol, em certas horas do dia, para evitar as queimaduras solares. De todas as maneiras, usar um bom fator de proteção, especialmente se você tem a pele clara. Não curadas, as queimaduras solares podem se transformar em infecções, formar cicatrizes, melanoma e até câncer de pele. A primeira coisa a se fazer, uma vez que ocorre a queimadura, é molhar bem com água fria o máximo de tempo possível. Outra opção é embeber um pano ou tecido leve na água e colocar sobre a área queimada ou deixar que caiam gotas de água na área para refrescar. Quando a área estiver mais fria, você pode aplicar diferentes remédios caseiros que ajudam a aliviar a dor e a cicatrizar mais rapidamente.

Remédios naturais para as queimaduras solares

  • Em um copo coloque o leite bem frio, preferencialmente gelado. Mergulhe um pano ou gaze e aplique na pele queimada, por meia hora. Repetir a cada três horas, aproximadamente.
  • Aplique nas áreas afetadas, uma colher de sopa de iogurte natural. Deixe passar alguns minutos e depois enxágue com água bem fria. Para secar, use uma toalha limpa e coloque para absorver a água, ou deixe que seque naturalmente.
  • queimaduras-de-solMisture ¼ de litro de azeite de oliva extra virgem, com 25 gramas de camomila. Aqueça no banho-maria com o fogo brando, durante uma hora e meia. Em seguida, desligue o fogo, coe e deixe esfriar. Aplique com um algodão sobre a área afetada, de oito em oito horas.
  • Realize uma infusão, com um punhado de folhas de sálvia seca ou fresca por xícara de água. Deixe esfriar e, em seguida, lave a pele queimada.
  • Aplica um pouco de vinagre branco diretamente sobre a pele afetada, deixando agir por uma hora, pelo menos, antes de colocar novamente. Não repita mais de cinco vezes ao dia. Outra alternativa é encher a banheira com água fria e despejar meia xícara de vinagre, antes de mergulhar o corpo.
  • Lave e descasque uma cenoura. Bata no liquidificador e aplique o purê obtido, nas áreas afetadas pelas queimaduras. Cubra com uma gaze e deixe agir por três horas e depois lave com água fria.
  • Encha uma banheira com água fria ou fresca e adicione meia xícara de farinha de aveia, mexendo bem e molhe o corpo durante 20 minutos.
  • Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, em um recipiente com bastante água. Em seguida, mergulha a pele. Repita o procedimento três vezes ao dia. Em vez de secar ao sair do banho, deixe secar naturalmente. Este remédio caseiro para queimaduras serve para aliviar as dores ou desconforto, hidratar as áreas queimadas e se recuperar mais rápido.
  • Bata uma clara de ovo e junte a duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Aplique a mistura sobre a queimadura, cubra com um pano e deixe agir por duas horas. Passado esse tempo, lave com água fria em abundância.Faça quantas vezes for necessário.

Outras opções para aliviar os efeitos das queimaduras na pele

Além das dicas que você recebeu acima, seguem mais algumas receitinhas, que você nem imagina:

Aloe vera

aloe-veraEsprema o sumo de um caule de aloe vera e se aplique diretamente sobre as lesões provocadas pelo sol, entre duas e três vezes ao dia. Você também pode cortar de forma longitudinal, a folhas e aplicar do lado do gel na bolha ou a marca feita pelo sol. Prenda com uma faixa e deixe que a pele absorva por completo. Este é um procedimento que serve para acalmar, cicatrizar e acelerar a regeneração da pele.

Polpa de Melão

melãoCorte um melão pela metade e remova a polpa de uma das metades. Retire as sementes e esmague até formar uma polpa. Se necessário acrescente um pouco de água. Aplique na pele e coloque  uma gaze. Deixe agir por dez minutos e depois enxágue com boa quantidade de água.

Suco de Tomate com Bicarbonato

tomate-com-bicarbonatoMisture uma colher de chá de bicarbonato de sódio e duas colheres de sopa de suco de tomate e aplicar sobre a área afetada. Você também pode cortar fatias de tomate e aplicar diretamente na pele, deixando que seque completamente. Devido a capacidade de absorver o calor da queimadura, o tomate devolve a hidratação em algumas horas.

Outros alimentos que eficientes

Lave um dos seguintes alimentos: Pepino, batata ou maçã. Corte em fatias finas e coloque na geladeira por uma hora. Aplique sobre a área e deixe até secar. A pele absorverá a umidade e o frescor dessas legumes ou frutas. Ferver algumas folhas de repolho ou alface em um litro de água. Desligue o fogo, deixe esfriar e coe. Deixe esfriar e passe o líquido suavemente sobre a pele ferida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.