Remedios Para Sintomas

Ressaca: Quais são os sintomas? Como curar e prevenir?

como-evitar-a-ressacaAh! A ressaca! Quem nunca passou por isso algum dia? A ressaca é uma intoxicação, que resulta em vários sintomas depois que você excede na quantidade de bebida alcoólica. Para metabolizar e absorver o álcool em nosso organismo, alguns órgãos, em especial, o fígado fica sobrecarregado e é impossível não sentir fisicamente as consequências.

Mas afinal, o que é a ressaca? Porque ela acontece? Como evitá-la? E quais são os seus sintomas e tratamento? Essas são as dúvidas mais comuns entre as pessoas e é sobre esse tema que vamos abordar neste artigo.

O que é a ressaca?

Quando bebemos em excesso, nosso organismo passa por um processo de intoxicação. Essa é a mais natural reação do organismo em contato com o álcool. Isso acontece porque para processar o álcool no organismo, o trabalho dos órgão se torna mais difícil, fazendo com que eles trabalhem além do normal.

Quais são os sintomas?

A partir do momento em que o fígado já não consegue fazer o processo de absorção do álcool e você continua tomando, a ressaca será inevitável. Isso pode acontecer se você exceder em um único copo. É como acontece quando você percebe que já está alterado, mas quer tomar uma “saideira”, e essa saideira  pode sim piorar os sintomas-de-ressacasintomas que são:

  • Mal-estar geral;
  • Dor de cabeça forte;
  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Dor nos olhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor de estôgo;
  • Sede;

Os sintomas no geral, acontecem em torno de 6 horas após você parar de beber, após dormir. A intensidade varia de acordo com a quantidade ingerida de álcool e claro, o quanto o seu fígado consegue absorver. Cada pessoa pode reagir de uma forma, umas apresentando todos os sintomas, enquanto outras somente alguns deles.

Como evitar a ressaca?

Para não ter ressaca de nenhuma forma, a única medida é não ingerir bebidas alcoólicas, mas nem sempre optamos por isto. O álcool é capaz de inflamar o estômago, agredindo o fígado e causando as reações de enjoos e vômitos. Algumas medidas te ajudam a amenizar as possibilidades de ressaca:

alimentos-para-ressaca

  1. Comer alimentos integrais – Alimentos como o pão e o arroz integral são importantes para fortalecer o estômago após uma ressaca. Se você vai sair e sabe que vai beber, a dica é se alimentar com alimentos desse tipo, que ajudarão a proteger o seu estômago, causando menos danos e diminuindo as chances de você ter uma ressaca muito forte.
  2. Se hidratar bastante – A água vai atuar no organismo, ajudando na eliminação do álcool através da urina e também hidratando os órgãos. Tomar um copo de água entre cada copo de bebida é uma boa forma de manter-se hidratado e amenizar os sintomas no dia seguinte.
  3. como-curar-ressacaBeber com moderação e com “qualidade” – esta é uma opção para quem não quer deixar de beber, mas que tampouco quer sofrer com a ressaca. Não exceder é a melhor forma, e dentro desta moderação, buscar por produtos autênticos e de qualidade. Existem hoje, principalmente quando se trata de bebidas destiladas, uma grande variedade de bebidas falsificadas.
  4. Priorize o consumo de vitaminas e minerais – Antes de consumir bebidas a base de álcool, alimentar-se com vitaminas é importante para que o organismo fique melhor preparado, já que o álcool desgasta as vitaminas aí existentes. Na ausência das vitaminas, o efeito do álcool será ainda mais rápido e a ressaca mais forte. Alimentos ricos em vitamina B, B6 e B12 são as mais recomendadas. Leite, fígado e queijo são alguns desses alimentos. Os suplementos vitamínicos são facilmente encontrados em farmácias e drogarias.

Antes de finalizar, uma dica muito importante: Se for dirigir não beba. O efeito do álcool pode causar danos irreparáveis.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.