Sintomas

Você tem pressão alta? Veja como descobrir se você é hipertenso

tratamento-para-hipertensãoVocê sabia que a Pressão alta é uma das doenças que acomete maior número de pessoas no Brasil? É o que afirma o Ministério da Saúde. Mais de12 milhões de pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Mas afinal, como saber se você é hipertenso? Você sabe quais são os sintomas desencadeados pela pressão alta? É sobre isso que vamos falar, e eu tenho certeza, que você não vai ficar fora deste assunto.

A Presão ou hipertensão arterial, como também conhecida, alta, é uma doença crônica que afeta em média 30% da população do mundo inteiro, e um dos principais fatores que contribui para o aumento dos casos, é o estilo de vida que levamos.

O que causa o aumento da pressão?

Como citado acima, nosso estilo de vida, é o fator de mais relevânciaexcesso-de-peso para o aumento da pressão, isso porque estamos experimentando épocas de correrias e não separamos um tempo para cuidar melhor da nossa saúde. Veja abaixo, exemplos de fatores que elevam a pressão:

  • Estresse,
  • Maus hábitos alimentares,
  • sedentarismo
  • obesidade,

Esses são exemplos de fatores que provocam o aumento dos casos de hipertensão, e que modificados, podem reverter o quadro do problema.

Um dos maiores problemas da hipertensão é a ausência de sintomas, o que faz com que o portador da doença, não a identifique, até que ela provoque lesões em órgãos vitais, tais como o cérebro, coração ou rins, ou seja, pode ser tarde demais.

Segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde), a pressão alta é uma das principais causadoras da insuficiência renal, infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Neste artigo esclareceremos diagnosticar e tratar a doença.

Como reage o corpo de um hipertenso?

pressão-altaEm uma comparação do coração e os vasos sanguíneos com uma torneira aberta com vários esguichos, se estes esgichos forem fechados, o que aconteceria?  Bom, você pode imaginar que a pressão dentro da torneira aumentaria,  por existirem obstruções que dificultam a saída da água. Dessa mesma forma acontece com o coração. Quando o coração bombeia o sangue, e os vasos sanguíneos estão estreitos, a pressão aumenta, podendo causar complicações sérias a diversos órgãos.

O ideal para quem apresenta tendencias a desenvolver o problema, é estar sempre aferindo e controlando a mesma, baseando-se nas médias consideradas. Quem tem pressão arterial acima de 14/9 (140 por 90 mmHg) é considerado hipertenso, porém é importante destacar que esses números podem variar de acordo com a idade ou determinada doenças que a pessoa possuir. Esteja sempre de olho, acompanhe e sempre que possível busque consultar um profissional da saúde, que verá a necessidade de inserir medicamentos no seu dia-a-dia.

 

Outros Fatores que contribuem para o aumento da Pressão

excesso-de-salAlém de hereditária, a pressão alta pode ainda acontecer por outros fatores, além dos já citados. Veja:

  • Idade;
  • Excesso de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Excesso de sal e gordura nos alimentos;

 

Como descobrir se sou hipertenso?

A ausência de sintomas é um dos principais problemas da Pressão alta, que é conhecida por muitos como “Assassina Silenciosa”. Para evitar que essa doença seja descoberta tarde, quando algum ou alguns órgãos vitais forem afetados, um dos cuidados que se dever tomar é fazer a medição da pressão regularmente e como realizar exames de sangue.

Esse cuidado é importante para ajudar você a manter a pressão controlada e evitar danos à sua própria saúde.

Além dos cuidados acima citados, você deve estar atento (a) aos sintomas que pode vir a sentir, caso a sua pressão não esteja dentro dos padrões normais. São eles:

Tontura Dores de Cabeça Fraqueza
Visão Embaçada Agitação Excesso de Transpiração
Zumbido no Ouvido Perda de Sangue pelo Nariz Dor no Peito

A confirmação da hipertensão é feita através da medição com o uso de aparelhos específicos para essa finanilade, portanto procure seu médico regularmente e faça uma avaliação da saúde do seu corpo sempre que possível, ou se sentir um ou mais dos sintomas descritos.

Diferentes medidas para cada idade específica?

Os números, ou medidas consideradas normais, podem variar com a idade ou mesmo quando a pessoa é portadora de alguma doença.

Diabéticos consideram dentro dos padrões uma pressão arterial igual ou menor a 13/8 (130/85 mmHg), já os pacientes renais crônicos consideram dentro dos padrões uma pressão arterial igual a 12/7 (120/75 mmHg).

Esteja sempre atento aos sinais e alertas do seu corpo, e procure aferir a sua pressão arterial regularmente. Mude seus hábitos alimentares e estilo de vida para os mais saudáveis possível e fique livre de problemas com a pressão alta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.