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Benefícios da alcaparra para beleza e saúde

Você certamente já se deparou com a alcaparra em algum prato que pediu em algum restaurante. Elas são bem comuns em pratos com peixes! O que talvez você não saiba é que a alcaparra é muito poderosa tanto para sua saúde quanto para sua beleza.

Conheça um pouco mais a alcaparra

alcaparra

flor da alcaparra

A alcaparra é na verdade um broto que nasce antes de dar a flor. Ela tem que ser colhida manualmente, por isso o seu valor não é dos mais acessíveis.

Um outro ponto que tem que ser levantado sobre esse broto é a sua alta concentração de sódio, ou “sal”. Você já deve ter notado que a alcaparra é bem salgadinha. Isso por que ela possui altas concentrações de sódio e normalmente ainda é conservada em salmoura, o que a deixa ainda mais salgada.

Portanto, se você sofre de pressão alta é melhor desconsiderar o alimento.

Ainda devido às suas altas concentrações de sódio ela também pode levar à retenção hídrica, ou seja, pode te deixar um pouco inchada! Mas se mesmo assim você quiser aproveitar as propriedades dela, melhor consumir muita água, ou seja, mais do que os 2 litros recomendados diariamente.

Benefícios da alcaparra para beleza e saúde

Ela possui tantos benefícios que fica até difícil elenca-los sem parecer mentira.

#1 – Combate os radicais livres

Pode até parecer mentira, mas o segredo da longevidade já foi descoberto: são os radicais livres.

Conforme nós respiramos e o oxigênio entra no nosso organismo ele produz radicais livres. Esses radicais livres são os responsáveis pelo envelhecimento do corpo e da pele (inclusive as rugas).

A nossa queridinha da vez possui alguns componentes – como os flavonoides – que ajudam a combater esses radicais livres, levando à uma pele mais bonita e lisa e um corpo mais saudável também.

Mas claro que ela sozinha não consegue combater todos os radicais livres que nós geramos, então não espere milagres.

Além disso, consumir as alcaparras não vão te levar a ter menos rugas, mas sim evitar que novas rugas apareçam ou que apareçam em menor quantidade.

#2 – Alta concentração de minerais

A alcaparra também possui altas concentrações de ferro, cálcio, cobre – e como já dissemos, sódio.

O ferro é o responsável por transportar o oxigênio no nosso corpo, portanto é um mineral essencial para nossa sobrevivência.

Já o cálcio é o que compõe nossos ossos e dentes.

Já o cobre é importantíssimo para o cérebro, evita manchas na pele, também é antioxidante (ou seja, combate os radicais livres que já falamos aí em cima) além de ser bom para o coração e para o sistema imunológico.

O mineral mais delicado é o cálcio. Apesar dela ser rica em cálcio, o sódio pode retirar cálcio do organismo. Então se você sofre de osteoporose deve ter bastante cuidado ao consumir as alcaparras! Recomendo que você procure um médico antes de inseri-la na dieta.

#3 – Muitas vitaminas

As alcaparras também são ricas em vitaminas A, K, niacina e riboflavina.

Essas vitaminas ajudam na visão, combatem a infecção, ajudam os ossos, ajudam a digestão e outros benefícios.

#4 – Outras propriedades para a saúde

Se esses motivos ainda não foram suficientes para te convencer a acrescentar as alcaparras na sua dieta, seguem mais alguns:

-Ajuda a controlara a diabetesalcaparra

-Alivia o reumatismo

-Diminui a flatulência

-Alivia o congestionamento dos pulmões

-Ajuda no crescimento dos cabelos

-É um poderoso hidratante para pele seca

-Ajuda a combater espinhas

Desvantagens do consumo da alcaparra

Assim como nós já dissemos as alcaparras também possuem alguns malefícios devido à sua alta concentração de sódio.

Então os hipertensos devem evitar o consumo.

Além disso o sódio também interfere na absorção do cálcio, portanto as pessoas portadoras de osteoporose também devem ficar atentas e evitar o seu consumo.

Além disso o sódio também leva à retenção de líquidos, sendo inviável para quem está querendo desinchar.

Como driblar as desvantagens

Se mesmo sabendo das desvantagens você ainda está louca para consumi-la, saiba que há uma forma.

A alcaparra é um dos poucos alimentos que conserva seus efeitos mesmo após ser cozida.

Portanto uma boa alternativa seria utilizar a alcaparra no lugar do sal na hora de preparar seus alimentos. Você pode cozinha-la junto com seu peixe favorito por exemplo.

Isso irá garantir o sabor do alimento e diminuirá o consumo do sódio.

Agora você já sabe todos os benefícios e desvantagens da alcaparra e como driblar essas desvantagens e já pode inseri-la na sua alimentação!

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