Beleza Dicas de Beleza

A importância das unhas e os riscos que ela representa

unhas-saudáveis

As unhas são peças importantes e úteis no dia a dia, contudo elas podem ser as portadoras de várias enfermidades.

Poucas pessoas sabem, mas as unhas são também conhecidas como lâminas ungueais. Elas são resistentes e compostas de queratina e células mortas, contudo, bastante resistentes. A queratina que forma as unhas não é a mesma que podemos encontrar nas camadas externas da pele e dos cabelos, mas um tipo de queratina dura, e isto explica a resistência.

A formação das unhas acontece durante a gestação, a partir da nona semana após a fecundação as unhas já começam a crescer e a partir de aí seguem crescendo constantemente. Cada unha tem sua raiz própria, raiz esta, que também podemos chamar de matriz germinativa. Ela se localiza envolvida em uma camada de pele abaixo da segunda camada de cutícula.

Onde está a raíz, acontece a multiplicação de células que acumulam queratinas interiormente e em grande quantidade. À medida que vão surgindo novas células, as células mais antigas morrem, estas são as cutículas que normalmente se corta.

Após se soltarem das novas células, as células mortas assim como a queratina começam a sair na mesma do direção ao crescimento das unhas.

A função das unhas

importancia-das-unhas

A unha tem como finalidade, proteger as extremidades dos dedos. Elas são importantes ainda, quando necessitamos recorrer algum objeto pequeno, compões alguns movimentos dos dedos e aumentam a sensibilidade da pulpa digital.

Placas de células mortas, as unhas são também importantes para a identificação de como anda o nosso organismo. Manchas nas unhas, unhas fracas e quebradiças podem por exemplo representar falta de algumas vitaminas. Outras doenças que podem ser identificadas através das unhas ou de suas aparências são:

definição-da-unha
  • Psoríase;
  • Problemas da tireóide;
  • Diabetes;
  • Desnutrição e falta de vitaminas;

Através das unhas pode-se adquirir algumas doenças também, principalmente em crianças, é o caso das doenças parasitárias.

Recomenda-se uma boa higienização. Mantê-las sempre limpas e cortadas é essencial para prevenir doenças.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.