Doenças

Teste de Alergia: Como funciona? Veja aqui!

teste-alérgicoO exame realizado para diagnosticar a probabilidade de uma pessoa sofrer de alergias, é também conhecido como Teste de Alergia. Ele um exame, que aponta com precisão, que substância é considerada como invasiva ao nosso organismo. Ao realizar o exame o paciente passa, com base nos resultados vai saber, o que pode ou não provocar as crises alérgicas.

Quando acontece a alergia, a defesa do nosso corpo, ou seja, o sistema imunológico, reage de forma intensa, produzindo anticorpos chamados de Imunoglobulina E (IgE). Este é um assunto do seu interesse? Então não deixe de acompanhar este artigo, que foi especialmente desenvolvido para você esclarecer as suas dúvidas sobre a importância de saber se você é alérgico, quais são as alergias comuns e como funciona o teste de alergia

Como funciona o teste alérgico?

a-impotancia-de-fazer-o-teste-de-alergiaAinda que sejam mais comuns, os exames de sangue, existem outras maneiras de saber se há algum componente que cause alergias em você. Para saber se algum componente, produto, ou alimento te causa reação, o mais indicado é o teste cutâneo, realizado no antebraço, para identificar as substâncias que causam a sensibilidade na pessoa.

O procedimento é realizado da seguinte forma:

  • Em uma parte do corpo onde não costuma ter pêlos, como o antebraço, o profissional responsável, irá limpar o local;
  • Em seguida será pingada uma gota do controle negativo. Ele não causa cicatrizes ou danos à pele.
  • Pingo em seguida, uma gota do controle positivo (histamina)
  • Faz-se uma leve puntura no local, e pinga-se uma gota do extrato da substância suspeita, ou das substâncias com as quais, o paciente tem contato frequentemente.

O resultado do teste pode ser imediato, podendo em até 15 minutos, ficar pronto. O local tende a ficar vermelho, nas áreas em que apresentar a reação, e por aí se sabe, qual é o elemento causador das crises alérgicas. Outras duas formas de fazer o teste, são:

  1. O Teste Cutâneo Intradérmico – Neste caso são inseridas com pequenas agulhas, os alérgenos suspeitos, nas primeiras camadas de pele.
  2. O teste de contato – Este é realizado, quando existem suspeitas de dermatites. Ele funciona muito bem na detecção de produtos que causam a reação alérgica no paciente, pelo contato, contudo, a sua realização é demorada, onde o paciente fica em contato direto com a substância, por 48 horas.

Quais são as alergias mais comuns?

De maneira geral, a alergia, significa a hipersensibilidade que uma pessoa apresenta, mediante o contato ou consumo de determinada substância. Havendo a reação, o organismo entende que há uma substancia estranha e invasora, e logo, nosso sistema de defesa, trata de reagir. Elas podem acontecer em qualquer fase da vida e também podem ter origens genéticas.

Na atualidade, as alergias mais comuns são:

  • rinite-alérgicaRinite – Doença causada por alergia respiratória. Provoca inflamações nas mucosas nasais. A pessoas que sofre este tipo de alergia, está sempre condicionada à vias nasais congestionadas, coçeiras no nariz e espirros constantes. O causadores da rinite, comumente são os ácaros da poeira na casa, mofo, fumaças, pólen e pelos de animais.
  • Urticária – A urticária é uma erupção cutânea, causada por picadas de insetos, ou pela ingestão de algum medicamento. Esse tipo de reação alérgica, tem variação no tempo de duração, que pode ser de minutos até horas de incômodo e coçeira
  • Alergia alimentar – Esta como se prevê, acontece devido à ingestão de algum alimento, ao qual o organismo, manifesta rejeição. Quando se trata deste tipo de alergia, alguns alimentos são os campeões das causas:
  1. causa-de-alergiasOvo
  2. Frutos do mar
  3. Castanhas de modo geral (noses, amendoas, evelã etc…)
  4. Peixes
  5. Trigo
  6. Gluten
  7. Leite
  8. Soja

Conservantes e corantes, podem também oferecer riscos de reações, contudo em teor pouco relevante. A alergia alimentar pode acontecer, sendo ou não através da ingestão concreta do alimento, o que eu quero dizer é que  a inalação e o contato com a pele podem também resultar em crises alérgicas.

A gravidade das crises de alergia variam de acordo com cada paciente, e do tipo de alimento que provocou a reação. Engana-se, quem não dá importância para as reações, porque dependendo da gravidade, a alergia pode levar o paciente à óbito.

Veja abaixo, exemplos de doenças alérgicas que pode você, desconhecer:

  • doenças-alérgicasConjuntivite alérgica
  • Sinusite Alérgica
  • Asma Brônquica
  • Dermatite Atópica
  • Dermatite de Contato

Fique ligado! Ao suspeitar de alguma sensibilidade, não deixe de procurar um médico, fazer o teste e tratar as causas.

A importância de fazer o teste alérgico

Milhares de pessoas no mundo inteiro, já sofreram, ou sofrem até hoje com as crises de alergia. O que acontece, é que nem sempre o paciente está ciente das reações que acontecem.

É muito importante estar atento, às reações do nosso corpo, mediante as coisas que comemos, que tocamos e até mesmo o ar que respiramos. Uma vez que notada, a sensibilidade, seja a que substância for, o ideal é que você busque orientação médica e solicite fazer o teste, para retirar da sua vida, aquilo que não faz bem à sua saúde. Após a realização dos exames, você estará pronto para assumir uma nova condição de vida muito mais saudável e tranquila.

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.