Beleza

As principais causas do aparecimento de estrias no corpo

causas-de-estriasNa pele existe uma elasticidade que fará com ela estique decorrente ao crescimento, em alguns casos causando as estrias. Geralmente as estrias aparecem no momento em que ocorre o estiramento da pele, causado pelo aumento do volume corpóreo. A atuação dor fator genético também contribui para a não obtenção de estrias, ou seja, é mais comum que elas apareçam em pessoas que têm parentes com estas marcas na pele.

Nem todas as pessoas têm a facilidade desenvolver as cicatrizes na pele, mas tendo parentes que tenham estrias a probabilidade de terem também é maior.

Corticoides são causadores de estrias

Existem medicamentos que podem provocar estrias, os mais conhecidos são os corticoides, sejam comprimidos ou cremes. Esse medicamento é considerado uma droga que é composta por hormônios de cortisol pela glândula suprarrenal.

corticóides

O uso dos corticóides, é uma das maiores causas de estrias.

Os corticoides são utilizados para tratamento de origem inflamatória, alérgica, imunológica e até mesmo para o tratamento de câncer, é um medicamento muito eficaz, mas quando usado de maneira prolongada causa efeitos colaterais como:

  • Ganho de peso,
  • surgimento de estrias,
  • acnes,
  • enfraquecimentos dos ossos.

 

As estrias que surgem devido ao uso dos corticoides, são de texturas mais grossas e aprecem em maiores quantidades, podendo agredir até face.

No caso da utilização dos cremes e pomadas que contenham corticoides, pode-se ocorrer o surgimento das estrias nas áreas finas da pele, como virilha e axilas. Neste caso, a pausa na utilização dos produtos, irá impedir o aumento das estrias.

A gravidez e outras causas de estiramento da pele?

prevenir-estriasO aparecimento de estrias pode acontecer durante ao período da gravidez, mas outros fatores também colaboram para que as elas aconteçam:

  • O aumento do peso,
  • Introdução de prótese mamária,
  • Utilização de anabolizantes,
  • Fatores hormonais ou no consumo de estrogênio e hormônios adrenocorticais.
  • Mulheres na fase da puberdade, o aparecimento ocorre comumente nas pernas, coxas, nos glúteos, seios e no abdome,
  • O crescimento rápido
  • Ganho de peso no curto prazo.

Onde elas se localizam?

estrias-nos-seiosNa fase adulta, o surgimento decorre da gravidez onde são localizadas no abdomen e nos seios, outra causa comum para o surgimento das estrias é também a implantação de próteses de silicone, por causa do estiramento dos tecidos de forma inesperada.

Nos homens é comum aparecer nos braços, nos ombros e costas, pelo qual submetem musculação e exploração de anabolizantes.

 

Como prevenir?

 

Ficar parado também não é em nenhuma hipótese, a melhor maneira de você não ter estrias. A vida sedentária, faz com que o indivíduo ganhe peso e tenha estiramentos na pele também. A realização de exercícios físicos ajudará na circulação sanguínea, revitalizando a pele, desde que o exercício físico não seja feito de forma inadequada.

Nos exercícios de impacto,  as mulheres principalmente, devem tomar cuidado porque são movimentos perigosos para os seios, devem se proteger fazendo o uso de um sutiã próprio.

hidratação-da-pele

A estrias infelizmente fazem parte do dia a dia de milhões de mulheres, e em uma proporção um pouco menor, nos homens também.

Sempre nos perguntamos por que isso acontece, e a resposta nem sempre é muito clara.

Para que as tenebrosas estrias não aparecerem, precisamos tomar cuidados com o nosso corpo, evitando que isso se transforme no efeito sanfona, ou seja,  a maioria dos aparecimentos é decorrente ao aumento e à diminuição do peso bruscamente, que acarreta na perda de elasticidade da pele, e consequentemente no aparecimento das estrias.

Para a evita-las, devemos manter o peso correto, evitando utilizar remédios causadores que propiciam o aparecimento.

 

 

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.