Dor de

Saiba tudo sobre a cirurgia de canal dentário – passo a passo

canal-dentárioRaramente encontraremos alguém que nunca precisou passar por uma cirurgia de canal dentário. Essa é uma cirurgia comum, que acontece, quando o dente está bastante afetado, mas não significa que o paciente irá sentir uma dor extrema, por isso o post de hoje, para tirar essa má impressão que causa medo de fazer o canal.

Para começar, o tratamento de canal é feito na raiz do dente para evitar possíveis infecções. Durante a cirurgia, a polpa que está danificada é removida, o lugar onde ela estava, passa por uma assepsia e em seguida é preenchido por um cimento odontológico. Para finalizar, são feitos os processos de restauração.

Procedimentos antes do tratamento

dor-de-denteEstando afetado o dente, você irá sentir uma dor de dente aguda, isso já é sinal de que o mesmo precisa de uma atenção imediata e você deve procurar o seu dentista para fazer uma avaliação.

Normalmente os dentistas pedem, ou eles próprios tiram um Raio-X do dente, se confirmada a necessidade do canal, ele vai abrir o dente, retirar a cárie da superfície e deixá-lo com um curativo, até que se faça o canal, que pode ser feito em uma ou mais sessões, de acordo com o caso.

Em casos de inflamações, será necessário, o uso de anti-inflamatórios e você só faz o canal depois que tratar a inflamação.

Passo a Passo do Canal Dentário

Na maior parte dos casos, para fazer a cirurgia de canal dentário, são necessárias mais sessões para garantir melhor resultado da intervenção dentária.

ciurgia-de-canal-dentário

  • Retirada da Polpa – É onde a infecção se instala. A polpa está diretamente ligada aos vasos, nervos e sistema conjuntivo. Para este processo é necessário o uso da anestesia local.
  • Tratamento dos canais – Onde estavam as polpas infectadas, se abre um canal, que o dentista precisa fazer uma limpeza para que não fique nenhum vestígio da polpa. O canal é completamente desinfetado e preparado para a colocação do cimento. Podem ser necessárias, várias chapas para a confirmação da total limpeza do canal aberto.
  • Restauração do dente – Normalmente para fazer as etapas anteriores, o paciente precisa de duas sessões e o dente fica então com um curativo até chegar a esta etapa, que é o memento de restaurar e fechar a coroa do dente com a aplicação de resina restauradora.

Como é o período de recuperação

Na primeira sessão, a dor aguda que você sentia, já não mais acontecerá. Neste caso, o cuidado a ser tomado é para evitar a saída do curativo, que está protegendo o dente contra a entrada de bactérias.

A recuperação é rápida e em poucos dias já é possível mastigar normalmente com o dente tratado, contudo, a sensibilidade deste dente irá diminuir e a fragilidade do mesmo é maior.

Média de custo para fazer a cirurgia de canal

Como dito, o tratamento de canal não é mais tão doloroso como se pensava, ou como realmente era há algum tempo atrás, isso porque as intervenções para a realização do mesmo, estão cada dia mais evoluídas. Essa que é uma cirurgia comum em consultórios odontológicos, tem preços que podem variar de acordo com a gravidade, a cidade e até o profissional que fará o trabalho.

Em média, os preços variam entre R$1.200,00 e R$ 1.700,00. Mas como dito, esses valores podem variar de caso para caso.

Diagnóstico precoce e prevenção

remover-as placas-dos-dentesQuem já sentiu a dor de dente, sabe que é uma dor terrível. Quem nunca sentiu, que se previna para que não sinta. Mas qual a melhor maneira de se prevenir? A resposta é muito simples! Estar em dia com a visita ao seu dentista. Diagnosticar uma cárie e tratar, é uma maneira de prevenir-se de um problema maior no dente, que possa necessitar o canal.

Vá ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, faça a limpeza profissional nos dentes para a retirada de placas bacterianas e tártaro, que são difíceis de remover com a escova e o fio dental apenas.

abrir-garrafa-com-os-dentesOutra dica de prevenção é evitar alimentos muito duros com frequência. Pipoca, castanhas, coco, morder gelo, abrir garrafas, morder objetos como lápis e caneta, dentre outras manias que as vezes temos.

A correta higienização bucal é outro ponto essencial para manter a saúde dos dentes, uma boa escovação, o uso do fio dental e de exaguantes bucais, mas claro, não deixe de ler as orientações dos rótulos.

Seguindo corretamente os passos mencionados, você certamente não precisará passar por uma cirurgia de canal dentário, mas se precisar, fique tranquilo, é um procedimento simples, e não tão assustador quanto a maioria pensa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.