Dor de

Timpanoplastia – Correção de perfurações no tímpano

correção-de-perfurações-no-tímpano O Tímpano é uma fina membrana que se localiza no interior de nossos ouvidos, em formato de um cone, que separa o ouvido interno do ouvido externo e é o órgão responsável pela transmissão do som do ar para os assículos do ouvido médio, depois para a janela oval na cóclea preenchida por fuido. Embora não pareça, é uma membrana bastante sensível, que com uma infecção pode chegar a ser perfurada. É quando se torna necessário, o procedimento de timpanoplastia.

Nos casos de perfurações, comumente se utiliza durante o processo, os enxertos, que em sua maioria são feitos com a própria cartilagem das orelhas, mas que também podem ser feitos com pericôndrio ou fascia. É um procedimento rápido, simples, mas que necessita de cuidados e preparação.

o-tímpanoComo algumas pequenas cirurgias, para fazer o procedimento de timpanoplastia, o paciente deve se submeter à uma avaliação com o anestesista e fazer um jejum de 8 horas, após ter feito uma refeição leve. Não é recomendável que ele fique sozinho, durante as primeiras 72 horas após o processo.

O procedimento se inicia com o processo de anestesia, em seguida um médico especializado é quem irá conduzir o procedimento. Ele começa, buscando onde estão localizadas as feridas no interior do ouvido de uma maneira geral, principalmente na bigorna e no estribo, além de verificar outros possíveis danos que estejam interferindo em sua audição.

Existem duas formas de fazer a cirurgia, o que vai depender do médico e da aparelhagem que ele disponibiliza. Uma das formas, é adentrando ao ouvido através da propria perfuração já existente evitando o corte, que é utilizado na segunda forma do mesmo, que é feito atraz da orelha. A escolha do procedimento também pode variar de paciente para paciente de acordo com o tamanho da perfuração e onde ela está localizada no tímpano.

Considerado um procedimento simples e indolor, alguns pacientes relatam que quando há dor, é muito pequena e os médicos indicam apenas o uso de analgésicos simples para saná-la. Outras condições como inchasso na região podem acontecer, porém de maneira quase imperceptível.

Conviver com a perfuração no tímpano é possível, contudo exige muitos cuidados e acompanhamento constante. O paciente que por algum motivo optar por não fazer a timpaniplastia deve evitar situações que propiciem novas infecções e mais perfurações. Eles devem evitar a água no ouvido, mergulhos por exemplo.

Recuperação da timpanoplastia

timpanoplastiaO pós operatório da timpanoplastia, é no geral bem simples, podendo o paciente receber alta no mesmo dia, pois apenas em casos mais complexos é que são necessários pontos, é feito apenas um curativo que são absorvidos naturalmente, não havendo a necessidade de retirada do mesmo. Quando há ponto, deve o paciente voltar ao consultório para a retirada 7 dias depois. Com o curativo, o paciente pode ter a sensação de ter água nos ouvidos por um curto período de tempo. Outros cuidados pós operatórios são:

  • Menter os ouvidos muito bem secos;
  • Repouso durante 7 dias;
  • Não deixar entrar água nos ouvidos durante o banho, principalmente ao lavar os cabelos;
  • Evitar esforço físico por pelo menos 3 semanas
  • Evitar viagens de avião, assim você estará evitando a mudança na pressão do ouvido.

ouvido-médioEmbora pequenos, podem existir alguns riscos em casos mais raros, como não fechar completamente a perfuração existente. Outra pequena possibilidade é a de afetar a corda do tímpano, como é conhecido o nervo do paladar. Isso ocorrendo, pode atribuir ao paciente um gosto metálico nas laterais da língua, por um tempo aproximado de 5 a 6 meses. Outra possibilidade ainda mais rara, é a de o paciente não perceber melhora em sua audição e ao contrário disto, o problema se agravar.

Para fazer a timpanoplastia, o valor a investir pode variar de acordo com o plano utilizado, a clinica ou mesmo de médico para médico, no caso de procedimentos particulares, contudo, o custo médio é entre R$ 1.400,00 e R$ 1.500,00.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.