Doenças

Zooterapia – Os benefícios das terapias com animais

Muitos de nós temos sido testemunhas dos benefícios que um animal de estimação pode trazer, não há nada como ver a alegria de cão, quando chegamos em casa depois de um árduo dia de trabalho, mas isso não é tudo! Tê sido muito importante as práticas de zooterapia, e para surpresa de muitos, a terapia com um animal pode ter mais benefícios do que pensávamos

zooterapia-com-animaisExiste algo no contato com outros seres vivos, como os animais, que exerce alguns efeitos terapêuticos em nosso organismo, e é por isto vamos abordar este assunto neste artigo. Aqui você vai conhecer um puco mais sobre:

  • Zooterapia ou Terapia Assistida com Animais de companhia
  • Terapias com aves
  • A Equinoterapia: Terapia com cavalos
  • Zooterapia com peixes
  • Terapias com golfinhos
  • zooterapia com gatos

Zooterapia ou Terapia Assistida com Animais de companhia

Hoje em dia, recorrer às terapias com animais é algo cada vez mais comum, ainda que muitos de nós ainda desconhecemos os diferentes benefícios que esse tipo de terapia pode oferecer. É provável que em algum momento, todos nós seres humanos, nos deparemos com  algum benefício de conviver com animais de estimação, no entanto, as terapias com animais costumam ser muito eficientes amenizar problemas no desenvolvimento físico e mental, bem como algumas deficiências. Alguns animais são tão carinhosos que chegam a ser considerados membros da família, no caso do cachorro: O famoso “melhor amigo do homem”.

Os cães são capazes de criar vínculo com seus donos, algumas raças são mais sensíveis outras mais bravas. Às vezes são protetores e denfensores de seus donos, em alguns casos eles são colegas de trabalho e, às vezes apenas amigos, mas é inegável que uma relação com um cão pode trazer inúmeros benefícios. Eles como animais de companhia podem ser úteis para melhorar estados depressivos em pessoas da terceira idade. Além disso:

Os cães podem ajudar no desenvolvimento das crianças inclusive, podem facilitar no processo de aprendizagem e de comportamento. Por outro lado, há cães treinados para guiar pessoas com deficiências visuais. Eles têm motivos de sobra para serem considerados como amigos

Terapias com aves

terapia-com-avesAs aves são animais que se podem adaptar-se com facilidade em diferentes ambientes, e embora requerem cuidados e atenção diária, normalmente, a sua manutenção não é complicada. A maioria das aves são de hábitos diurnos, e é recomendada como animais de estimação para idosos que não podem por algum motivo, ter um cão ou um outro tipo de animal que requerem mais cuidados. Os animais neste caso, excluem a sensação de solidão que é comum nos dias de hoje.

Equinoterapia – A terapia com cavalos

Terapia -com-cavaloTer a oportunidade de relacionar com cavalos, pode ser uma experiência única pois trata-se de nobres criaturas que, apesar de sua presença imponente podem chegar a ser muito dóceis e obedientes.  Há quem diga que os cavalos foram utilizados como terapia há milhares de anos. A equinoterapia pode nos ajudar:

  • Na autoconfiança,
  • A superar problemas físicos
  • Amenizar problemas mentais,
  • Melhor adaptação em casos de deficiências,
  • Foram também observadas grandes benefícios no desenvolvimento de crianças autistas e pessoas com síndrome de Down.

Zooterapia com peixes

ictioterapia Conhecida como ictioterapia, a terapia com peixes consiste em recorrer a uma espécie peixes doutor, que ajudam a limpar a pele de células mortas. Você talvez já tenha visto em algum spa, este tipo de terapia que entre os seus benefícios oferece o melhor estado da saúde da nossa pele, favorecendo o relaxamento e combatendo as calosidades, além disso, é sugerido que a terapia com peixes seja uma alternativa contra a psoríase.

Apesar de inofensiva, a ictioterapia deve ser realizada com um cuidadoso esquema de higiene, deve-se trocar a água dos peixes entre um paciente e outro. Além disso, pessoas com feridas abertas, infecções na pele ou irritações não devem se submeter ao tratamento.

Terapias com golfinhos

terapias-com-golfinhosOs golfinhos são seres com grande inteligência e, muitas vezes, são consideradas prejudiciais para os seres humanos, a delfinoterapia é o nado com golfinhos em busca de benefícios para a saúde. Esta é uma terapia que pode ajudar a melhorar o estado de saúde das pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down e autismo. Os benefícios que se podem esperar da delfinoterapia é um melhor estado de disposição e de relaxamento.

Terapia com gatos

terapia-com-gatosComo os cães, os gatos também podem ser excelentes companhia. Os gatos são animais independentes, que precisam de menos atenção que os amigos caninos, eles também podem ser fiéis companheiros, para isto basta criar um vínculo com o animal de estimação.

Os gatos são, geralmente, muito limpos e ter contato com eles, pode ajudar a reduzir nossa ansiedade e stress, isso simplesmente com o fato de acariciar seus pelos ou ouvir.

Considerações importante sobra as zooterapias

convivencia-com-animaisOs animais normalmente recebem treinamento e são selecionados de acordo com suas caractarísticas e habilidade para poder oferecer uma terapia. Outra coisa que devemos considerar é que as terapias com animais devem feitas com acompanhamento de um especialista que tenha o controle sobre a situação. As terapias com animais costumam trazer benefícios de forma progressiva, pois geralmente a convivência com animais nos faz sentir relaxados e mais confortáveis com a presença deles.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.