Dor de Sintomas

Tomografia computadorizada – Como funciona? Para que serve?

O exame realizado para fazer análise mais precisa de partes do nosso corpo, a tomografia é bastante semelhante ao procedimento de Raio X, e utiliza os mesmos raios utilizados na radiografia. O que a direrencia, contudo, é a melhor qualidade das imagens, que são mais detalhadas do interior do nosso corpo. Após a captura das imagens, é feito um tratamento das imagens, onde é possível mostrar com detalhes os tecidos, órgãos, ossos e demais estruturas. Isso facilita as informações, para que o médico faça o diagnóstico mais preciso possível das nossas queixas.

tomografia-computadorizadaDaí você deve estar se perguntando qual a diferença entre a tomografia e a radiografia, não é mesmo? Existe a diferença sim, a tomografia oferece mais de 600 cortes da área examinada, enquanto a radiografia apresenta apenas um, ou seja, em termos de precisão, a tomografia, é um exame mais completo e realista. A tomografia é indispensável para a identificação de problemas como:

  • Lesões no cérebro
  • Tumores
  • Nódulos
  • Problemas cardiovasculares
  • Entre outros

Como funciona a Tomografia Computadorizada?

Ao realizar uma consulta, o médico, de acordo com os sintomas apresentados, poderá solicitar um pedido de tomografia, para verificar as causas precisas dos sintomas. Antes de fazer a solicitação do exame, o paciente é interrogado sobre o uso de medicamentos de uso contínuo, o uso de próteses e pinos, marca-passo, doenças crônicas e alergias. Estando tudo certo, não há um preparo específico para fazer o procedimento e apenas nos casos de contraste, será solicitado, o jejum de algumas horas antes de iniciar o exame.

o-procedimento-da-tomografiaPara realizar o procedimento de tomografia, o paciente é encaminhado ao tomógrafo (aparelho utilizado para a realização da tomografia). Deitado em uma mesa, o paciente será introduzido ao tomógrafo lentamente, como se estivesse em um túnel, onde serão emitidas as luzes para a captura das imagens. A captura das imagens se inicia na cabeça e segue lentamente em direção aos pés fazendo uma leitura transversal do corpo.

Normalmente a tomografia é feita rapidamente, não se trata de um exame demorado, ela apenas exige que o paciente fique bem traquilo. O resultado será entregue e avaliado pelo médico responsável pela solicitação.

Fazendo a leitura de uma tomografia

Ao ter os resultados em mãos, é comum nos deixarmos levar pela curiosidade, e a busca pela leitura precoce das imagens antes mesmo do médico. Eu particularmente, não aconselho esse comportamento, mas existem algumas dicas que ajudam a ter uma noção do que as imagens querem dizer.

o-que-as-imagens-querem-dizer

  1. As imagens devem ser vistas como se você estivesse olhando no espelho, ou seja, há a inversão dos lados.
  2. Os cortes das imagens são numerados, e você pode colocá-los na ordem para ver na ordem correta como se estivesse foleando um livro.
  3. Pontos na cor cinza e branco são parâmetros. Caso haja pontos de outras cores, eles podem representar irregularidade

Mas atenção, a última palavra é a do seu médico e você não deve tirar as suas próprias conclusões baseadas em sua análise

Onde realizar o exame? Custo benefício

leitura-transversal-do-corpoPara realizar os procedimentos da tomografia computadorizada, existem clínicas e laboratórios especializados e na rede de saúde pública também é possível fazer o exame. Quando realizada em clínicas particulares, o preço pode variar de acordo com plano utilizado, o médico e a parte do corpo a ser avaliada. A variação de preço pode ser entre R$ 500,00 e R$ 1500,00 de acordo com a sua região. Lembrando que as tomografias podem ser solicitadas para apenas uma parte do corpo como apenas pés, mandíbula, abdomen entre outras.

Para realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve ser submetido a uma consulta com um médico da rede pública, que solicitará o exame caso ache viável. Ele mesmo dará um encaminhamento para que no próprio ponto de atendimento, seja agendado o exame em algum dos hospitais autorizados a fazerem o procedimento.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.