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A cafeína ajuda na queima de gorduras

Aprenda como queimar as gorduras tomando as medidas corretas de cafeína

cafeína

Os primeiros relatos sobre a cafeína surgiram no século IV A.C. quando havia uma lenda de que as ovelhas de um pastor se tornavam mais agitadas quando comiam grãos de café por aí plantados e o pastor sentiu a mesma sensação ao provar. A cafeína é uma substância de destaque presente no café e talvez seja ela a responsável por este sabor atrativo que conquista cada dia mais o nosso paladar.

Atualmente no Brasil, o consumo de café passa de 700 mil toneladas ao ano e este número vem aumentando cada dia mais.

O que é a cafeína?

A cafeína é uma substância pertencente ao grupo das xantinas. Classificada como alcaloide ela também se enquadra no grupo da teofilina e da teobromina, podendo ser encontrada não apenas no café, mas no cacau, ou seja, no chocolate, no mate, no guaraná e na cola.

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Depois de inúmeros estudos feitos sobre a cafeína, podemos dizer que esta é uma substância que surte diversos efeitos em nosso organismo. É claro que a cafeína não é uma substância da qual devemos fazer o uso exagerado. Os efeitos dela em nosso organismo dependem de como e o quanto consumimos, podendo de vilã, se tornar o excelente aliado à nossa saúde.

Você sabia?

  • Que a cafeína pode prevenir o mal de Parkinson?
  • Que ela pode prevenir o diabetes?
  • Que a cafeína ajuda na queima de gordura?

Sim, se tomada nas doses certas ela pode prevenir estas doenças e ainda proporcionar uma disposição incrível ao corpo. Lembra o cafezinho que tomamos depois do almoço para dar aquela animada? Na verdade não é o café em si que faz o efeito, mas a cafeína.

Segundo especialistas a superdosagem de cafeína pode ser letal, mas para ser superdosagem, deve ultrapassar 10.000 mg. Para você ter uma noção de quantidade, uma xícara de café de 240 ml soma no máximo 200 mg da cafeína.

Benefícios da Cafeína

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A cafeína inibe a ação da adenosina, o que faz com que ela seja um estimulante natural que atua diretamente no sistema nervoso central. A adenosina funciona como um tipo de freio, calmante e dispersivo. Ao contrário, da adenosina, a cafeína nos deixa em alerta e mais ligados, também mais atentos e concentrados, isto explica porque é comum a associação do café em ambientes de leitura.

Segundo estudos e pesquisas realizadas, 300 mg ao dia de cafeína é o suficiente para uma boa concentração e energia do corpo, mas passar dessa quantidade ao dia já pode causar efeitos negativos. O excesso de cafeína pode provocar:

  • Nervosismo e irritabilidade;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração, ou seja, o efeito contrário;

Sugere-se que pessoas que tenham problemas com insônia, somente tomem café na parte da manhã, ou seja, pelo menos 12 horas antes de dormir, isto vai garantir energia durante o dia, sem interferir no seu sono à noite.

Ainda em pesquisas realizadas, afirmam que a cafeína estimula a produção de neurotransmissores capazes de funcionar levemente como antidepressivos. Ela estimula a produção de dopamina e serotonina.

Um benefício pouco conhecido da cafeína é a melhoria da capacidade respiratória, causada pela dilatação dos brônquios, que ela proporciona. Estudos comprovam por exemplo que alguns atletas alcançam melhores resultados após o consumo de cafeína, já que ela facilita a respiração, favorece a oxigenação dos músculos e diminui a sensação de cansaço.

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Você sabia que a cafeína também estimula a lipólise? Mas o que é lipólise? A lipólise é um processo de queima de calorias onde se utiliza as próprias células de gordura, ou seja, as células são transformadas em combustível para gerar energia para fazer as atividades necessárias. O aumento do metabolismo então acontece reafirmando o poder termogênico da cafeína, que tem o poder de transformar as células de gorduras em fonte de calor e energia para acelerar o metabolismo e perder calorias elevando a temperatura do corpo.

Como consumir

Consumir a cafeína natural pode ser através do café, do mate, da coca e do chocolate. Neste formato, o consumo da cafeína é mais saudável e segura, desde que você não exceda as dosagens diárias que variam entre 200 e 300 mg/dia. Lembrando que alguns medicamentos também contêm cafeína.

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Suplementos ou capsulas de cafeína devem ser consumidas após orientação de um profissional, um nutricionista por exemplo. Alguns analgésicos têm a cafeina em sua composição, a fim de potencializar ajudando na absorção, fazendo efeito mais rápido.

Quando é contraindicado o uso da cafeína?

  • Pessoas que têm arritmia cardíaca;
  • Que sofrem com insônia;
  • Que têm problemas estomacais como a gastrite;
  • Que têm hipertireoide;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Gravidas
  • Hipertensos;
  • Mulheres que têm problemas para segurar a gravidez;
  • Pessoas que têm problemas cardíacos;
  • Quem tem síndrome do pânico;
  • Quem tem osteoporose;

A dependência da cafeína

Muito se fala na dependência da cafeína, que é quando por exemplo, dói a cabeça se não tomamos uma xícara de café no horário de sempre como fazemos todos os dias, mas é fato que o consumo diário de cafeína, pode sim causar a dependência.

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é importante se lembrar que a cafeína em excesso pode ser letal. É claro que a dosagem precisa ser muito alta, mas vale o alerta. Além disso, o auto consumo desta substância pode causar danos à saúde.

Se você toma café ou faz o uso da cafeína em outros formatos todos s dias, fique um dia sem tomar e observe se você vai apresentar os seguintes sintomas:

  • Náuseas;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Sono.

Se você sentir, é sinal de que já está se tornando dependente e precisa diminuir as doses diárias de cafeína. Você pode por exemplo, tentar alternar, ou diminuir o número de vezes que toma café por dia. Feito isso, nada melhor que um bom cafezinho para começar o dia!

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