Roacutan é um medicamento que pode causar aborto?
Qualquer medicamento deve ser consumido com o conhecimento de um médico. Esta é uma regra que vale para todas as pessoas, mas em alguns casos se deve uma atenção especial. É o caso de grávidas, lactantes, idosos, crianças e pessoas que fazem o uso de algum medicamento controlado.
Bom, no caso das grávidas se sabe que vários alimentos e medicamentos podem interferir na formação do feto e até provocar o aborto. Neste caso especificamente vamos falar do Roacuan, que é um exemplo de medicamento que provoca aborto.
Embora conte o tempo de uso e quantidade do medicamento consumido, o Roacuan está diretamente ligado à um grande número de abortos.
O que é o Roacutan?
O Roacutan é um medicamento especialmente elaborado para o tratamento mais grave de acne. É utilizado para os casos onde já se tentou de tudo e a acne persiste. Seu principal componente é a isotretinoína, substância proveniente da Vitamina A, que atua na diminuição das glândulas sebáceas.
Antes de indicar o uso deste medicamento, o médico faz uma série de perguntas que não devem ser ignoradas, dentre elas a possibilidade de gravidez, para que a mulher tenha consciência do que estão consumindo. Assim, se são pessoas que estão tentando engravidar, devem esperar o fim do tratamento, para não correr riscos.
Deve a paciente estar ciente, mas em pelo menos 91% dos casos, elas engravidam durante o tratamento, tendo que interromper, e em alguns casos, tendo problemas na gestação. É um número muito alto, mas a maioria dos casos de gravidez durante o tratamento para acne, resultam em abortos.
Que cuidados se deve ter antes de tomar o Roacutan?
Devido aos vários casos de aborto por uso do Roacutan, para iniciar o tratamento, hoje são exigidos alguns procedimentos. A comprovação de que a paciente não está grávida é feita através de exames de sangue. A paciente ainda recebe uma série de informações sobre os riscos que corre caso engravide durante o tratamento, que não se resume apenas no aborto, mas também na má formação do feto.
Seja o primeiro a comentar!