Vitaminas

Você sabe como consumir Proteínas e para que elas servem? Veja aqui!

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Você sabe o quanto são importantes as vitaminas para o nosso corpo, certamente já ouviu falar em como consumir, incluindo-as em sua dieta, mas há sempre uma dúvida, sempre dá aquele branco, e é por esse motivo que essa matéria foi feita. Durante essa leitura, você vai conhecer melhor as formas de consumir Proteínas, para que elas servem e quais são os benefícios que elas proporcionam ao nosso corpo.

O que são as Proteínas?

0-que-são-proteínasPresentes em todos os seres vivos, as macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos são as proteínas que desempenham várias funções no organismo. Todos os processos celulares estão diretamente relacionados às funções delas.

Os aminoácidos são responsáveis pela capacitação do corpo na formação de proteínas de tamanhos variados, contudo, ao contrário das plantas, nós seres humanos e os animais, somos incapazes de sintetizar todos os aminoácidos que necessitamos para viver, daí surge a necessidade do consumo de alimentos ricos em proteínas que serão convertidas em aminoácidos durante a digestão alimentar.

As proteínas são classificadas como importantes, principalmente durante a fase de crescimento, onde o número de células expande para que elas exerçam funções distintas nos órgãos e tecidos nessa fase.

Os benefícios das Proteínas

Que elas exercem funções distintas e são de extrema importância, não é novidade não é mesmo? As proteínas exercem funções de grande relevância na fase de crescimento e principalmente porque são fundamentais na estruturação celular. O que nos confirma a importância das proteínas na formação das células.

Nossos órgãos e tecidos, são também construídos e manipulados pelas proteínas. O colágeno e a elastina, que são fundamentais para a elasticidade e consistência dos tecidos. Conheça outros benefícios das Proteínas e se surpreenda:

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  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Controle dos níveis de insulina
  • Acelera o metabolismo
  • Previne alterações hormonais repentinas
  • Atua na formação dos músculos
  • Agem como nutrientes para o nosso corpo
  • Atuam na formação de enzimas catalisadoras
  • Controla a glicose
  • As proteínas são anticorpos que protegem nosso organismo, das entradas de toxinas e agentes nocivos que causam danos ao mesmo.
  • Também exercem a função de transportadoras de glicose e aminoácidos para o organismo, dentro das necessidades diárias.

Como inserir proteínas à sua dieta?

A melhor forma de adquirir proteínas, é através da alimentação diária. Alguns alimentos possuem quantidades excessivas de proteínas e fazem com que você supra a carência com mais facilidade.

Mantendo um hábito alimentar saudável, você pode manter os níveis proteicos bem estruturados, garantindo melhor saúde e qualidade de vida. Abaixo, relaciono, uma série de alimentos que são fontes de proteínas.

Alimentos de origem vegetal  – Nesse caso, o consumo de castanhas oleaginosas, como também são conhecidas é bastante indicados para elevar os níveis de proteínas do corpo. Grãos como lentilha e feijão também são ótimas opções. Veja  mais:

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  • Arroz
  • Feijão
  • Lentilhas
  • Ervilhas
  • Amendoim
  • Nozes
  • Quinoa
  • Trigo
  • soja

Alimentos de origem animal – Esses alimentos são ricos em proteínas e facilmente os encontramos para consumo. O ideal é o alimento fresco. Carnes novas, escolha bem e cuide para não perder os nutrientes desses alimentos. Uma observação deve ser considerada: Opte por carnes magras. A proteína está na carne e não na gordura dela.

  • proteínas-de-origem-animalCarne bovina / carne vermelha
  • Ovos
  • Derivados do leite (iogurte, queijo e o próprio leite)
  • Carnes brancas (peixes e frango)
  • Salmão

O consumo de frutas não garante elevados níveis de proteínas não, contudo, elas também devem fazer parte da sua dieta, garantindo uma alimentação mais saudável.

Outras sugestões:

O ideal é que se consuma a própria carne ao invés de embutidos, contudo se você quer sair da rotina uma ou outra vez, o consumo de peito de frango ou peito de peru é mais interessante que o consumo de mortadelas. No caso do peito de peru, escolha sem pele, e sempre os mais naturais e fabricação mais próxima.

A clara de ovo é também uma fonte de proteína bastante interessante e que você pode acrescentar ao seu cardápio.

Importante… 

cuidar-da-alimentaçãoManter os níveis de proteínas em alta, é importante para a saúde do corpo de maneira geral. Para prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e mesmo, para fins estéticos, como pele, unhas e cabelos fortalecidos é necessário que a nossa alimentação tenha os níveis corretos de proteínas e nutrientes.

Não esqueça de se alimentar e praticar atividades físicas regularmente!

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