Vitaminas

Você sabe como consumir gorduras saudáveis? Adicione estes 6 alimentos à sua dieta!

fonte-de-gorduras-saudáveisO consumo regular de gorduras saudáveis é um dos hábitos alimentares que pode manter o organismo em perfeitas condições. Além de fornecer energia e cuidar de diferentes sistemas importantes do corpo, as gorduras saudáveis também são muito importantes para manter sob controle os processos inflamatórios. Um erro que é comum acontecer, é as pessoas pensarem que a dieta correta é aquela que faz você eliminar todas as gorduras do seu cardápio, contudo, hoje se sabe, que é muito importante incorporá-las em uma determinada quantidade.

As gorduras representam uma fonte de energia para as células e, além disso, cuidam da saúde do fígado, o sistema cardiovascular e outras funções importantes que ajudam a manter o corpo saudável. No entanto, é muito importante aprender a distingui-las das chamadas “gorduras prejudiciais“, já que alguns consumidores se confundem e acabam por fazer más escolhas para suas dietas. É por isso que hoje quero compartilhar, 6 alimentos ideais para ingerir de forma regular e, deste modo, assegurar uma absorção correta e adequada deste nutriente.

O Alimento número 1 – O Abacate

abacateNos últimos anos, o consumo de abacate tornou-se bastante popular em todo o mundo, não só porque o seu sabor é delicioso e versátil, mas porque seus nutrientes são essenciais e complementam todo o tipo de dieta saudável. O Abacate é a principal fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são gorduras que ajudam a dar energia ao corpo, enquanto controlam o acúmulo de colesterol e triglicerídeos.

Cada 100 gramas do alimento traz em si, até 15 gramas de gordura, sendo este o seu macronutriente principal. Entre outras coisas, cabe mencionar que em suas propriedades, o abacate contém aminoácidos e vitamina E, os quais são essenciais para manter o organismo saudável.

Alimento Número 2 – Frutas secas

frutas-secasConhecidos como um lanche saudável para acalmar a ansiedade por comida, as frutas secas concentram uma quantidade significativa de gorduras boas que beneficiam a saúde cardíaca, muscular e articular. Elas contêm ómega-3, conhecidos por sua capacidade de limpar as artérias e reduzir a inflamação. Trazem até 21 gramas de gordura boa por porção de 100 gramas, sendo considerada, uma importante fonte de energia.

Esse tipo de alimento contêm fibras e compostos antioxidantes que protegem os tecidos contra a ação nociva dos radicais livres.

Alimento número 3 – As Sementes

sementes-para-adicionar-a-dietaA inclusão de sementes no plano de alimentação é uma opção natural para incluir gorduras saudáveis que beneficiam a saúde cardíaca e muscular. Este alimento, em qualquer de suas variedades, fornece grandes quantidades de ômega 3 e vitamina E, ambos reconhecidos por sua ação anti-inflamatória e protetora. São saciantes e podem ser consumidas como parte do café da manhã ou entre as refeições. As sementes também contribuem para melhorar a digestão, graças ao seu alto teor de fibra. Entre as mais recomendadas cabe mencionar:

  • Linho
  • Chia
  • Semente de Abóbora
  • Gergelim
  • Semente de Girassol

Alimento de número 4 – Peixe

peixe-fonte-de-gorduras-saudáveisO peixe é um dos alimentos de origem natural que mais gorduras saudáveis e aminoácidos essenciais fornecem. Eles são uma das fontes principais de omega-3, um ácido graxo insaturado que ajuda a controlar o colesterol, protegendo o coração. Este nutriente controla os desequilíbrios inflamatório e ajuda a manter a saúde arterial em bom estado. Contém proteínas de alto valor biológico, as quais participam na formação de massa muscular. Os peixes mais indicados são:

  • Salmão
  • Sardinhas
  • Atum
  • Arenque
  • Peixe espada
  • Bacalhau
  • Truta

Alimento de número 5 – Ovos

ovosApesar da má fama que tiveram durante muitos anos, os ovos tornaram-se um alimento que não pode faltar dentro de qualquer plano de alimentação. Cerca de 70% de suas calorias provenientes de suas gorduras, das quais há 8,5 gramas do tipo mono-insaturadas. Contêm micronutrientes como o fósforo, o potássio e a vitamina A, os quais ajudam a manter um bom funcionamento cardiovascular. O ovo traz uma interessante quantidade de aminoácidos, que fornecem energia enquanto promovem o fortalecimento da massa magra do corpo.

Alimento de número 6 – Legumes

legumesAo falar de fontes saudáveis de gordura no organismo, não podemos deixar de lado, os legumes. Embora o seu conteúdo de gordura é inferior em comparação com outros alimentos, a ingestão regular de legumes, pode ajudar a cumprir com os requisitos do corpo.

Variedades como a soja oferecem entre 16 e 18 gramas de gorduras saudáveis por cada porção de 100 gramas. No entanto, também se pode obter com os grão-de-bico, lentilhas e ervilhas. É importante mencionar que, além deste nutriente, o alimento é uma das melhores fontes de hidratos de carbono e fibra.

Você já está pronto a para se beneficiar com as propriedades da gordura boa? Então começe desde já, a Incluir esses alimentos em seu plano de alimentação e fazer virar compromisso, o hábito de uma dieta equilibrada com outros nutrientes essenciais para manter seu organismo saudável.

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