Dicas de Beleza

Super dicas para manter o sistema imunológico em alta

o-sistema-imunológicoOlá pessoal, como vocês estão? Já chegou o mês de maio, e com ele o friozinho também vem chegando bem de fininho para colocar em prova o sistema imunológico do nosso corpo. Então vamos ficar atentos e nos prevenir, para que gripes, resfriados e outros vírus chatos não nos pegue desprevenidos. No Dicas de Beleza de hoje, vamos saber algumas maneiras de prevenir a queda, maneiras de fortalecer e até alimentos que vão ajudar crianças e adultos a ficarem com a imunidade do corpo no topo.

O que é o sistema imunológico

barreira-de-proteçãoEle é um conjunto de estruturas que juntas formam uma barreira em defesa do nosso organismo contra doenças causadas pelos invasores internos conhecidos como parasitas, vírus e bactérias. A limpeza do organismo, bem como a remoção das células mortas e inclusive a renovação das estruturas do organismo também estão nas mãos da nossa imunidade. A importância de a imunidade estar forte, é também atuar contra as células alteradas que surgem em nosso corpo. Essas que não eliminadas e originadas de mitoses anormais, podem origina até os tumores.

Como aumentar a resistência do corpo

Com tamanha importância de se ter um sistema imunológico eficiente, precisamos conhecer algumas formas de como melhorar a imunidade do organismo.

fortalecendo-a-imunidade

  • Bons hábitos alimentares, é a primeira e mais importante das formas de elevar a imunidade. Se você quer saber como aumentar a resistência imunológica, então comece, por não deixar faltar nutrientes e vitaminas que não necessárias diariamente. Alimentação correta e saudável, é garantia de longevidade;
  • Exercícios físicos – as atividades físicas devem ser feitas regularmente. Pelo menos 150 minutos semanais de atividades, é o mínimo para que você não seja considerada uma pessoa sedentária. Além disso, durante as atividades, o organismo expulsa as toxinas indesejadas do nosso corpo, fazendo com a nossa resistência fique melhor.
  • Manter as mãos sempre limpas e evitar coloca-las na boca. As mãos são as principais transportadoras de bactérias.
  • Manter a casa sempre limpa e arejada, evitando o acúmulo de pó que podem causar irritações da pele, e problemas respiratórios e alérgicos.
  • Higiene pessoal caprichada – a escovação dos dentes e o uso do fio dental após as refeições, a limpeza íntima adequada é também uma forma de impedir a entrada de fungos e bactérias que possam derrubar a nossa imunidade.

Alimentos que aumentam o sistema imunológico

É bem extensa a lista de alimentos que aumentam a imunidade do corpo, portanto prevenir é melhor que remediar não é mesmo. É claro que você não quer que as doenças se aproximem e não vai perder a chance de conhecer agora os principais alimentos que ajudam a manter a imunidade em alta. São alimentos comuns, porém ricos em vitaminas, minerais, e proteínas que formarão a maior barreira de defesa do corpo no combate aos radicais livres. O consumo de uma dieta correta e balanceada, influencia em todos os sentidos da nossa vida, desde o bom funcionamento do nosso corpo, até pele, unhas e cabelos mais bonitos e saudáveis.

  • fontes-de-omega3Ômega 3 – Peixes como salmão, atum e sardinha são fontes de ômega 3. Anti-inflamatório natural, que pode ser ingerido também através do azeite.
  • Laranja, limão e manga – Fontes riquíssimas de Vitamina C, que vai estimular o fortalecimento das células de defesa do corpo.
  • Alho e cebola – São ótimos inibidores do crescimento de bactérias, não é à toa que o alho pode ser usado até como remédio natural para o vírus do herpes.
  • Tomate – Removedor dos radicais livres
  • Carnes, leite, ovos, grãos integrais e feijão – Fontes de zinco e selênio que são indispensáveis para manter o sistema do corpo, imune.
  • água-hidratanteÁgua – A hidratação do corpo é fundamental para manter as vias aéreas úmidas, evitando o risco de doenças alérgicas.
  • Cháschá verde, de gengibre, anis vão desenvolver funções bactericida, antioxidante, desintoxicante e ainda vão acelerar o metabolismo.

Outra dica importante:

Evitar o consumo exagerado de gorduras e açúcares, é ideal para que a imunidade do organismo não seja prejudicada. O açúcar em excesso interfere diretamente na capacidade de as células combaterem os invasores. As gorduras agem da mesma forma que o açúcar, com relação as células protetoras do organismo, e ainda prejudica a resposta imunológica do corpo aos ataques virais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.