Doenças Remedios

Todo Anticoncepcional pode causar trombose?

uso-de-anticoncepcionaisO risco de se ter uma trombose é sim maior para pessoas que fazem o uso de anticoncepcionais. Contudo, este é um risco ainda maior para quem tem pré-disposição à doença. É o caso de quem tem problemas com o excesso de peso,  e problemas cardíacos.

A trombose é caracterizada pela formação de coágulos no sangue, que impedem a circulação normal do sangue. Normalmente ela acontece nas pernas provocando incômodos e até limitando os movimentos, além do inchaço e possível vermelhidão.

Para evitar problemas com a trombose, o recomendado é que pessoas que trabalham em uma mesma posição por um longo período, ative sempre a circulação sanguínea. Quem trabalha sentado por exemplo, deve levantar-se de tempo em tempo e se possível, manter as pernas esticadas.

Fatores de risco

tromboseAo tomar a pílula anticoncepcional, que é a inserção de hormônios no organismo, alguns fatores devem ser considerados, e esta é a razão pela qual você nunca deve começar o uso de um anticoncepcional, sem consultar o seu médico.

Sedentarismo – Pessoas que não praticam nenhuma atividade física e passam grande parte de seu tempo sentadas, tendem a desenvolver a doença com maior facilidade.


Fatores genéticos – Casos na família é também um fator de risco e deve ser acampanhada pelo médico, antes e durante o uso do contraceptivo oral.

Obesidade – O excesso de peso é responsável por inúmeras doenças, dentre elas, as doenças cardíacas, que também aumentam as chances de má circulação e formação de coágulos sanguíneos.

Cigarro – O tabagismo, embora tenha diminuído no Brasil, põe em risco a vida de seus dependentes. O cigarro possui propriedades tóxicas que contribuem para o risco de doenças respiratórias e também de relacionadas à circulação.

Menopausa – Durante a menopausa, a mulher passa por uma grande variação hormonal e é comum nesta fase ela passar por problemas como a Trombose, é bom estar atenta e ciente deste risco, para poder se prevenir. Neste caso, a Trombose não está relacionada ao anticoncepcional.

Como evitar a Trombose?

pílula-anticoncepcionalAlgumas mudanças de hábito podem te ajudar a prevenir contra a trombose, por exemplo:

  • A prática de atividades físicas regulares pode te ajudar a manter a circulação sanguínea principalmente dos membros inferiores;
  • Manter o peso adequado é uma das maneiras mais eficazes de prevenir não apenas à trombose, mas diversas outras doenças;
  • Evitar o cigarro e o consumo excessivo de álcool;
  • Não tomar anticoncepcional sem consultar um médico. Ter as consultas com o seu ginecologista em dia, garante melhor conhecimento e decisão na hora da escolha do método contraceptivo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.