Remedios Para

Unhas encravadas? Descubra aqui o melhor tratamento para você fazer em casa

unhas-dos-pés-encravadasQuando a pele que rodeia a unha aparece avermelhada e inflamada, ela se torna perturbadora  dolorosa ao toque, este é talvez o maior sinal estejamos sofrendo uma unha encravada e até podemos estar próximos à  uma infecção nas unhas dos pés. Para que você se adentre mais a este assunto, neste artigo, explicamos o que são, por que se originam e alguns remédios naturais que ajudam a tratá-las em casa.

O que são as unhas encravadas?

Quando percebemos que avermelha a pele que há em borda da unha, ainda que não haja inflamação, é possível que tenhamos uma unha que nos foi “enterrada” na carne que a rodeia. O mais habitual é que isso aconteça no dedo gordo, mas na verdade nos pode acontecer em qualquer um dos dedo. Assim, surgem as unhas encravadas. Em seguida analisamos por que isso está acontecendo.

Por que as unhas encravam?

corte-incorreto-das-unhasNão há uma única causa de unhas encravadas. Os motivos mais comuns são os seguintes:

  • Sapatos inadequados que nos apertam ou que não se ajustam bem, especialmente se fizermos esportes ou atividades que exijam mover-se ou estar de pé, muitas vezes e por muito tempo.
  • Unhas que não foram cortadas corretamente.
  • Questões físicas do pé, como deformações ou formas especiais dos dedos, os quais causam uma pressão adicional sobre os outros dedos do pé. Há que considerar que algumas pessoas, por questões genéticas, já nascem com as unhas dos pés curvada, muito grandes ou com tendência a crescer para baixo. É Por isso que há pessoas que sofrem frequentemente com unhas que encravam mesmo usando o calçado adequado. Elas devem acompanhar com atenção o corte das unhas.

Quando ir ao médico?

tratamento-caseiro-para-unhas-encravadasÉ recomendado neste artigo, um tratamento caseiro e natural para desencravar as unhas dos pés, mas há uma condição:  As pessoas que sofrem de diabetes, lesões nos pés, tornozelos ou pernas ou má circulação nos pés devem ir primeiramente ao médico, podólogo ou dermatologista. Também devemos ir quando percebemos que há pus debaixo da inflamação, já que as infecções devem ser tratadas o mais rápido possível. Finalmente, se as unhas nos encarnam habitualmente e não encontramos a causa, o médico também vai nos ajudar a resolver esse problema incómodo.

O Tratamento natural

corte-correto-das-unhasEste é um método caseiro, simples e natural para tratar as unhas encravadas:

Mergulhe o pé afetado em água morna várias vezes ao longo do dia, pelo menos três vezes. Deixamos por dois minutos e depois secamos bem o pé. Faça massagem com suavidade a área afetada, com a ajuda de um pouco de óleo de oliva ou de amêndoa. Se você tem tendência a infecções, podemos acrescentar também uma gota de óleo essencial de árvore de chá, já que tem propriedades antibióticas. Para isto você deve pegar um pedaço de algodão, o umedecer e tentar colocar com paciência embaixo da unha. Quando notar que a zona foi preenchida, depois de realizar várias vezes este processo, corte a unha com cuidado, utilizando um corta-unhas totalmente limpo e afiada. Corte a unha de forma reta, deixando-a de forma quadrada e sem cortar muito.

Água e tomilho

A técnica anterior pode ser ainda mais eficaz se, em vez de usar apenas água usamos infusão de tomilho. O tomilho é uma planta medicinal com múltiplos benefícios. Entre eles, ajuda a combater as inflamações, infecções e aliviar a dor, pelo que é, trata-se de um remédio ideal para tratar as unhas encravadas.

banhe-os-pésVamos preparar uma infusão com um copo de água e duas colheres de sopa de tomilho. Deixaremos o pé de molho durante cinco minutos e deixar descansar os outros cinco. Nós Usaremos esta infusão como foi referido no ponto anterior.

Remédio de limão e sal

Se você não tem funcionado a técnica anterior, você pode experimentar também um antigo remédio muito eficaz e econômico, já que só precisamos de meio limão e um pouco de sal. Faremos um furo no centro de uma metade do  limão, em seguida, colocaremos um pouco de sal marinho e introduziremos o dedo afetado. Vmos deixar agir durante 20 minutos, e fazer diariamente até que o dedo esteja curado. O limão e o sal atuam como desinfetantes e desinflamantes, o que nos podem ajudar a reduzir as dores provocadas pelas unhas encravadas.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.