Suplementos

AZITROMICINA – INDICAÇÕES, EFEITOS COLATERAIS E MAIS…

tipos-de-azitromicinaA Azitromicina é uma boa opção de tratamento na categoria de antibióticos. Frequentemente recomendada pelos profissionais de saúde, este medicamento tem uma ação altamente eficaz.

A Azitromicina foi desenvolvida a partir da Eritromicina e, como qualquer antibiótico, antes de ser usado, deve ser entendido. Mas lembre-se, somente faça uso de medicamentos recomendados pelo seu médico.

 

PARA QUE SERVE A AZITROMICINA?

A Azitromicina é um antibiótico utilizando para tratamento de diversos tipos de infecções. Veja abaixo algumas indicações para o uso desse medicamento:

  • azitromicina-para infecção-do-ouvidoInfecções genitais, como, uretrites;
  • Doenças sexualmente transmissíveis, como, por exemplo: clamídia e gonorreia;
  • Infecções respiratórias e de ouvidos, como, por exemplo: rinite, otite média (infecção do ouvido médio), sinusite, bronquite, amigdalite, faringite e pneumonia;
  • Infecções na pele;
  • Infecções nos tecidos moles, como, por exemplo: músculos, gorduras ou tendões.

A Azitromicina é indicada para combater as bactérias que são sensíveis ao medicamento, fazendo com que elas não produzam mais proteínas. Neste contexto é importante destacar que as bactérias crescem e se reproduzem por meio da produção de proteínas.

Assim que estiver com o medicamento em mãos é extremamente recomendada a leitura da bula, de formar a entender todas as informações consideradas importantes a cerca da Azitromicina.

Este artigo tem com objetivo apresentar um resumo de informações importantes sobre o uso da Azitromicina.

 

CONTRAINDICAÇÕES DA AZITROMICINA

AzitromicinaA Azitromicina é um remédio contraindicado para pacientes que possuem hipersensibilidade à Azitromicina, Eritromicina ou mesmo outro tipo de antibiótico Macrolídeo. Havendo qualquer reação alérgica a um dos componentes existentes na fórmula, deve-se evitar ou suspender imediatamente o uso do medicamento.

Além disso, a Azitromicina não é recomendada para mulheres grávidas ou lactantes, e nestes casos, o medicamento somente poderá ser administrado com um controle muito rígido do médico.

 

POSOLOGIA DA AZITROMICINA

como-tomar-azitromicina

A Azitromicina pode ser encontrada nas versões comprimido, suspensão oral e injetável, e geralmente a duração do tratamento com este medicamento não ultrapassa 3 dias, sendo administrado com doses de 500 mg por dia. Ainda, para uso pediátrico, o peso da criança deve ser considerado durante o tratamento. Portanto somente um médico poderá recomendar o modo correto para uso da Azitromicina.

 

EFEITOS COLATERAIS DA AZITROMICINA

tratamento-com-azitromicina

Primeiramente, antes de citar os possíveis efeitos colaterais da Azitromicina, é importante destacar que utilização desse medicamento não afeta, em tese, a eficácia do anticoncepcional. Isso quer dizer que, por ser administrado por um curto período de tempo, somente em casos muito raros o anticoncepcional poderá ter seu efeito comprometido.

Vejas abaixo alguns dos efeitos colaterais da Azitromicina caracterizados como mais comuns:

  • Náuseas,
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Cólicas.

Ainda, pessoas com problemas hepáticos necessitam ter cautela ao usar a Azitromicina, pois pode acarretar alterações da função hepática, insuficiência hepática, necrose hepática hepatite entre outras complicações.

Por fim, veja abaixo alguns efeitos colaterais da Azitromicina considerados menos comuns:

importante-ler-a-bulaAnsiedade;

Agitação;

Sonolência;

Cansaço;

Tonturas;

Mal-Estar.

 

PREÇO DA AZITROMICINA

 

A Azitromicina pode ser facilmente encontrada em qualquer rede de farmácia, porém seu preço poder variar por diversos fatores, sendo que o principal fator esta relacionado aos laboratórios responsáveis pela produção deste medicamento.

Mesmo assim, a média do preço da Azitromicina está entre R$ 10,00 e R$ 40,00, porém não há dúvida que este medicamento possa ser encontrado com preços maiores.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.