Sintomas

Você ainda tem dúvidas sobre o que é Período fértil? Confira!

mudanças-de-humorEssa é uma fase muito delicada na vida da mulher, onde ela passa por um período de mudanças marcantes no seu corpo e na sua forma de ver o mundo.

O Período fértil faz com que a mulher desde a primeira menstruação, até a menopausa a mulher viva a sua vida em ciclos e períodos que se resumem em três situações:

  • A TPM (Tensão Pré-Menstrual),
  • O ciclo menstrual
  • O período fértil.

Todos estes três momentos influenciam profundamente no comportamento da mulher, tanto em sua vida profissional, quanto em sua vida pessoal. É comum ver as alterações repentinas de humor e estado de espírito que não são compreendidos homens e muito menos por elas mesmas.

As características e os sintomas experimentados nestas fases são muito semelhantes, e no caso da TPM, os sintomas também podem ser confundidos com sintomas de gravidez.

Mas o que é o Período Fértil?

período-de-fertilidadeO Período fértil, conhecido também como ovulação é o momento do mês, que acontece geralmente, 14 dias antes da menstruação descer, que dura em torno de 06 dias. Este é o período em que a mulher está no momento mais propício para engravidar.

A gravidez só pode acontecer durante o perito fértil da mulher, no entanto quando exposta a algumas condições, essa regra pode sim ser quebrada. A situação em que a gravidez é possível acontecer fora do período são nos casos da mulher estiver exposta a muita adrenalina no momento de uma relação sexual, quando um espermatozóide consegue sobreviver tempo suficiente para encontrar o óvulo. Este é um caso mais comum e propício a acontecer em quem tem secura vaginal ou falta de lubrificação natural. (Pois a acidez da secreção vaginal dificulta a fecundação) e efeitos colaterais de medicamentos tais como antidepressivos e ansiolíticos. A dica, neste último caso, é sempre consultar o médico, antes de iniciar o tratamento com determinadas medicações, a fim de saber os efeitos que ele pode causar, inclusive, no caso de quem faz o uso de anticoncepcionais em comprimidos.

Quais são as chances de engravidar fora do Período Fértil?

como-calcula-o-período-fértilApesar das chances de uma gravidez fora deste período serem mais difíceis, para ter certeza de que não irá engravidar é preciso recorrer a métodos contraceptivos de grande confiança tais como anticoncepcionais e ao uso dos preservativos (camisinha). Se você utilizar algum destes dois métodos, são muito pequenas as chances de a fecundação acontecer.

Se você quer calcular no calendário o seu período fértil, você deverá verificar o dia que começar a menstruar. Desse modo você deverá marcar os 03 dias antes e os 03 dias depois desta data, ou seja, durante esses 06 ou 07 dias totais é seu período fértil.

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.