Doenças

Tratamento e diagnósticos para tratar a dengue e formas de como evitar o mosquito

mosquito-transmissorTratamento do vírus da dengue não existe especificamente, deve-se tomar muito liquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre. Os analgésicos são as medidas de rotinas para aliviar os sintomas, contudo deve-se analisar se ele pode ou não ser tomado, uma vez que não são todos os medicamentos que se pode tomar estando com dengue. Pacientes com dengue ou com suspeitas da doença, precisam de assistência medica, e sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedição, pois jamais podem usar antialérgicos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.) nem anti-inflamatórios (Voltarem, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.

 

Medicamentos indicados em caso de Dengue

remédios-para-dorO paracetamol e dipirona são os medicamentos de escolha para alivio dos sintomas de dor e febre devido ao seu perfil de segurança, sendo recomendado tanto pelo Ministério da saúde, como pela organização Mundial da Saúde.

 

 

Formas de Prevenção à doença

vacina-para-dengueUma das formas para prevenir é tomando a vacina contra dengue, que foi criada para prevenir a manifestação do vírus, atualmente apenas uma vacina foi licenciada no Brasil, ela foi desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, e feita com vírus atenuados e tetravalente, ou seja, protege contra os quatros sorotipos de dengue existentes. A vacina para dengue possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.

 

Dicas Importantes de cuidados e Prevenção

  • acabar-com-o-mosquitoO acúmulo de água parada deve ser evitado, pois é onde o mosquito coloca seus ovos. Água limpa, mas não necessariamente potável, é tudo que o mosquito precisa para procriar, por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo, e caso quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno.
  • Também é necessário lavar os recipientes de água de animais de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
  • Coloque na janelas e portas, telas para ajudar na proteção, impedindo a entrada do mosquito da dengue dentro da sua casa. Você deve observar se não há possibilidade de haver localizado dentro da residência, porque nesse caso a estratégia não será bem-sucedida.
  • A eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção. Coloque areia nos vasos de plantas pelo qual pode gerar acúmulo de agua. Para eliminar os pratinhos das plantas, você pode lava-lo regularmente ou colocar areia, sendo que a areia irá conservar a umidade a e ao mesmo tempo evitará que o prato se torne um criadouro de mosquitos.
  • Não deixe lixos em valas, margens de córregos e riachos, assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchente. Grandes reservatórios como caixa d’água são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as lavras dos mosquitos podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todo os meses, lembrando que um leve entupimento pode criar reservatórios ideias para o desenvolvimento do mosquito.

Onde é possível encontrar o foco dos mosquitos

 Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de dengue, deixou muitas pessoas preocupadas, porém, peixes são grandes predadores aquáticos dos mosquitos.

O cuidado maior deve ser redobrado portanto, com piscinas que não são limpas com frequência.

acumulo-agua-paradaNo que diz respeitos as larvicidas e os inseticidas distribuídos pelo estados e municípios pela Secretaria de Vigilância da saúde,  têm eficácia comprovada, sendo preconizadas por um grupo de especialistas da organização Mundial da Saúde.

O uso de repelente, principalmente em viagens ou locais com muitos mosquitos, são alguns métodos importantes para se proteger. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Os repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia e óleo de soja não possuem grau de repelência forte, mas o suficiente para manter o mosquito longe por algum tempo, além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.

Recomendações

tratamentos-para-a-dengueA dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade; a pessoa só desenvolve imunidade para tipo de vírus que contraiu podendo infectar-se com outro sorotipo, que aumenta o rico de doença acontecendp a dengue hemorrágica.

identificação precoce do caso de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias; combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. Quaisquer sintomas da dengue procure o médico, e não se auto medique.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.