Doenças

Você sabe quais são os níveis adequados de Colesterol?

causas-colesterol-altoMuito se fala em colesterol, e os problemas causados pelo seu alto ídice. O que acontece é que quase metade da população, enfrenta este tipo de problema que expõe a sua saúde  a riscos de sofrer problemas como infartos e derrames. O que poucas pessoas buscam conhecer são os índices adequados para controlar e manter melhor, a qualidade de vida. E você? Sabe quais são os níveis adequados de colesterol? Então não deixe de ler o que este artigo trás para você.

 

O que é o Colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o nosso organismo, principalmente por fazer parte da composição das membranas celulares. O colesterol é transportado pelas proteínas, sendo esta combinação denominada lipoproteínas. Assim são formados dois tipos de colesterol: O colesterol “Bom” e o colesterol “Ruim”.

 

Conheça também os Tipos de Colesterol

 

Primeiramente, você precisa saber que o colesterol está presente em diversas partes e órgão do nosso corpo, como coração, músculos, fígado, pele, intestino, cérebro e outros. Dentre as várias funções do colesterol, podemos destacar a produção de alguns hormônios, absorção de vitaminas lipossolúveis e manutenção do funcionamento celular.

tipos-de-colesterolCerca de 70% do colesterol é produzido em nosso próprio organismo, especificamente no fígado. Mas e os outros 30%? Simples: o restante é proveniente dos alimentos que consumimos, ou seja, da nossa alimentação.

Em nosso corpo são encontrados dois tipos principais de lipoproteínas: a HDL e a LDL.

  • Popularmente conhecida como colesterol Bom, a HDL ou Lipoproteína de Alta Densidade é a responsável pelo transporte da gordura presente nos órgãos para o fígado, sendo o fígado o órgão encarregado de eliminar esta gordura do organismo, ou seja, a HDL faz bem ao coração, pois retira a gordura das artérias.
  • Popularmente conhecida com colesterol Ruim, a LDL ou Lipoproteína de Baixa Densidade transporta a gordura para suas células e tecidos. Quando os níveis de colesterol estão elevados, placas poderão se formar estreitando as artérias e impedindo o fluxo sanguíneo para o coração e para o cérebro, logo o excesso de LDL poderá aumentar as possibilidades de doenças cardiovasculares.

O aumento dos níveis do colesterol na corrente sanguínea não apresenta sintomas, tornando-se uma complicação silenciosa. Este problema somente poderá ser descoberto por meio do exame de sangue ou, quando se manifesta de forma mais grave, na ocorrência de um ataque cardíaco.

Os níveis adequados do colesterol

É muito importante saber que existem valores que definem se os níveis de colesterol em seu corpo estão normais, bons, regulares ou altos. Mesmo que esses números possam variar conforme o laboratório escolhido para realização do exame, você poderá ter uma ideia de como eles estão separados. Abaixo seguem algumas informações acerca desses valores:

níveis-adequados-de-colesterol

Em adultos saudáveis, são recomendados os seguintes níveis de colesterol:

  • Colesterol total de até 200 mg/dL
  • Colesterol HDL acima de 40 mg/dL e mulheres acima de 50 mg/dL

 

Valores para que tem mais de dois fatores de risco, tais como: obesidade, hipertensão, tabagismo, predisposição genética entre outros:

  • Colesterol total de até 200 mg/dL
  • LDL menor que 130 mg/dL
  • HDL acima de 45 mg/dL

 

Valores para portadores de diabetes ou doenças coronárias:

  • Colesterol total de até 200 mg/dL
  • LDL menor que 100 mg/dL
  • HDL acima de 45 mg/dL e mulheres acima de 50 mg/dL

Por fim, consulte sempre um médico para avaliar como está o funcionamento do seu corpo e fique atento aos resultados dos seus exames de sangue. Não permita que este problema se desenvolva, podendo provocar danos irreversíveis à sua saúde!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.