Doenças

Sintomas da DENGUE – Conheça os sinais da doença

dengueTransmitida pelo mosquito aedes aegypti, a dengue é uma doença que atinge um número muito grande de pessoas, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Nos estados mais quentes do pais, os surtos da doença podem acontecer mais vezes ao ano, e é por esse motivo que os pedidos de conscientização é sempre redobrado à população, que pode e deve colaborar com a prevenção.

Embora aconteça em um número muito grande no Brasil, podendo afetar mais de 150 mil pessoas no pais, a dengue não uma doença exclusiva daqui, aliás, ela acontece em vários países, inclusive na Índia, onde se identifica maior número de casos.

Quando os sintomas aparecem

Após a picada, os sintomas podem demsintomas-da-dengueorar de 3 a 15 dias para começarem a aparecer. Em sua maioria, eles iniciam-se de forma moderada e vão ganhando intensidade com o passar dos dias.

Considerada uma grave doença, a dengue deve ser diagnosticada e medicada por um profissional da saúde, isso porque o paciente portador dessa doença não pode fazer o uso de determinadas medicações. Outro fator que explica a afirmação acima, é o fato de alguns dos sintomas da dengue, serem parecidos a sintomas de outras doenças

Aos primeiros sinais, não deixe de procurar um médico!

Conheça agora, os principais sintomas da dengue

  • Dor de cabeça intensa;principais-sintomas-da-dengue
  • Febre alta
  • Dores musculares
  • Machas vermelhas pelo corpo
  • Cansaço
  • Enjoo
  • Alteração no paladar

Os sintomas citados, referem-se ao tipo comum de dengue. Em casos de dengue hemorrágica, ou complicações mais sérias da doença, os sintomas podem ser agravados, causando danos maiores a saúde do paciente. Vale reforçar que os sintomas se assemelham a sintomas de outras doenças e o médico deve ser consultado.

Evolução da doença – Complicações

mosquito-transmissorEmbora não seja tão alto o índice de fatalidade, não é descartado, o fato de a dengue ser uma doença que pode levar à morte. Porém, esse é um risco maior para pessoas em há reincidências do caso da doença. Nesse paciente, os sintomas da dengue são ainda mais intensos, podendo já nos primeiros dias, o mesmo sofrer tonturas e queda da pressão arterial.

Ao notar a queda da pressão, juntamente aos ataques de tonturas, já existe um grande risco de o que o paciente esteja passando por uma dengue hemorrágica, e está é a complicação da dengue comum. Essa queda da pressão pode ocasionar a síndrome do choque da dengue, que também só ocorre nos casos mais graves da doença. A síndrome do choque pode levar o paciente ao óbito.

Nos períodos em que esteja havendo a proliferação do mosquito, aos primeiros sinais, não espere, e já faça uma consulta médica para verificação e diagnostico, isso poderá salvar a sua vida.

Outras complicações…evolução-da-doença

  • Hemorragias digestivas;
  • Derrames
  • Palidez
  • Fraqueza
  • Problemas e complicações cardiorrespiratórias
  • Complicações neurológicas
  • Perda da consciência

Observação: Os sintomas podem variar de paciente para paciente, podendo a dengue comum apresentar sintomas mais fortes, não significando o agravamento da doença. Isso quem vai informar, é o médico diante de uma série de exames.

Os tratamentos para os sintomas da dengue

Ao diagnosticar a doença, o médico prescreverá o melhor tratamento para você. Somente ele poderá prescrever os remédios, lembrando que em caso de suspeita de dengue, alguns medicamentos não devem ser tomados. Isso inclui os medicamentos que têm ação anticoagulante, ou seja, medicamentos que proporcionam o raleamento do sangue. Eles podem contribuir para os casos hemorrágicos da doença, tornando o seu caso clínico mais grave.

tratamentos-para-a-dengueAlguns analgésicos e anti-inflamatórios também não devem ser ingeridos.

De maneira geral, o tratamento para os sintomas da dengue, devem ser iniciados o quanto antes, visando precaver complicações mais sérias. Quanto antes iniciados os tratamentos, mais rápida será a recuperação e menor será a chance de o caso evoluir.

procure-um-médicoFeito normalmente com analgésicos como a Dipirona e Paracetamol, o tratamento da dengue em estágio normal, pode ser feito em casa mesmo, com as indicações passadas pelo médico. Já em casos mais graves, há-se a necessidade de internação do paciente.

Como diagnosticar a doença?

Ao perceber sintomas parecidos aos sintomas da dengue, principalmente se está num período propício à proliferação do mosquito, o ideal é procurar um médico imediatamente. Durante a consulta, será feita uma análise física do seu caso: sinais físicos como manchas na pele, olhos vermelhos, pulsação fraca dentre outros sinais.

Ainda que tudo indique, você com os sintomas, estará com suspeita de dengue, esta que será confirmada através de exames de sangue.

Fatores de risco

A dengue é um fator de risco nos seguintes casos:

  • Pessoas que têm diabetes;
  • Portadores de problemas renais
  • Em pessoas que tenham tido trombose
  • Em casos de problemas cardíacos

Pessoas que apresentem quaisquer das doenças crônicas acima, devem redobrar a atenção aos sintomas e informar ao médico também.

Como prevenir contra a dengue?

acabar-com-o-mosquitoA mais eficaz maneira de prevenir contra a dengue, é evitando que o seu transmissor prolifere. As medicas de precaução começam dentro da nossa própria casa, fazendo a nossa parte, e orientando nossos vizinhos para que também façam a parte deles, não deixando que o mosquito ganhe força.

Como já sabemos, o maior meio de proliferação do mosquito da dengue, é o acúmulo de água parada. Pneus, garrafas, caixas d’água  vasos e calhas, são apenas alguns meios comuns, onde o mosquito se prolifera. Campanhas contra o mosquito são sempre realizadas, agentes disponibilizados pelas prefeituras, são enviados às residências para inspeção e conscientização, com a finalidade de acabar com o mosquito transmissor da doença, contudo de nada adianta se nós não fizermos a nossa parte.

acumulo-agua-paradaSe você mora próximo a algum lote vago, ou casas onde não residam pessoas, é bom entrar em contato com esses agentes, para que possa ser feita uma avaliação de riscos nesse local. Casas com piscinas abandonadas também são fortes ninhos para o desenvolvimento do mosquito.

A prevenção contra o mosquito da dengue é muito importante, porque esse inseto é transmissor de outras doenças além da dengue. O Zica vírus é uma dessas doenças, e se tornou muito falada no último ano, devido ao grande número de pessoas que foram afetadas.

 

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.