Remedios Para

Saúde cerebral? Descubra 6 maus hábitos que podem afetam diretamente o melhor funcionamento do cérebro

saúde-do-cérebroEmbora não percebamos, há certos hábitos que nós não consideramos considerar nocivos, mas que, no entanto, são muito prejudiciais à nossa saúde cerebral. Apesar de ser conscientes da importância da saúde cerebral, muitos ignoram que certos hábitos podem propiciar o seu desgaste, e causar vários distúrbios.

Sabemos que as doenças cognitivas têm relação com os fatores genéticos e com a idade. Algumas práticas diárias também podem influenciar o seu aparecimento. O problema mais uma vez, é que muitos não sabem como cuidar dos órgão e, apesar das recomendações, mantêm uma série de hábitos que aceleram o seu envelhecimento. Como conseqüência, ocorrem danos nas células e tecidos cerebrais, que afetam suas habilidades e intervêm em funções que são essenciais para ter uma boa qualidade de vida. Devido a isso, é fundamental descobrir quais são os hábitos que o afetam a nossa saúde cerebral e como se podem evitar, para diminuir o risco.

1 – Ingerir açúcar em excesso

excesso-de-açúcarO consumo excessivo de açúcar refinado está relacionado com a tendência a desenvolver doenças metabólicas e cerebrais. Este ingrediente, presente em muitos alimentos da nossa dieta diária, reduz a produção de substâncias químicas no cérebro e, com o passar do tempo, afeta suas funções. Sua ingestão diária atua como uma das causas de ansiedade, depressão e demência.

Recomendações

  • Escolha adoçantes naturais como o mel, o açúcar de coco ou de estévia.
  • Confira os rótulos dos alimentos
  • Opte por alimentos alternativos com menor teor açúcar.

2 – Ignorar o café da manhã

tomar-café-da-manhãO consumo diário do café da manhã, é um dos hábitos essenciais para manter um cérebro forte, saudável e jovem. Esta alimentação, que é uma das mais importantes do dia, dá ao corpo uma quantidade elevada de nutrientes essenciais que lhe permitem manter-se ativo durante toda a jornada diária. Ignorar ou substituir esta alimentação por opções pouco saudáveis, pode aumentar o risco de desenvolver problemas metabólicos, emocionais e de memória. Além disso, dado que as energias são afetadas, a atividade de neurônios diminui e a concentração é difícil.

Recomendações

Planeje e organize o seu café da manhã, de forma que contenham fontes:

  • alimentos-ricos-em-fibrasVitaminas
  • Minerais
  • Fibra dietética.
  • Proteínas
  • Ácidos graxos ômega 3.
  • Antioxidantes

3 – Fumar

fumar-é-prejudicial-a-saúdeOs fumantes estão expostos a uma grande quantidade de toxinas que, com o passar do tempo, afetam os tecidos de um grande número de órgãos. Estas substâncias, são substâncias tóxicas que aceleram o processo de envelhecimento celular, além de aumentar o risco de câncer, interferem nas funções cognitivas. Essas conseqüências também afetam os fumantes passivos, aqueles que podem desenvolver doenças como a demência e o alzheimer.

Recomendações

  • Pare o quanto antes o consumo de cigarro,
  • Adote hábitos saudáveis para controlar a ansiedade.
  • Evite a exposição ao fumo do cigarro.

4 – Não consumir bastante água

hidratar-o-corpoO consumo insuficiente de água é um dos fatores que influenciam a deterioração precoce dos tecidos cerebrais. A desidratação diminui os níveis de energia, afeta o humor e reduz a concentração. Isso se deve ao fato de que o cérebro é composto em grande parte por água, o que faz com que a sua diminuição interrompa suas funções. Por outro lado, a falta de líquido afeta a saúde circulatória e, como consequência, interfere no processo de oxigenação das células do cérebro.

Recomendações

  • Consuma entre 6 e 8 copos de água por dia.
  • Aumente o consumo de frutas e vegetais ricos em água.
  • Opte por tomar chás, sucos ou outras bebidas naturais.

5 – Dormir mal

Ter uma má qualidade do sono diminui a produtividade física e mental e, de fato, afeta a saúde emocional. má-qualidade-do-sonoDado que o corpo não descansa o suficiente, as funções do lobo frontal são reduzidos e afeta o pensamento criativo. Não dormir bem, aumenta a segregação de hormonios do estresse e diminui a capacidade para resolver os problemas do cotidiano.

Sugestões

  • Durma em um ambiente tranquilo, e não menos que 8 horas.
  • Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de ir dormir.
  • Consuma uma refeição leve, 2 ou 3 horas antes de deitar.

6 – Estar expostos a ambientes contaminados

Para desempenhar todas as suas funções sem problemas, o cérebro precisa de um contínuo suprimento de poluição-do-aroxigênio que lhe permita manter seu nível de energia. Portanto, o contato com ambientes contaminados, faz com que a troca de gases e o transporte do oxigênio tenham dificuldades para chegar até as células. Isso diminui a eficiência do trabalho cognitivo e, de passagem, aumenta o risco de padecer de doenças como a demência.

Sugestões

  • Evite ao máximo os ambientes contaminados e, em caso de necessidade de exposição, tome medidas preventivas.
  • Procure caminhar em áreas verdes onde possa respirar ar puro.

Como podemos de notar, alguns hábitos parecem inofensivos, mas na verdade, podem acarretar várias conseqüências sobre a saúde cerebral. Tente evita-los ao máximo, e siga as recomendações dadas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.